Com a classificação à semifinal do Campeonato Mineiro em risco, o Cruzeiro entrará em campo pressionado diante do Betim, pela 6ª rodada. As equipes vão se enfrentar neste domingo (1º), às 20h (de Brasília), na Arena Vera Cruz, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Antes de visitar a equipe da Grande BH, o Cruzeiro vem de três derrotas seguidas por todas as competições, sendo duas no Estadual. Sob o comando de Tite, o time celeste foi derrotado em casa pelo Democrata-GV e, depois, no clássico para o Atlético-MG.
Os tropeços em sequência ameaçam a presença do Cruzeiro entre os quatro melhores times do Mineiro. Isso porque, além de ter vencido apenas dois dos cinco jogos disputados, a Raposa não tem contado com a sorte nos resultados paralelos.
Nesse sábado (31), o North foi até o Mamudão, em Governador Valadares, venceu o Democrata-GV e chegou a 11 pontos no Grupo C, cinco a mais em relação ao Cruzeiro.
Agora, a equipe celeste precisa derrotar o Betim para seguir com chances reais de classificação. Uma derrota seria desastrosa para o primeiro objetivo de 2026: ser campeão pela primeira vez desde 2019.
Mandante no confronto, o Betim também está pressionado em seu grupo. Os comandados de Emerson Ávila, ex-técnico do Cruzeiro, estão na terceira colocação do Grupo B. O time da Grande BH tem seis pontos, um a menos que o vice-líder Pouso Alegre. O América-MG lidera a chave, enquanto o Tombense é o lanterna.
Quem pode jogar e desfalques
Betim
Além do técnico Emerson Ávila, o adversário do Cruzeiro também conta com peças conhecidas pelo torcedor mineiro. Com saída recente do América-MG, o goleiro Jori é um dos atletas mais experientes do grupo do Betim. Entre os possíveis titulares, estão o lateral-direito Riquelmy e o volante Miticov, atletas revelados nas categorias de base do próprio Cruzeiro.
O principal nome do Betim no Estadual até o momento é o atacante Érick Salles, com dois gols. O experiente ponta, de 31 anos, tem passagens por tradicionais clubes brasileiros, como Bragantino, CRB, Mirassol e Ponte Preta. No exterior, ele defendeu o Arouca, de Portugal.
Quem também balançou as redes duas vezes foi o atacante Maycon Rangel. Aos 26 anos, o jogador fez quase toda a carreira no futebol nordestino até ser contratado pelo Betim.
Cruzeiro
No gol, a tendência é que Cássio siga entre os titulares, mesmo estando no sacrifício por causa de um trauma na mão esquerda. O jovem Otávio teve chances nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, mas passou a ser o substituto imediato do experiente goleiro.
Na última quinta (29), Tite escalou Fagner como titular na lateral direita contra o Botafogo, pela estreia do Campeonato Brasileiro. Diante do Betim, o treinador do Cruzeiro pode dar mais ritmo ao atleta ou recolocar William na função. O garoto Kauã Moraes é outra alternativa para a posição.
Na lateral esquerda, Kaiki foi titular todas as vezes em que o Cruzeiro entrou com força máxima. O reserva imediato é Kauã Prates. Em meio à negociação com o Como, da Itália, Kaiki treinou normalmente neste sábado (31), o que pode acabar travando a transação, pois a janela na Itália se encerra na segunda (2).
Na zaga, Jonathan Jesus é o único que foi usado por Tite em todos os seis jogos. Mesmo sem o ritmo ideal, João Marcelo é uma opção, enquanto Fabrício Bruno deve ser titular. Destaques da base, Bruno Alves e Janderson buscam a primeira oportunidade.
Fica a expectativa se o argentino Lucas Villalba, recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, voltará a ser relacionado ou se ficará à disposição contra o Coritiba, pelo Brasileirão. O defensor participou de toda a preparação nos últimos dias.
No meio-campo, como Tite sinalizou que usará o time titular contra o Betim, o técnico pode repetir a formação com Lucas Silva, Lucas Romero, Gerson e Matheus Pereira. O camisa 11, que sentiu cãimbras na quinta (29), participou integralmente da atividade neste sábado (31).
Por fora, os volantes Christian e Matheus Henrique disputam vagas no time titular do Cruzeiro para o jogo contra o Betim.
Outro que está de olho em uma vaga é o atacante Keny Arroyo, que tem disputado posição com Wanderson. Os pontas Kaique Kenji e Rayan Lelis são alternativas menos viáveis e começarão no banco.
O colombiano Néiser Villareal pode ser usado tanto nos lados do campo quanto como um centroavante. Essa posição de definidor, além de Kaio Jorge, ainda tem Chico da Costa entre as opções.

