O primeiro clássico de 2026 está marcado: neste domingo (25), o Cruzeiro enfrenta o Atlético-MG, às 18h, na Arena, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro. Para o duelo, o técnico Tite deve escalar o que tem de melhor à disposição no momento.
+ Leia mais: Após estreia, Tite revela como pretende utilizar Néiser no Cruzeiro
A tendência é que o treinador repita a equipe base que goleou o Uberlândia por 5 a 0, na 3ª rodada do Estadual. No entanto, há ‘dúvidas’ em três setores: no gol, no meio-campo e no ataque.
Principal incerteza para o clássico, o goleiro Cássio sofreu um trauma nos dedos da mão esquerda durante a derrota por 1 a 0 para o Democrata-GV, nessa quinta-feira (22), e precisou ser substituído no intervalo por Otávio.
Nas últimas horas, o camisa 1 foi reavaliado e passou por exames com acompanhamento dos profissionais do Departamento de Saúde e Performance, na Toca da Raposa II. Segundo o clube, Cássio apresentou evolução no quadro clínico, mas sua presença no clássico dependerá do treino deste sábado (24).
Caso não tenha condições de jogo, o jovem Otávio, de 20 anos, deve assumir a titularidade. Ele já atuou nas duas primeiras partidas do time celeste nesta temporada.
E o Gerson?
Outra dúvida envolve o meio-campo. Gerson fez sua estreia pelo Cruzeiro no jogo contra o Democrata-GV, entrando em campo com uma equipe alternativa. Ainda não se sabe se o camisa 97 será novamente titular no clássico ou começará no banco.
Na entrevista coletiva após o jogo, Tite afirmou que vê Gerson como um meia pela direita, posição atualmente ocupada por Christian.
Diante disso, o técnico pode optar por tirar Christian ou recuá-lo para atuar como volante, onde, atualmente, os titulares são Lucas Silva e Lucas Romero.
Disputa aberta na ponta
Na frente, Matheus Pereira e Kaio Jorge são considerados titulares absolutos. Na goleada sobre o Uberlândia, Wanderson foi o escolhido para completar o trio de ataque e correspondeu, marcando seu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro.
Já Arroyo, principal concorrente na posição, também vive bom momento. O jovem equatoriano, de 19 anos, terminou 2025 em alta e já foi titular duas vezes neste ano, embora com a equipe reserva.
Departamento médico
Para o clássico, o Cruzeiro terá alguns desfalques certos por questões médicas. Seguem em recuperação o atacante Marquinhos (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal do joelho esquerdo), o goleiro Matheus Cunha ( lesão no menisco do joelho direito) e o meio-campista Matheus Henrique (contratura muscular na panturrilha esquerda).
Já o zagueiro Villalba, que se recupera de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, segue em processo de recondicionamento físico. O defensor já iniciou atividades parciais com o grupo e está próximo de ser liberado para voltar a atuar.
Outro que ainda não está à disposição é o atacante colombiano Luis Sinisterra. Ele está realizando trabalhos de pré-temporada, com foco no fortalecimento muscular e na busca pela melhor forma física, visando evitar novas lesões.
Preparação final
Após treinar na manhã desta sexta-feira (23), o elenco celeste terá mais uma atividade antes do clássico: neste sábado, às 16h, na Toca da Raposa II. A atividade será decisiva para definir a presença de Cássio e os últimos ajustes na escalação titular.
Apesar da derrota contra o Democrata, o Cruzeiro segue na liderança do Grupo C, com seis pontos somados. Já o Atlético-MG vive um momento de baixa: ainda não venceu na competição e ocupa a 3ª colocação do Grupo A.

