publicidade

Cruzeiro foi contra final única, mas teve voto vencido em reunião sobre o Mineiro de 2026

Time celeste demonstrou preferência pelo modelo com ida e volta, mas maioria dos clubes votou por final em jogo único

publicidade

A Federação Mineira de Futebol (FMF) realizou, na tarde desta quarta-feira (5), no Mineirão, em Belo Horizonte, o Conselho Técnico do Campeonato Mineiro de 2026. A principal novidade definida no encontro foi a adoção de final única para a competição.

+ Leia mais: Cruzeiro se antecipa e pede arbitragem de fora de Minas Gerais no Estadual de 2026

Na reunião, o Cruzeiro defendeu a manutenção do formato com dois jogos na final, como vinha acontecendo nas últimas edições. No entanto, a proposta foi submetida a votação entre os clubes, e a maioria optou pelo novo modelo, com 11 datas e decisão em jogo único.

Apesar do voto vencido, a diretoria celeste reconheceu o processo democrático conduzido pela FMF e garantiu que está pronta para o novo modelo adotado para o estadual. É o que explicou João Pedro Castro, advogado do clube e um dos representantes celestes na reunião.

“O Cruzeiro inicialmente entendeu que seria melhor o cenário com 10 partidas e final dupla, com partidas de ida e volta. Foi submetido a votação, de forma democrática, a maioria votou 11 datas e final única, mas o Cruzeiro também está preparado. Isso não será problema”

João Pedro Castro, advogado do Cruzeiro

Além de João Pedro Castro, o Cruzeiro também foi representado na reunião pelo presidente da Sociedade Anônima de Futebol (SAF), Pedro Lourenço, e por membros dos departamentos jurídico e de comunicação do clube.

Grupos

Assim como em 2025, no próximo ano a disputa terá três grupos (A, B e C) de quatro clubes cada. O Cruzeiro estará ao lado de Athletic, Itabirito e North FC, de Montes Claros, que garantiu o acesso para a elite do futebol mineiro neste ano. Veja abaixo, em detalhes.

Grupo AGrupo BGrupo C
Atlético-MGAmérica-MGCruzeiro
UberlândiaTombenseAthletic
DemocrataBetimItabirito
URTPouso AlegreNorth FC

Bolas múltiplas e análises do VAR

Assim como já acontece nas competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), como Brasileirão e Copa do Brasil, a FMF adotará o sistema de bolas múltiplas no Mineiro de 2026 – serão 13 espalhas ao redor do campo.

Em relação ao VAR, a entidade garantiu que todos os jogos terão a presença do árbitro de vídeo. Disse ainda que as análises dos lances em campo “serão divulgadas nas plataformas oficiais da FMF”.

Siga o Central nas redes
Thaynara Amaral
Thaynara Amaral é repórter do Central da Toca. Jornalista formada pela UFMG, cobriu o Cruzeiro pelo ge.globo e também atuou no Superesportes, do jornal Estado de Minas. Desde 2023, passou a explorar novas áreas da comunicação. Natural de Araxá, saiu do interior movida pelo amor ao Cruzeiro — e foi por ele que escolheu o jornalismo.
Arthur Mesquita
Arthur Mesquita é produtor da Samuca TV, repórter do Central da Toca e jornalista formado pela Fumec. Antes, passou pela Rádio 98FM.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Ingressos para URT x Cruzeiro pelo Mineiro: preços e como comprar

No sábado (14), às 19h, o Cruzeiro jogará em no Zama Maciel, em Patos de Minas, por classificação à semifinal do Estadual