O volante Japa foi o principal destaque do Cruzeiro nesta quarta-feira (14), na vitória sobre o Tombense, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro. Titular sob o comando de Tite no início do Estadual, o meio-campista fez um gol e deu uma assistência no triunfo por 2 a 1, no Parque do Sabiá, em Uberlândia.
Cria da Toca, Japa dedicou o primeiro gol com a camisa celeste às pessoas mais próximas da sua vida. Decisivo diante do Tombense, o volante começou 2026 em alta, além de ter renovado, na semana passada, o seu contrato com a Raposa até o fim de 2030.
“Estou muito feliz. O meu primeiro gol com a camisa do Cruzeiro. Dedicar ele (o gol) à minha esposa, aos meus familiares, aos meus amigos. Estou muito feliz pela vitória também, pelos três pontos. É importante em um campeonato curto”, iniciou, em entrevista à TV Globo.
Sobre a atuação do Cruzeiro, Japa afirmou que o time fez um bom primeiro tempo, quando abriu 2 a 0. Já na etapa final, o meio-campista avaliou que a equipe caiu um pouco de rendimento, mas não levou tantos sustos para deixar a vitória escapar.
“A gente começou bem. No segundo tempo, deu uma caída. Acho que nos desconcentramos um pouco em algumas ações, mas, graças a Deus, saímos com a vitória”, completou.
Volta por cima no Cruzeiro
Há um ano, Japa vivia um momento completamente distinto na carreira. No fim de janeiro de 2025, o volante do Cruzeiro sofreu uma grave lesão no tendão da coxa esquerda. O problema físico impediu a sua presença nos gramados por seis meses, o que impediu que o cria da Toca ganhasse mais chances com Leonardo Jardim.
Sob o comando do português, Japa fez apenas cinco partidas, além de ter atuado pelo Cruzeiro na Vitória CUP, no interior do Espírito Santo. Segundo o jogador, “passa um filme na cabeça” ao marcar o primeiro gol pelo clube dentro do Estadual.
“Sim, claro. Estava até hoje pensando no quarto que o ano passado foi muito difícil pra mim. Como eu falei em outras entrevistas, gerava dúvida na minha cabeça. Estou muito feliz com o gol. Só glorificar o nome de Deus”, concluiu.

