A Federação Mineira de Futebol (FMF) divulgou, na tarde desta segunda-feira (19), que o clássico entre Atlético-MG e Cruzeiro, válido pela 5ª rodada do Campeonato Mineiro, contará com arbitragem de fora de Minas Gerais.
As equipes se enfrentam neste domingo (25), às 18h, na Arena, em Belo Horizonte.
Segundo comunicado oficial da FMF, “em comum acordo entre os clubes, a FMF realizou um sorteio que definiu a atuação de árbitros de fora do estado no confronto”.
De acordo com apuração do Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro solicitou árbitro de fora de Minas, enquanto o Atlético-MG optou por arbitragem do estado. Como não houve consenso, a decisão foi tomada por sorteio.
Após a definição, a Comissão de Arbitragem da FMF entrará em contato com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será responsável por indicar a equipe de arbitragem. A escala completa será divulgada nos próximos dias.
Pedido do Cruzeiro
Vale lembrar que, ainda em 2025, o Cruzeiro já havia solicitado, na ata do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro de 2026, que desejaria arbitragem de outros estados nos clássicos do Estadual.
Além disso, para partida deste domingo, o clube celeste contará, novamente, com os cruzeirenses na Arena. Conforme noticiado pelo Central da Toca e Samuca TV, o Cruzeiro notificou a Federação Mineira de Futebol (FMF) e o Atlético-MG para exigir uma carga de ingressos destinada à torcida celeste no setor visitante.
Em contato com a reportagem, a assessoria do Atlético-MG informou que houve uma conversa entre os clubes e que o regulamento será cumprido, desde que respeitado o laudo técnico do estádio.
A expectativa é de que, após um acordo entre todas as partes envolvidas no processo, 2.500 bilhetes sejam disponibilizados para os cruzeirenses.

