Em busca da primeira vitória na temporada, o Cruzeiro vai enfrentar o Tombense nesta quarta-feira (14), às 21h30, em Uberlândia, pela 2ª rodada do Campeonato Mineiro.
Na rodada inaugural da competição, o Cruzeiro, que entrou em campo com um time formado majoritariamente por garotos, acabou derrotado pelo Pouso Alegre por 2 a 1, no Mineirão. Já a equipe de Tombos empatou por 0 a 0 com o Uberaba, fora de casa.
A partida, que inicialmente seria disputada no Estádio Antônio Guimarães de Almeida, em Tombos, foi transferida a pedido do clube do interior para o Parque do Sabiá.
No estádio de Uberlândia, a torcida do Cruzeiro deve ocupar a maior parte dos setores, o que pode fazer o time celeste se sentir “em casa”. Historicamente, o desempenho da Raposa no local reforça esse cenário.
Ao todo, o Cruzeiro já disputou 44 partidas no Parque do Sabiá, com 24 vitórias, 11 empates e nove derrotas, alcançando um aproveitamento de 62,87%. No período, o time celeste marcou 64 gols e sofreu 36.
Quem pode jogar e desfalques
Tombense
Na estreia do Campeonato Mineiro, o Tombense teve um problema logo no início da partida. O goleiro Matheus Aurélio acabou expulso aos 38 minutos do primeiro tempo diante do Uberlândia, após cometer falta fora da área e impedir uma clara chance de gol.
Com isso, a tendência é que Douglas assuma a posição de titular contra o Cruzeiro. O arqueiro, inclusive, já havia substituído Matheus Aurélio ainda durante a partida da expulsão.
Além dessa modificação no gol, o técnico Cristóvão Borges deve repetir a escalação da equipe que empatou por 0 a 0 com o Uberlândia, fora de casa.
Provável escalação do Tombense: Douglas; Júlio Henrique, Wesley Marth, Roger Carvalho e PH; Wanderson Barros, João Vitor e Pedro Oliveira; Rafinha, Jefferson Renan e Júlio Cesar.
Cruzeiro
O Cruzeiro viajou para Uberlândia com duas novidades na delegação: o titular Arroyo e Chico da Costa, reforço para 2026.
Arroyo terminou o ano em alta pelo Cruzeiro. O jovem equatoriano, de 19 anos, se adaptou rapidamente ao time celeste e conquistou espaço com atuações marcadas por velocidade, dribles e poder de decisão. No último jogo de 2025, diante do Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, foi dele os dois gols da vitória cruzeirense, que acabou eliminada nos pênaltis.
Já Chico da Costa, reforço para esta temporada, vive a expectativa da estreia com a camisa celeste. Em 2025, o centroavante esteve emprestado ao Mirassol-SP e, sob o comando de Rafael Guanaes, foi acionado 20 vezes na Série A do Campeonato Brasileiro, com seis gols marcados.
A tendência é que Tite siga utilizando uma equipe mesclada, com jovens jogadores e atletas que tiveram menos minutos ao longo de 2025. Os considerados titulares, com exceção de Arroyo, que retornaram aos treinamentos no dia 5, devem seguir em fase de preparação.
No departamento médico, seguem os atacantes Marquinhos (ruptura do ligamento cruzado anterior e lesão meniscal do joelho esquerdo) e Néiser Villareal (edema muscular na coxa esquerda), o goleiro Matheus Cunha ( lesão no menisco do joelho direito), o zagueiro Villalba (lesão ligamentar no tornozelo esquerdo) e o meio-campista Matheus Henrique (contratura muscular na panturrilha esquerda).
Provável escalação do Cruzeiro: Otávio; Kauã Moraes, João Marcelo, Jonathan Jesus e Kauã Prates; Ryan Guilherme, Murilo Rhikman e Japa; Kenji (Rayan Lelis) Arroyo e Chico da Costa.

