Líder do Grupo C do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro volta a campo nesta quinta-feira (22), diante do Democrata-FV, às 18h30, no Mineirão, pela 4ª rodada da competição.
Será o terceiro jogo da Raposa no Gigante da Pampulha em 2026, e a expectativa é de mais uma vez ter casa cheia. A previsão de público, segundo a Minas Arena, concessionária que administra o estádio, é de 30 mil torcedores.
Com seis pontos somados, o time celeste tem duas vitórias (sobre Tombense e Uberlândia) e uma derrota (para o Pouso Alegre). Já o Democrata-FV ocupa a segunda colocação do Grupo A, com quatro pontos, sendo uma vitória, um empate e uma derrota.
Estreias à vista?
A partida deve marcar a estreia de dois reforços do Cruzeiro na temporada. Contratação mais cara do futebol brasileiro em 2026, o meio-campista Gerson foi relacionado e pode fazer seu primeiro jogo com a camisa celeste.
Além dele, o atacante colombiano Néiser Villareal, de 20 anos, também estará à disposição do técnico Tite. Recuperado de um edema muscular, o jovem poderá, enfim, estrear pelo time celeste.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Com o clássico contra o Atlético-MG se aproximando, marcado para o próximo domingo (25), na Arena, a tendência é que o técnico Tite escale uma equipe reserva novamente nesta rodada.
Entre as novidades, o treinador pode promover a estreia de dois reforços contratados para a temporada de 2026: Gerson e Néiser Villareal.
Gerson teve o nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na última terça-feira (20), ficando apto para estrear com a camisa celeste.
Já Néiser, recuperado de um edema muscular, será relacionado pela primeira vez e também pode ter sua primeira oportunidade no time cruzeirense. Ainda não há confirmação se os dois começarão entre os titulares ou serão opções no banco de reservas.
O Cruzeiro também terá desfalques por questões médicas. Seguem em recuperação o atacante Marquinhos (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal do joelho esquerdo), o goleiro Matheus Cunha ( lesão no menisco do joelho direito), o zagueiro Villalba (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo) e o meio-campista Matheus Henrique (contratura muscular na panturrilha esquerda).
Além desses já citados, o atacante colombiano Sinisterra segue realizando trabalhos de pré-temporada, com foco em atingir 100% da forma física ao longo do ano, que promete ser intenso para o clube celeste.
O zagueiro Villalba, por sua vez, já iniciou atividades parciais com o grupo e está próximo de ser liberado para os jogos.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno Jonathan Jesus, João Marcelo e Kauã Prates; Ryan Guilherme, Japa e Rodriguinho (Gerson); Kaique Kenji, Arroyo e Chico da Costa.
Democrata-GV
Mesmo com uma campanha instável até aqui, o Democrata-GV segue na briga pela liderança do Grupo A do Campeonato Mineiro.
Na última rodada, o técnico Wladimir Araújo não contou com o zagueiro Rafael Klein, que ficou de fora devido à suspensão. Na ocasião, ele foi substituído por Léo Dourado. Agora, a tendência é que Klein retome a condição de titular da equipe.
Até o momento, o clube do interior não confirmou nenhum desfalque para a partida contra o Cruzeiro.
Provável escalação do Democrata-GV: Thulio; Lucas Evangelista, Rafael Klein, Henrique e Bryan; Luiz Henrique, Bernardo Augusto, Giovanni e Mauricio Ferreira; Marcio Jonatan e Marcelinho.

