Em clássico equilibrado, o Cruzeiro perdeu para o América-MG neste sábado (22), no Independência, em Belo Horizonte, e deu adeus ao título do Campeonato Mineiro. No tempo normal, os times ficaram no 1 a 1, com gols de Marlon e Lucas Romero, mas, nos pênaltis, o Coelho venceu por 4 a 2 e avançou à final do Estadual.
Agora, o América-MG aguarda o vencedor do confronto entre Tombense e Atlético-MG na decisão.
Segundo o calendário divulgado pela Federação Mineira de Futebol (FMF), as datas reservadas para as finais do Estadual são 8 e 15 de março.
Quem foi o destaque positivo?
Criticado por parte da torcida do Cruzeiro no início do ano, Cássio fez boas defesas durante todo o jogo e, nos acréscimos da etapa final, defendeu um pênalti decisivo. Aos 51′ do segundo tempo, o goleiro pegou uma cobrança de Jonathas e levou tudo para as penalidades máximas.
Quem foi o destaque negativo?
Principal reforço para 2025, Gabigol esteve abaixo no clássico contra o América-MG. O camisa 9 do Cruzeiro participou pouco do jogo e, quando teve uma grande chance, a desperdiçou, embora estivesse impedido no lance.
Já nas penalidades, William e Marlon não converteram as cobranças e, com isso, o Cruzeiro foi eliminado do Campeonato Mineiro.
O jogo
O Cruzeiro foi superior no primeiro tempo, criou inúmeras chances para marcar, mas foi o América-MG que abriu o placar. Aos 31’, após revisão do VAR para checagem de impedimento, o gol de Marlon foi confirmado. Adyson recebeu pela direita, fintou a marcação e achou o lateral-esquerdo livre do outro lado para finalizar.
A reação do Cruzeiro foi rápida. Aos 39’, Eduardo cobrou falta com passe curto e, de forma surpreendente, Lucas Romero acertou um lindo chute de fora da área, sem chances para Matheus Mendes.
No segundo tempo, o duelo permaneceu bastante equilibrado, com chances para os dois lados em arremates de média distância. A grande oportunidade perdida foi de Gabigol, aos 32’, quando finalizou em cima da defesa americana com o gol escancarado.
América-MG 1×1 Cruzeiro (4×2 nos pênaltis)
América-MG
Matheus Mendes; Júlio (Mariano, aos 21’2ºT), Lucão, Ricardo Silva e Marlon; Kauã Diniz (Miqueias, no intervalo), Cauan Barros e Benítez (Fernando Elizari, aos 34’2ºT); Adyson (Yago Santos, aos 21’2ºT), Figueiredo e Renato Marques (Jonathas, aos 21’2ºT). Técnico: William Batista.
Banco de reservas: Jori, Samuel Alves, Pedro Barcelos, Rafa Barcelos, Paulinho, Felipe Amaral e David Lopes.
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki (Marlon, aos 19’2ºT); Lucas Romero, Matheus Henrique e Eduardo (Marquinhos, aos 19’2ºT); Dudu (Christian, aos 34’2ºT), Kaio Jorge (Bolasie, aos 34’2ºT) e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
Banco de reservas: Léo Aragão; Fagner, Gamarra, Villalba, Walace, Lucas Silva, Rodriguinho e Lautaro Díaz.
Gols: Marlon (aos 31’1°T) e Lucas Romero (aos 39’1ºT)
Cartões amarelos: Cauan Barros (aos 23’1ºT), Kauã Diniz (aos 28’1ºT), Figueiredo (aos 16’2ºT) e Miqueias (aos 55’2ºT) pelo América-MG; Gabigol (aos 23’1ºT), Lucas Romero (aos 41’1ºT), Eduardo (aos 12’2ºT), William (aos 28’2ºT) e Marlon (aos 48’2ºT) pelo Cruzeiro
- Motivo: jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro
- Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
- Data e horário: 22 de fevereiro (quinta-feira), às 16h30 (de Brasília)
- Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
- Assistentes: Nailton Junior de Souza Oliveira e Alessandro Álvaro Rocha de Matos
- VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

