Em busca de seguir vivo na luta pela classificação no Campeonato Mineiro, o Cruzeiro recebe o América-MG neste domingo (8), às 18h (de Brasília), no Mineirão, pela sétima rodada do Estadual.
+ Leia também: Cruzeiro vê fama de Jardim de ‘exterminar tabus’ se inverter com Tite em 2026; veja lista
Preocupado com o momento delicado na temporada, o técnico Tite terá que vencer o Coelho dentro de casa para continuar na luta pela liderança do Grupo C. Nesse momento, o time celeste possui nove pontos em seis partidas disputadas. São três vitórias e três derrotas até aqui no Mineiro.
A missão, no entanto, não será simples: o Cruzeiro precisa superar um jejum de quase sete temporadas sem vencer o América-MG em jogos do Estadual. Desde 2019, as duas equipes duelaram em 12 oportunidades, com nove vitórias do Coelho e três empates. O clube, inclusive, foi responsável pela eliminação da Raposa na semifinal em 2025.
O Cruzeiro ainda vem de derrota no último jogo. Pelo Campeonato Brasileiro, o time celeste saiu na frente com um belo gol de Matheus Pereira, mas sofreu com a falta de criatividade e levou a virada para o Coritiba no Mineirão.
Do outro lado, o América-MG, líder do Grupo B, está invicto no Campeonato Mineiro. Sem o início da Série B, o time disputa apenas o Estadula nesta fase da temporada e vem de vitória sobre a URT, por 1 a 0, no Independência.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Assim como no jogo contra o Coritiba, o técnico Tite deve escalar força máxima. No entanto, ele já tem três baixas confirmadas: o zagueiro Jonathan Jesus, o atacante Chico da Costa e o lateral-direito Kauã Moraes, todos lesionados.
Titular neste início de temporada, Jonathan Jesus vinha em alta com o treinador. O defensor participou dos sete primeiros jogos do Cruzeiro em 2026, todos como titular, mas agora ficará de seis a oito semanas fora, conforme apuração do Central da Toca e Samuca TV. O motivo é um estiramento ligamentar no joelho direito.
Reserva na derrota para o Coxa, o zagueiro Lucas Villalba segue à disposição do técnico Tite. Um dos destaques da equipe em 2025, o zagueiro argentino está recuperado de uma lesão no tornozelo esquerdo, sofrida em dezembro. Apesar do retorno, João Marcelo foi o escolhido para iniciar no Brasileirão.
Outra novidade é o atacante Luis Sinisterra. O colombiano, que fazia um trabalho à parte de recondicionamento físico depois de seguidas lesões em 2025, voltou a treinar integralmente com o restante do grupo e está à disposição de Tite para enfrentar o América-MG. Ele será relacionado pela 1ª vez na temporada.
A dúvida fica para o lado esquerdo do ataque. Arroyo foi o titular diante do Coritiba, porém deixou o gramado no fim do primeiro tempo para a entrada de Wanderson.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, João Marcelo (Villalba) e Kaiki; Lucas Romero, Gerson e Christian (Lucas Silva); Matheus Pereira, Arroyo (Wanderson) e Kaio Jorge.
América-MG
Algoz do Cruzeiro nas últimas temporadas, o América-MG terá a oportunidade de incomodar novamente a equipe no Campeonato Mineiro.
O técnico Alberto Valentim terá alguns desfalques visando o duelo pela sétima rodada do Campeonato Mineiro. Em busca de manter a invencibilidade e encaminhar a classificação antecipada, o Coelho está sem o goleiro Cássio, lesionado, e o zagueiro Ricardo Silva, que recebeu o terceiro cartão amarelo e está fora da partida contra o Cruzeiro.
Velho conhecido da torcida celeste, o atacante Willian Bigode é dúvida para o confronto. O jogador se recupera de uma lesão na panturrilha sofrida na última temporada e não tem presença confirmada. Apesar disso, o veterano treinou normalmente com o grupo no sábado (7) e pode aparecer entre os relacionados.
Provável escalação do América-MG: Gustavo; Léo Alaba, Emerson Santos (Nathan Cardoso), Rafa Barcelos e Artur; Felipe Amaral, Eduardo Person e Yago Souza; Segovinha (Gabriel Barros), Thauan e Paulo Victor. Técnico: Alberto Valentim.

