Perto de estrear na Série A do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro faz ajustes no sistema defensivo após a instabilidade na disputa do Campeonato Mineiro. Com 11 gols sofridos em dez partidas no ano, o time celeste tentará melhorar o seu desempenho no setor para brigar pelos títulos do Brasileirão, da Copa Sul-Americana e da Copa do Brasil.
Em coletiva nessa quarta-feira (19), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte, o técnico Leonardo Jardim destacou como pretende montar a defesa do Cruzeiro no restante da temporada.
Na entrevista, o português afirmou que cobrará dos meio-campistas e dos atacantes enorme empenho na marcação. Jardim quer que todos os atletas tenham compromisso em ajudar os companheiros dentro de campo para tornar a equipe intensa e equilibrada.
“Defender bem é com 11 jogadores. O goleiro e mais dez. Defender não quer dizer só com os jogadores de marcação. São jogadores que tenham uma função de dentro de campo, sejam efetivos e que permitam que a equipe tenha equilíbrio com e sem a bola”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, sobre como montará a defesa do time
“Isso é fundamental. Não podemos ter três jogadores atrás da linha da bola constantemente e o adversário atacar em dez contra sete”, completou.
Convencimento dos ‘avançados’
Na sequência, Jardim ponderou o desafio de convencer os atacantes a marcarem os adversários no momento em que o time estiver sem a bola. Para isso, é necessário que os atletas, principalmente os que atuam no setor ofensivo, se adaptem ao estilo do treinador em meio às atividades na Toca II.
“Todo mundo gosta de ter jogadores ofensivos. Se conseguir colocar na frente três ou quatro ofensivos, fico feliz. Mas tenho que dar esse equilíbrio que a equipe pretende, para não estarmos com sete na defesa e o adversário com superioridade numérica. É preciso equilibrar a equipe”, disse.
Exemplos do futebol mundial
Para evidenciar a importância de os meias e atacantes do Cruzeiro serem compromissados com a marcação, Jardim citou grandes estrelas do futebol mundial que já foram treinadas por ele e fizeram esse mesmo papel.
“Em um dos melhores times que treinei, o Monaco, tinha o Falcao [García], o Mbappé, o Bernardo Silva e o Lemar. Quando não tinham a bola, o time inteiro fechava. Quando falo defensivamente, não falo do goleiro, dos zagueiros e somente dos volantes. Falo do time inteiro.
“Uma equipe se defende e se organiza como um todo. Neymar, Mbappé e Messi não fizeram o PSG ganhar a Liga dos Campeões. No futebol, tem que ser organizado e ter talento, mas também organização. É isso que estamos desenvolvendo”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro, sobre montagem do sistema defensivo
“Estamos construindo um Cruzeiro no presente e no futuro para conseguir, nos próximos anos, evoluir e estar no melhor patamar do futebol brasileiro. Não queremos viver isso só porque contratamos A ou B. Queremos ter um preenchimento de presente e futuro. É isso que me foi apresentado e eu acredito. Senão alguém vai fazer esse trabalho para mim”, finalizou Jardim.

