Após a vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o Tombense, na noite dessa quarta-feira (14), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro, o técnico Tite comentou sobre os planos da equipe celeste para a sequência da competição.
+ Leia mais: Pedrinho é ‘cercado’ e ovacionado por torcedores do Cruzeiro após vitória em Uberlândia
De acordo com o treinador, ele ainda não definiu a escalação da próxima partida. No entanto, existe a possibilidade de que os titulares sejam utilizados pela primeira vez em 2026, no sábado (17), contra o Uberlândia, às 18h30, no Mineirão, pela 3ª rodada do Estadual.
“Estou com tanta informação dos atletas, individualmente, preparando para o jogo, porque a gente prepara de um jogo para o outro. Às vezes em turnos diferentes de trabalho, em que ficamos full-time. A partir de agora, com a satisfação da vitória e desempenho é que vamos começar a pensar no jogo de sábado”, afirmou.
Tite também explicou a estratégia de iniciar o Campeonato Mineiro com uma equipe alternativa. Segundo ele, a decisão foi baseada em critérios médicos e físicos, a fim de preservar os principais jogadores após a curta pré-temporada.
“Técnico e comissão técnica não poupam ninguém. Queremos ter todo mundo. Porém, há um departamento médico, um departamento de fisiologia a não expor os atletas a uma lesão e perdê-los numa sequência de trabalho. É fundamental ter atletas para que você possa repor para não ter uma sequência desgastante, que podemos viabilizar e manter o nível é o objeto também. Por isso, essa utilização nos dois, três primeiros jogos”.
Tite, técnico do Cruzeiro
Por conta do curto intervalo entre a pré-temporada e o início do Estadual, o Cruzeiro optou por usar um time alternativo nas duas primeiras rodadas – formado por garotos da base e atletas menos utilizados em 2025. Esse grupo foi derrotado por 2 a 1 pelo Pouso Alegre na estreia e, agora, conquistou a primeira vitória diante do Tombense.
Parte dos jovens que estavam à disposição do time principal será ‘desfalque’ na próxima rodada. Isso porque seis atletas que integraram o elenco profissional neste início de temporada vão se reapresentar à base para disputar as oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, contra o Santos.
Segundo apuração do Central da Toca e Samuca TV, são eles: o zagueiro Kaiquy Luiz, o lateral-direito Nicolas Pontes, o lateral-esquerdo William Fernando, o meio-campista Rhuan Gabriel, e os atacantes Fernando e Rayan Lelis.

