Em uma partida de muita transpiração e pouca inspiração, o Cruzeiro fez o gol da vitória praticamente no último lance e derrotou o Betim neste domingo (1º), por 1 a 0, pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Sob forte chuva durante todo o jogo, o meia Matheus Pereira, de cabeça, balançou a rede na Arena Vera Cruz, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Com a terceira vitória no Estadual, o Cruzeiro ficou vivo na disputa por uma vaga à semifinal do Campeonato Mineiro. Agora, a duas rodadas do fim da fase de grupos, o time celeste chegou a nove pontos e ocupa a segunda posição na chave C, atrás do líder North, com 11. Athletic e Itabirito estão em terceiro e quatro, com cinco e quatro pontos, respectivamente.
A vitória quebrou um jejum de três partidas sem triunfos na temporada. Os três pontos somados na Grande BH aliviaram um pouco da pressão sobre o trabalho de Tite, fortemente contestado pela torcida do Cruzeiro. Desde que o treinador assumiu o cargo, a Raposa venceu três vezes e perdeu quatro.
Vale lembrar que apenas os líderes de cada grupo e o segundo melhor colocado geral se classificam à semifinal. Após seis rodadas, URT, América-MG, North e Atlético-MG integram essa zona de corte para a próxima fase.
Próximo jogo do Cruzeiro
Após o duelo com o Betim, o Cruzeiro volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro. Na quinta-feira (5), às 21h30 (de Brasília), o time celeste receberá o Coritiba, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 2ª rodada da Série A.
Quais os destaques positivos?
Escalado pela primeira vez como segundo volante, Gerson ajudou o time na saída de bola e foi presente na construção das jogadas, ao lado de Matheus Pereira. Embora não esteja no ritmo ideal, o camisa 11 foi um dos poucos destaques no duelo com o Betim.
O jogo
No primeiro tempo, o Cruzeiro foi superior, teve o controle do jogo, mas criou poucas chances de gol. Na mais importante delas, Néiser Villareal, acionado no lugar de Chico da Costa, que teve gol anulado e saiu lesionado, desperdiçou a oportunidade quando estava cara a cara.
Com o gramado pesado, especialmente pelas fortes chuvas em Betim na noite deste domingo (1º), o Cruzeiro errou muitos passes fáceis, o que tirou um pouco do ritmo de jogo.
No gol marcado por Chico da Costa, aos 18 minutos, Kaiki lançou o camisa 91 em profundidade. O centroavante foi mais veloz em relação aos zagueiros, driblou Jori e balançou as redes. O jogador do Cruzeiro, porém, estava ligeiramente à frente do marcador do Betim e viu a arbitragem anular o gol após revisão. Chico ainda sentiu dores no joelho e foi substituído.
Em cerca de 20 minutos, foi a segunda lesão de jogadores do Cruzeiro na partida. Aos 14’ da etapa inicial, o zagueiro Jonathan Jesus também alegou dores no joelho e deixou o campo de jogo, enquanto João Marcelo foi acionado.
Aos 46’, Matheus Pereira deu lindo passe para Néiser Villareal, que ganhou na corrida do zagueiro e, cara a cara com Jori, chutou pra fora. O colombiano desperdiçou uma chance claríssima de gol.
Na volta do intervalo, aos dois minutos, Cássio pediu ao árbitro Murilo Misson (FMF) para paralisar o jogo. Inicialmente, o goleiro do Cruzeiro tomou um comprimido, mas, depois, foi rapidamente ao vestiário. A partida ficou pausada por cerca de quatro minutos para um “alívio intestinal” do atleta, um episódio inusitado na história do futebol.
Aos 24′ da etapa final, Cássio salvou o Cruzeiro de ficar atrás no placar. O atacante Paulo Henrique canetou William e serviu ao companheiro, que saiu cara a cara e chutou em cima do goleiro cruzeirense.
Já aos 33′, após cobrança curta de escanteio, Wanderson recebeu passe na entrada da área e soltou um chutaço de longe. Jori espalmou e cedeu novo escanteio ao Cruzeiro.
No fim do jogo, aos 42 minutos, Fabrício Bruno fez cruzamento preciso, a bola passou por todo mundo e achou Wanderson. O camisa 94, de cabeça, desperdiçou outra chance clara.
O gol do Cruzeiro saiu aos 54′, de cabeça, com Matheus Pereira. O camisa 10 recebeu cruzamento dentro da área, foi o elemento-surpresa e garantiu os três pontos fundamentais para a sobrevivência no Estadual.
Betim 0x1 Cruzeiro
Betim
Jori; Talisson (João Fuhr, aos 50’2ºT), Jean, Gabriel Marques e Pedro Henrique; Riquelmy, Arilson e Jhemerson (Paulo Henrique, no intervalo); Érick Salles (Cauã Marangoni, aos 50’2ºT), Maycon Rangel (Bruno Menezes, aos 27’2ºT) e Victor Mafra (Vitinho, aos 43’2ºT). Técnico: Emerson Ávila.
Banco de reservas: Denivys; Arthur Simões, Paulo Victor, Danilo Lisboa, Robert, Sion e João Magno.
Cruzeiro
Cássio, William (Kauã Moraes, aos 29’2ºT), Fabrício Bruno, Jonathan Jesus (João Marcelo, aos 14’1ºT) e Kaiki; Lucas Romero (Matheus Henrique, aos 29’2ºT), Gerson, Christian (Wanderson, aos 29’2ºT) e Matheus Pereira; Keny Arroyo e Chico da Costa (Néiser Villareal, aos 23’1ºT). Técnico: Tite.
Banco de reservas: Otávio; Fagner, Bruno Alves, Kauã Prates, Lucas Silva, Japa e Kaique Kenji.
- Gol: Matheus Pereira, aos 54’2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Gabriel Marques, aos 1’2ºT, e Riquelmy, aos 54’2ºT (Betim); Lucas Romero, aos 19’2ºT (Cruzeiro)
- Motivo: 6ª rodada do Campeonato Mineiro
- Data e horário: 1º de fevereiro de 2025 (domingo), às 20h (de Brasília)
- Local: Arena Vera Cruz, em Betim (MG)
- Árbitro: Murilo Francisco Misson Júnior (MG)
- Assistentes: Celso Luiz da Silva (MG) e Magno Arantes Lira (MG)
- VAR: Michel Patrick Costa Guimarães (MG)

