O Cruzeiro oficializou, nesta quarta-feira (5), na ata do Conselho Técnico do Campeonato Mineiro de 2026, que deseja arbitragem de outros estados nos clássicos do Estadual. O pedido foi feito por causa do “nível de complexidade e de tensão” das partidas, segundo João Pedro Silva de Castro, um dos advogados do clube.
“Foi o que a gente esperava (a votação). Uma forma legal de escutarmos os clubes, de os clubes poderem se manifestar. Seja os clubes da capital ou do interior. Tudo foi submetido à votação. O que é importante o Cruzeiro passar é que, por meio do nosso presidente, Pedro Lourenço, nós constamos em ata e repassamos o nosso desejo para as arbitragens dos clássicos serem de fora”, iniciou João.
+ Leia mais: Cruzeiro de olho: FMF anuncia final única e mais novidades do Mineiro de 2026
“A gente confia muito na arbitragem mineira, são árbitros competentes, mas o nível de complexidade e tensão que está havendo nos últimos jogos, entendemos que o ideal seria arbitragem de fora. Vamos aguardar o ano que vem, e que seja um campeonato bom para todos”
João Pedro de Silva Castro, advogado do Cruzeiro, sobre desejo de arbitragem de outros estados em clássicos
Cruzeiro queria final em ida e volta
Na sequência, o advogado também revelou que o Cruzeiro votou pela final dupla do Campeonato Mineiro no próximo ano. A maioria dos clubes, no entanto, decidiu pela decisão em caráter único na temporada de 2026. A Raposa queria, ainda, dez datas no calendário do Estadual, o que também não se confirmou democraticamente.
“Foram apresentados três cenários para o Cruzeiro. O Cruzeiro, inicialmente, achou que seria o ideal: o cenário de dez partidas com uma final dupla, partida de ida e de volta. Foi submetido à votação, então, de forma democrática, a maioria votou por 11 datas com uma final única. Mas o Cruzeiro está preparado, isso não é problema para a gente, não”, destacou.
“A nossa ideia, inicialmente, era de acreditar nas duas finais. Mas um clássico de torcida dividida, sem dúvida nenhuma, é interessante. É um desejo do torcedor, nós gostamos da ideia também. A torcida do Cruzeiro gosta de clássicos com 50%, temos grandes histórias aqui no Mineirão. Enxergamos de forma positiva essa final única”, concluiu João Pedro.
Grupos do Mineiro
Em 2026, conforme antecipado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) nos últimos dias, os Estaduais começarão já em janeiro. O Campeonato Mineiro terá início no dia 10 do primeiro mês do ano.
Após o Conselho Técnico, ficou definido que o Cruzeiro estará no Grupo C, ao lado de Athletic, Itabirito e North. O Grupo A conta com Atlético-MG, Uberlândia, Democrata e URT, enquanto o Grupo B tem América-MG, Tombense, Betim e Pouso Alegre.
Bolas múltiplas e análises do VAR
Assim como já acontece nas competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Brasileirão e Copa do Brasil, a FMF adotará o sistema de bolas múltiplas no Mineiro de 2026 – serão 13 espalhas ao redor do campo.
Em relação ao VAR, a entidade garantiu que todos os jogos terão a presença do árbitro de vídeo. Disse ainda que as análises dos lances em campo “serão divulgadas nas plataformas oficiais da FMF”.

