No clássico diante do América-MG, o Cruzeiro fez valer o mando de campo e venceu por 2 a 0 na noite deste domingo (8), no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, resultado que recolocou o time celeste no topo da competição. Os gols foram marcados por Kaio Jorge, ambos no primeiro tempo.
Com o triunfo, o Cruzeiro chegou aos 12 pontos no Estadual, ultrapassou o North e assumiu a liderança do Grupo C, faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos.
Além da ponta da chave, o time celeste também passou a ter a melhor campanha geral do Campeonato Mineiro até aqui. Apenas o América-MG soma a mesma pontuação em todo o torneio, mas lidera o Grupo B com um número menor de vitórias, critério que mantém o Cruzeiro à frente em desempenho.
Mesmo sob forte chuva em Belo Horizonte, a torcida do Cruzeiro marcou presença e empurrou a equipe do início ao fim. Mais de 28 mil torcedores estiveram no Gigante da Pampulha e ajudaram o time cruzeirense a voltar a vencer o clássico diante do América-MG pelo Estadual, algo que não acontecia há quase sete anos.
Próximo jogo
Agora, o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Mineiro no sábado (14), durante o carnaval. A equipe celeste vai enfrentar a URT, às 18h, no Zama Maciel, pela 8ª e última rodada da fase de grupos.
Antes, porém, o time cruzeirense tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro visita o Mirassol na quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada da competição.
Quais os destaques positivos?
O Cruzeiro precisava dar uma resposta ao torcedor neste domingo (8) e deu. A vitória celeste veio nos pés de Kaio Jorge. O atacante marcou os dois gols ainda no primeiro tempo e, além de seguir como artilheiro da equipe na temporada, o camisa 19 assumiu também o ranking de goleadores do Campeonato Mineiro, agora com quatro gols e média de um por partida.
Com o triunfo, o Cruzeiro quebrou um tabu diante do América-MG e voltou a vencer na competição diante da própria torcida, ganhando fôlego na reta final da fase de grupos.
O jogo
O Cruzeiro não deu espaço para a má fase e tratou de abrir o placar logo no primeiro lance da partida. Quando o ponteiro ainda não marcava um minuto de jogo, Arroyo cruzou para a área, Matheus Pereira desviou e a bola sobrou para Gerson. O camisa 11 tentou tirar do goleiro, mas foi derrubado por Gustavo. O árbitro, então, assinalou pênalti, convertido por Kaio Jorge aos três minutos: 1 a 0.
Devido à forte chuva em Belo Horizonte, o gramado do Mineirão estava bastante encharcado e precisou, inclusive, de um trabalho especial dos funcionários do estádio minutos antes de a bola rolar, na tentativa de conter o excesso de água próximo às metas.
Com a chuva e as condições do campo, o clássico ficou truncado, com muitas divididas, faltas e poucas chances claras para os dois lados.
Aos 33 minutos, o América-MG chegou a assustar. Paulo Victor recebeu lançamento, ganhou de Fabrício Bruno, mas o zagueiro conseguiu se recuperar e fez um corte providencial, já que o atacante americano sairia cara a cara com Cássio.
A resposta do Cruzeiro foi quase imediata. Aos 36 minutos, Arroyo cruzou pela direita, Christian desviou de cabeça dentro da área, e a bola sobrou para Kaio Jorge apenas empurrar para o fundo das redes e ampliar o marcador: 2 a 0.
No segundo tempo, o América-MG até tentou pressionar, mas o Cruzeiro deu poucos espaços e passou a explorar os contra-ataques.
A melhor chance da etapa final, inclusive, foi da equipe celeste. Matheus Pereira fez ótima jogada pelo meio, avançou em velocidade e finalizou para boa defesa de Gustavo, que mandou para escanteio.
Até o apito final, o Cruzeiro administrou o resultado. O técnico Tite promoveu mudanças na equipe, deu rodagem ao elenco que está em meio à maratona de jogos, e o time segurou bem a vantagem para confirmar a vitória no Mineirão.
Cruzeiro 2×0 América-MG
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Gerson (Matheus Henrique, aos 30’2ºT), Christian (Wanderson, aos 13’2ºT), Matheus Pereira (Japa, aos 30’2ºT) e Arroyo (Sinisterra, aos 21’2ºT) e Kaio Jorge (Néiser, aos 30’2ºT). Técnico: Tite.
Banco de reservas: Otávio, William, Villalba, Bruno Alves, Kauã Prates, Lucas Silva, Matheus Henrique, Japa, Sinisterra, Kenji, Wanderson, Néiser.
América-MG
Gustavo; Léo Alaba, Emerson, Rafa Barcelos, Nathan e Artur (Paulinho, aos 15’2ºT); Felipe Amaral, Person (Willian Bigode, aos 36’2ºT) e Yago; Segovinha e Paulo Victor (Thauan, aos 15’2ºT). Técnico: Alberto Valentim.
Banco de reservas: William, Thallyson, Samuel Alves, Paulinho, Val Soares, Fer Elizari, Yago Santos, Jhonatan, Yarlen, Kaique Zizero, Thauan e Willian.
- Gols: Kaio Jorge, aos 3’1ºT e aos 36’1ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Matheus Pereira, aos 10’1ºT, Cássio, aos 50’1ºT, Arroyo, aos 18’2ºT (Cruzeiro); Yago, aos 18’1ºT, Felipe Amaral, aos 35’2ºT (América-MG).
- Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 08 de fevereiro de 2026 (domingo), às 18h (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
- Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Pablo Almeida Costa (MG)
- VAR: Andreza Helena de Siqueira (MG)

