Pelo primeiro clássico da temporada, o Cruzeiro volta a campo neste domingo (25), diante do Atlético-MG, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. As equipes medirão forças às 18h (de Brasília), na Arena, em Belo Horizonte.
+ Leia também: Cássio treina, e Cruzeiro encerra preparação para clássico contra o Atlético-MG
Líder do Grupo C, com seis pontos conquistados, o time comandado pelo técnico Tite busca se consolidar nesta edição de Estadual. Apesar da primeira posição, o time celeste é seguido de perto pelo North (5 pontos), Itabirito (4 pontos) e Athletic (4 pontos).
Até aqui, o Cruzeiro venceu dois jogos (Tombense e Uberlândia) e perdeu outros dois confrontos (Pouso Alegre e Democrata, ambos no Mineirão). Diante do rival, a Raposa terá o time titular à disposição pela segunda vez no Mineiro. Na primeira oportunidade, contra o time do Triângulo Mineiro, os comandados de Tite golearam por 5 a 0 no Mineirão.
Presença da torcida na Arena
Após quase três anos sem a presença dos torcedores celestes na Arena, o Cruzeiro contará com o apoio de 2.500 pessoas no setor visitante do estádio. A última vez que isso aconteceu foi em outubro de 2023, quando venceu o rival por 1 a 0, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Desde então, após um acordo entre as diretorias, firmado ainda na gestão de Ronaldo, em janeiro de 2024, a presença de torcida visitante foi vetada nos clássicos, independentemente da competição e do local de disputa.
Com o fim do acordo, e o Cruzeiro sob nova direção, agora com Pedro Lourenço como presidente da SAF celeste, o clube fez valer o direito de contar com um percentual de sua torcida como visitante nos clássicos.
Quem pode jogar e desfalques
Atlético-MG
Instável no Campeonato Mineiro, o Atlético-MG chega ao duelo com o Cruzeiro precisando vencer para seguir vivo na luta pela classificação. Até aqui, o rival ainda não venceu no Estadual e soma quatro pontos em 12 disputados.
A equipe comandada por Jorge Sampaoli, que fez mistério na última atividade antes da partida, neste domingo (24), tem uma dúvida importante no setor defensivo. Titular, o zagueiro Vitor Hugo sentiu um incômodo na coxa direita no jogo contra o América-MG e precisou deixar o gramado no segundo tempo.
O defensor foi reavaliado no departamento de Saúde e Performance do clube mineiro e não foi a campo na atividade dessa sexta-feira (23).
O grande problema para o Atlético-MG é que outros dois zagueiros já são desfalques confirmados para o duelo. Lyanco e Iván Román seguem em tratamento no departamento médico desde o ano passado. Se confirmada a ausência de Vitor Hugo, Sampaoli terá quatro opções para escalar a defesa titular: Ruan Tressoldi, Júnior Alonso, Vitão e Samuel.
Durante a semana, por outro lado, o técnico argentino ganhou um reforço. O volante Patrick se recuperou de uma lesão no posterior da coxa direita, participou dos trabalhos com o restante do elenco e ficará à disposição de Sampaoli.
Provável escalação do Atlético-MG: Everson; Preciado, Ruan Tressoldi, Júnior Alonso e Renan Lodi; Maycon, Alan Franco, Igor Gomes e Bernard; Dudu e Hulk (Rony). Técnico: Jorge Sampaoli
Cruzeiro
Em trabalho de controle de carga desde o início do Mineiro, o Cruzeiro tem poucas dúvidas para o clássico pela 5ª rodada. Após perder com a equipe mista por 1 a 0 para o Democrata-GV, na última quinta-feira (22), o técnico Tite planeja levar força máxima para o duelo na Arena.
O goleiro Cássio sentiu um incômodo nos dedos da mão esquerda depois de uma defesa no último jogo e precisou ser substituído por Otávio no intervalo de jogo. Neste sábado (24), porém, o camisa 1 treinou normalmente e deverá ir para o jogo.
Dois jogadores não estarão à disposição de Tite. São o volante Matheus Henrique e o atacante Luis Sinisterra. O meio-campista sofreu uma contratura na panturrilha esquerda na estreia do Cruzeiro no Estadual e segue tratamento no DM. O colombiano, por sua vez, faz um trabalho especial nas dependências da Toca da Raposa II para o recondicionamento físico.
O zagueiro Lucas Villalba, que treinou parcialmente com os companheiros, deverá retornar ao time apenas na estreia do Brasileirão, na partida contra o Botafogo, marcada para as 21h30 de quinta-feira (29).
Principal contratação do Cruzeiro em 2026, Gerson será relacionado, mas não deverá iniciar a partida contra o Atlético-MG entre os titulares. Acionado pela primeira vez com a camisa celeste no confronto com o Democrata, o ‘Coringa’, ainda fora do ritmo ideal, deve ser opção de banco para o decorrer da partida.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio (Otávio); William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Wanderson; Matheus Pereira e Kaio Jorge. Técnico: Tite

