O técnico Tite tem aproveitado o início da temporada para rodar bastante o elenco do Cruzeiro. Com pouco tempo entre a pré-temporada e os primeiros jogos oficiais, o treinador busca dar oportunidades a diferentes atletas e, ao mesmo tempo, preservar a equipe considerada titular.
Nas três primeiras rodadas do Campeonato Mineiro, Tite já utilizou 29 jogadores, entre nomes que vão compor o elenco durante toda a temporada de 2026 e jovens das categorias de base, integrados ao grupo principal neste início de Estadual.
Ainda assim, oito jogadores seguem sem estrear sob o comando do novo treinador. O principal deles é Gerson, reforço mais caro da história do futebol brasileiro. O meio-campista ainda não foi inscrito no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF e vive a expectativa pela estreia.
Mesmo que seja regularizado a tempo da próxima partida, que será nesta quinta-feira (22), às 18h30, no Mineirão, pela 4ª rodada do Campeonato Mineiro, ainda não há confirmação se ele será utilizado, ou se sua estreia ficará para o clássico de domingo (25), contra o Atlético-MG, na Arena.
Reforços ainda não utilizados
Outro que ainda não estreou é Néiser Villareal. O jovem colombiano, de 20 anos, chegou ao Cruzeiro ainda em 2025, mas só pode ser utilizado a partir desta temporada. Ele esteve perto de estrear na 1ª rodada do Mineiro, mas sofreu um edema muscular na coxa esquerda e está em fase final de recuperação. Já participa de treinos com o grupo, e há expectativa de que possa ser relacionado nos próximos jogos.

A mesma situação vale para o goleiro Matheus Cunha, que também não atuou em 2026. A previsão era que ele fosse utilizado nos primeiros jogos do Estadual, enquanto Cássio ainda finalizava a pré-temporada. No entanto, o arqueiro sofreu uma entorse no joelho direito no dia 5 de janeiro. Exames apontaram lesão no menisco, e o goleiro precisou passar por cirurgia.
Outros lesionados
Destaque da temporada passada, o zagueiro Lucas Villalba ainda não estreou em 2026 por conta de uma lesão ligamentar no tornozelo esquerdo, sofrida na semifinal da Copa do Brasil contra o Corinthians, em dezembro. A recuperação tem sido positiva, e o argentino já realiza trabalhos físicos no campo. A expectativa é que ele seja liberado em breve para treinar com o grupo.
Já o atacante Marquinhos seguirá fora por mais tempo. Ele sofreu uma grave lesão no joelho esquerdo (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal) em outubro de 2025 e passou por cirurgia. Não há previsão de retorno.
Preparação especial
Reforço de 2025 e um dos jogadores mais promissores do elenco, Luis Sinisterra ainda não foi a campo nesta temporada. Ele não está lesionado, mas segue um cronograma especial de pré-temporada.
O Departamento de Saúde e Performance do Cruzeiro optou por um cuidado redobrado com o atacante, que já sofreu com diversas lesões musculares ao longo da carreira. A ideia é que ele esteja 100% para a sequência da temporada, que promete ser longa e desgastante.
Cria da base
Destaque do time sub-20, o zagueiro Bruno Alves esteve no banco de reservas em todos os jogos até aqui, mas ainda não estreou como profissional. Sem Villalba, ele tem sido o quarto zagueiro da equipe e aguarda uma chance. Bruno já havia sido relacionado em algumas partidas na temporada passada, sob comando de Leonardo Jardim.
Situação indefinida
Fora de todos os jogos do Cruzeiro até o momento em 2026, o volante Walace tem situação indefinida na Toca da Raposa. De acordo com Bruno Spindel, diretor executivo de futebol celeste, o jogador recebeu consultas de clubes do Brasil e do exterior e pode deixar o clube.
“Walace é um atleta de uma grandeza enorme, campeão olímpico, de muito sucesso na Europa. A gente tem tido uma série de consultas de clubes brasileiros e de fora do país, a gente está analisando as situações e, por esse motivo, ele não foi relacionado (contra o Uberlândia)”, explicou.

