publicidade

Cruzeiro vence América-MG, se reabilita e assume melhor campanha do Mineiro

Kaio Jorge marca duas vezes no primeiro tempo e garante vitória celeste no clássico disputado no Mineirão

publicidade

No clássico diante do América-MG, o Cruzeiro fez valer o mando de campo e venceu por 2 a 0 na noite deste domingo (8), no Mineirão, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, resultado que recolocou o time celeste no topo da competição. Os gols foram marcados por Kaio Jorge, ambos no primeiro tempo.

Com o triunfo, o Cruzeiro chegou aos 12 pontos no Estadual, ultrapassou o North e assumiu a liderança do Grupo C, faltando apenas uma rodada para o fim da fase de grupos.

Além da ponta da chave, o time celeste também passou a ter a melhor campanha geral do Campeonato Mineiro até aqui. Apenas o América-MG soma a mesma pontuação em todo o torneio, mas lidera o Grupo B com um número menor de vitórias, critério que mantém o Cruzeiro à frente em desempenho.

Mesmo sob forte chuva em Belo Horizonte, a torcida do Cruzeiro marcou presença e empurrou a equipe do início ao fim. Mais de 28 mil torcedores estiveram no Gigante da Pampulha e ajudaram o time cruzeirense a voltar a vencer o clássico diante do América-MG pelo Estadual, algo que não acontecia há quase sete anos.

Próximo jogo

Agora, o Cruzeiro volta a campo pelo Campeonato Mineiro no sábado (14), durante o carnaval. A equipe celeste vai enfrentar a URT, às 18h, no Zama Maciel, pela 8ª e última rodada da fase de grupos.

Antes, porém, o time cruzeirense tem compromisso pelo Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro visita o Mirassol na quarta-feira (11), às 19h, no Maião, pela 3ª rodada da competição.

Quais os destaques positivos?

O Cruzeiro precisava dar uma resposta ao torcedor neste domingo (8) e deu. A vitória celeste veio nos pés de Kaio Jorge. O atacante marcou os dois gols ainda no primeiro tempo e, além de seguir como artilheiro da equipe na temporada, o camisa 19 assumiu também o ranking de goleadores do Campeonato Mineiro, agora com quatro gols e média de um por partida.

Com o triunfo, o Cruzeiro quebrou um tabu diante do América-MG e voltou a vencer na competição diante da própria torcida, ganhando fôlego na reta final da fase de grupos.

O jogo

O Cruzeiro não deu espaço para a má fase e tratou de abrir o placar logo no primeiro lance da partida. Quando o ponteiro ainda não marcava um minuto de jogo, Arroyo cruzou para a área, Matheus Pereira desviou e a bola sobrou para Gerson. O camisa 11 tentou tirar do goleiro, mas foi derrubado por Gustavo. O árbitro, então, assinalou pênalti, convertido por Kaio Jorge aos três minutos: 1 a 0.

Devido à forte chuva em Belo Horizonte, o gramado do Mineirão estava bastante encharcado e precisou, inclusive, de um trabalho especial dos funcionários do estádio minutos antes de a bola rolar, na tentativa de conter o excesso de água próximo às metas.

Com a chuva e as condições do campo, o clássico ficou truncado, com muitas divididas, faltas e poucas chances claras para os dois lados.

Aos 33 minutos, o América-MG chegou a assustar. Paulo Victor recebeu lançamento, ganhou de Fabrício Bruno, mas o zagueiro conseguiu se recuperar e fez um corte providencial, já que o atacante americano sairia cara a cara com Cássio.

A resposta do Cruzeiro foi quase imediata. Aos 36 minutos, Arroyo cruzou pela direita, Christian desviou de cabeça dentro da área, e a bola sobrou para Kaio Jorge apenas empurrar para o fundo das redes e ampliar o marcador: 2 a 0.

No segundo tempo, o América-MG até tentou pressionar, mas o Cruzeiro deu poucos espaços e passou a explorar os contra-ataques.

A melhor chance da etapa final, inclusive, foi da equipe celeste. Matheus Pereira fez ótima jogada pelo meio, avançou em velocidade e finalizou para boa defesa de Gustavo, que mandou para escanteio.

Até o apito final, o Cruzeiro administrou o resultado. O técnico Tite promoveu mudanças na equipe, deu rodagem ao elenco que está em meio à maratona de jogos, e o time segurou bem a vantagem para confirmar a vitória no Mineirão.

Cruzeiro 2×0 América-MG

Cruzeiro

Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Gerson (Matheus Henrique, aos 30’2ºT), Christian (Wanderson, aos 13’2ºT), Matheus Pereira (Japa, aos 30’2ºT) e Arroyo (Sinisterra, aos 21’2ºT) e Kaio Jorge (Néiser, aos 30’2ºT). Técnico: Tite.

Banco de reservas: Otávio, William, Villalba, Bruno Alves, Kauã Prates, Lucas Silva, Matheus Henrique, Japa, Sinisterra, Kenji, Wanderson, Néiser.

América-MG

Gustavo; Léo Alaba, Emerson, Rafa Barcelos, Nathan e Artur (Paulinho, aos 15’2ºT); Felipe Amaral, Person (Willian Bigode, aos 36’2ºT) e Yago; Segovinha e Paulo Victor (Thauan, aos 15’2ºT). Técnico: Alberto Valentim.

Banco de reservas: William, Thallyson, Samuel Alves, Paulinho, Val Soares, Fer Elizari, Yago Santos, Jhonatan, Yarlen, Kaique Zizero, Thauan e Willian.

  • Gols: Kaio Jorge, aos 3’1ºT e aos 36’1ºT (Cruzeiro)
  • Cartões amarelos: Matheus Pereira, aos 10’1ºT, Cássio, aos 50’1ºT, Arroyo, aos 18’2ºT (Cruzeiro); Yago, aos 18’1ºT, Felipe Amaral, aos 35’2ºT (América-MG).
  • Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
  • Data e horário: 08 de fevereiro de 2026 (domingo), às 18h (de Brasília)
  • Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
  • Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
  • Assistentes: Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) e Pablo Almeida Costa (MG)
  • VAR: Andreza Helena de Siqueira (MG)
Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Ingressos para URT x Cruzeiro pelo Mineiro: preços e como comprar

No sábado (14), às 19h, o Cruzeiro jogará em no Zama Maciel, em Patos de Minas, por classificação à semifinal do Estadual