O técnico Leonardo Jardim revelou, nesta segunda-feira (10), em sua apresentação, como o Cruzeiro deve jogar na sequência da temporada. Ao ser perguntado sobre o tema, o português valorizou a variação tática, mas destacou pontos que considera ser muito importantes em seu estilo de jogo.
+ Leia também: Jardim explica por que aceitou convite e exalta Cruzeiro: ‘Maior de Minas’
“Claro que gosto de ter uma equipe que tenha a bola, mas que também tenha transições rápidas quando tiver espaço, tenha mudança de lados quando os adversários pressionarem os corredores, que defensivamente seja compacta e consiga pressionar o adversário”, afirmou.
Segundo Jardim, um treinador precisa ter boa leitura de jogo para, caso seja necessário, mudar taticamente a sua equipe dentro de campo.
“Temos que trabalhar as ideias no jogo. O jogo, às vezes, não é só o sentir. Temos variantes dentro do jogo. Há momentos em que temos que ter mais controle da bola, em outros temos que ter mais transição, e essas ideias precisamos começar a trabalhar. Não acredito somente em uma ideia que temos que manter, independentemente do que o adversário está fazendo”, completou.
“Os jogadores têm que ter essa cultura tática de perceber qual é o momento, qual é o timing para tomar as melhores decisões em relação ao plano de jogo”
Jardim, sobre necessidade de variar taticamente o time nos jogos
Estreia do treinador
Dois dias após chegar a Belo Horizonte, Jardim comandou o primeiro treino na Toca da Raposa II, na manhã desta segunda-feira (10). O treinador terá mais uma atividade antes de definir a equipe que entrará em campo contra o Democrata-GV.
Cruzeiro e Democrata-GV se enfrentarão na quarta-feira (12), às 19h45 (de Brasília), na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro.

