Leonardo Jardim analisou a atuação do Cruzeiro na derrota por 2 a 1, de virada, para o Democrata-GV e chegou a conclusão de que ainda faltam muitos ajustes para que o time entregue o desempenho desejado. O técnico estreou à beira do campo nessa quarta-feira (12), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro.
De acordo com o treinador, o Cruzeiro ficou muito abaixo nos jogos da primeira fase do Estadual. Para o português, a ‘gordura’ da Raposa já foi queimada e não há mais margem para erros no mata-mata.
“A minha análise do elenco tem sido feita com análise dos jogos, com o treino de ontem (terça-feira), o jogo de hoje (quarta-feira). Mas sabemos que o Cruzeiro fez oito jogos e não teve o nível desejado”, iniciou.
“Neste momento, como dizem no Brasil, a gordura foi queimada. Temos que chamar a responsabilidade”
Leonardo Jardim, técnico do Cruzeiro
Diante do Democrata-GV, Jardim escalou uma formação quase toda reserva, mantendo apenas o zagueiro Jonathan Jesus entre os titulares. No entanto, não eximiu ninguém da culpa pela atuação ruim e cobrou que os jogadores assumam a responsabilidade e mostrem uma evolução rápida em campo.
“Temos que retificar algumas situações, progredir a níveis superiores, porque o Cruzeiro, sua torcida, eu e a direção queremos ser mais competitivos. O próximo é eliminatória e queremos estar na final e competir pelo título do Mineiro”, completou.
Cruzeiro está na semifinal, mas decepcionou
O Cruzeiro decepcionou seu torcedor que imaginava uma história diferente no início da temporada 2025. Após uma janela de transferências com investimentos robustos e elenco encorpado, o time celeste fechou a fase inicial do Mineiro com campanha de 6º colocado.
+ Leia também: Jardim diz quais foram erros do Cruzeiro contra Democrata-GV e cobra reação
Com a derrota para a Pantera, a Raposa encerrou a primeira fase do Estadual com apenas 11 pontos dos 24 disputados – aproveitamento de 45%. Foram três vitórias, dois empates e três derrotas.
Embora tenha fechado a fase de grupos na 1ª colocação do Grupo C, à frente de Pouso Alegre, Aymorés e Villa Nova, o time estrelado fez campanha pior do que cinco adversários da competição (Tombense, Atlético-MG, Athletic, América-MG e Betim).
Ainda assim, o Cruzeiro conseguiu classificação à semifinal. Agora, o time celeste enfrentará o América-MG para tentar uma vaga na decisão do Mineiro.
Quando será a semifinal?
A TV Globo, detentora dos direitos de transmissão do Estadual, definiu que a partida de ida será disputada neste domingo (16), às 18h30, no Mineirão, em Belo Horizonte. A Federação Mineira de Futebol (FMF) já foi avisada sobre a decisão.
Entretanto, a partida de volta, que será realizada no Independência, ainda não tem data marcada. A FMF deve definir o cronograma ainda nesta quinta-feira (13).
Neste ano, a equipe mais bem colocada não tem vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pelo mesmo número de gols para avançar de fase. Caso haja igualdade na somatória dos resultados, a decisão da vaga será feita nos pênaltis.
O mesmo critério se aplica para a final do Mineiro.

