Apresentado oficialmente como técnico do Cruzeiro, Leonardo Jardim traçou planos para os jovens da base. O português ficou conhecido por ter revelado Kylian Mbappé, do Real Madrid, no seu trabalho mais significativo, no Monaco, da França.
+ Leia também: Jardim explica por que aceitou convite e exalta Cruzeiro: ‘Maior de Minas’
Em entrevista coletiva na Toca da Raposa II, nesta segunda-feira (10), Jardim relembrou a formação de grandes figuras do futebol mundial em seu trabalho pelo clube francês. Ao comentar o tema, o treinador também falou sobre os valores expressivos conquistados nas vendas desses atletas.
“Tenho uma cara para ajudar a evoluir jogadores jovens. Acho que já vendemos mais de R$ 1 bilhão em jovens. Tivemos o Eric Dier no Sporting, o Rojo, que foi para o Manchester United. No Monaco, tive um grupo muito grande, desde o Martial, o Bernardo Silva, o Fabinho, o Bakayoko, o Mendy, o Mbappé. Não tenho espaço na lista para que os foram lançados”, iniciou.
Elogios a Fabinho
Na sequência, Jardim destacou a evolução de Fabinho, hoje no Al-Ittihad, da Arábia Saudita, ao deixar a lateral e assumir o protagonismo no meio-campo do Monaco e, depois, do Liverpool.
“Tenho um grande jogador brasileiro, que eu adoro, que é o Fabinho. Teve uma história muito grande comigo no Mônaco. Ele estava como lateral-direito. Achava que ele era mediano como lateral, não era muito bom. Falei com ele que seria volante. Ele: ‘Pô, mas o treinador da Seleção e o meu empresário não querem que eu seja volante, mas você é o meu treinador'”, contou.
“Em dois anos, conseguimos lançar o Fabinho no meio, e ele foi vendido para o Liverpool por 60 milhões [de euros]. Foi surpreendente, porque, com a pressão da Seleção [Brasileira] e do seu agente, 99% iam dizer que queriam ficar na lateral. E o Fabinho é um dos brasileiros que tenho grande consideração”, completou o técnico português.
Olho na base do Cruzeiro
Nos últimos dias, o Cruzeiro tem integrado vários jovens às atividades profissionais no CT. Eles completaram os treinamentos sob o comando do técnico interino Wesley Carvalho.
Sobre isso, Jardim esboçou o desejo de desenvolver grandes promessas da base do Cruzeiro, mas não garantiu que o clube terá jogadores do nível de Fabinho.
“Vamos ver. Estamos negociando”, brincou o técnico.
Português revelou Mbappé
Jardim ficou marcado por ter revelado Mbappé no Monaco na temporada 2015/2016. Naquele ano, o jovem fez 14 jogos.
Juntos, eles foram campeões do Campeonato Francês em 2017, desbancando o poderoso PSG, que vinha de títulos consecutivos.
Leonardo Jardim esteve no Mineirão
Em Belo Horizonte desde sábado (8), Jardim esteve no Mineirão, nesse domingo (9), na derrota celeste por 2 a 0 para o Atlético-MG. O treinador acompanhou o clássico pela 7ª rodada do Mineiro ao lado de Pedro Lourenço.
Antes de a bola rolar, Jardim entrou em campo com o dono da SAF e teve o nome gritado pela torcida. Mais de 60 mil pessoas marcaram presença no estádio.
Estreia do treinador
Jardim comandou o primeiro treino na Toca na manhã desta segunda-feira (10). O profissional, de 50 anos, terá mais uma atividade antes de definir a equipe que entrará em campo contra o Democrata-GV.
Cruzeiro e Democrata-GV se enfrentarão nesta quarta-feira (12), às 19h45, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro.

