O Cruzeiro fechou a preparação para o clássico com o América-MG com um treino na tarde desta sexta-feira (21), na Toca da Raposa II, em Belo Horizonte. Os rivais se enfrentarão neste sábado (22), às 16h30, no Independência, pelo jogo de volta da semifinal do Campeonato Mineiro.
A Raposa precisa vencer o Coelho por qualquer resultado para avançar diretamente à final do Estadual. Isso porque os adversários empataram por 1 a 1, no Mineirão, no último domingo (16), pela partida de ida da semifinal.
+ Leia também: Matheus Pereira fica no Cruzeiro: veja bastidores do ‘não’ do meia ao Zenit
Um novo empate no Horto levará a decisão da vaga para a disputa por pênaltis.
Quem deve jogar no Cruzeiro
A grande expectativa para a escalação do Cruzeiro envolve Matheus Pereira. Isso porque o técnico Leonardo Jardim vinha trabalhando o time sem o camisa 10, que estava em negociação com o Zenit, da Rússia.
O armador ficou de fora dos principais treinos da semana na Toca da Raposa II e virou dúvida. Ele pode ficar de fora até dos relacionados para o jogo decisivo, conforme adiantou o Central da Toca.
+ Leia também: Matheus Pereira vira dúvida do Cruzeiro para semifinal contra América-MG
Nessa quinta-feira (20), inclusive, Matheus foi liberado do treino para fazer exames médicos em uma clínica de Belo Horizonte. Ele fez apenas o trabalho de aquecimento com os companheiros em campo.
A tratativa, que indicava um desfecho com o meia longe do clube celeste, mudou o cenário nos minutos finais para o fechamento da janela de transferências da Rússia. Matheus Pereira não chegou a um acordo com o Zenit sobre pontos importantes do acordo e ficou no Cruzeiro.
Com a semana cheia para treinos, Jardim pôde acompanhar de perto a evolução física dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. Eles estão à disposição do treinador.
Recém-contratado pelo Cruzeiro, Mateo Gamarra deve ser opção no banco de reservas. O zagueiro que pertence ao Athletico-PR passa a ser a quarta opção de Leonardo Jardim na posição.
Sem Matheus Pereira, o treinador tem algumas dúvidas para escalar o meio-campo e o ataque. A escalação ainda é um mistério, já que o treinador fez vários testes ao longo da semana.
Desfalques do Cruzeiro
O Cruzeiro terá praticamente todo o elenco disponível para a partida de volta. Jardim só não contará com três atletas que estão entregues ao departamento médico.
O zagueiro João Marcelo iniciou, nesta semana, a fisioterapia após a cirurgia no joelho direito. Já o volante Japa faz trata de lesão no tendão da coxa esquerda. Por sua vez, o atacante Juan Dinenno segue em transição após cirurgia no ligamento do joelho direito.
Quem deve jogar no América-MG
A grande expectativa no América-MG é para a estreia de Mariano como titular. O lateral-direito ficou de fora da partida ida porque ainda estava aprimorando a condição física. Entretanto, participou dos treinos nesta semana e pode ganhar uma chance.
O técnico William Batista também ganhou mais uma peça para montar o time. O atacante Figueiredo voltou a treinar com o grupo e tem condições de jogo. Ele foi desfalque na partida de ida devido a uma lesão muscular na coxa esquerda.
Sendo assim, a provável escalação do América-MG tem: Matheus Mendes; Júlio (Mariano ), Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Miqueias, Cauan Barros e Elizari (Benítez); Figueiredo, Fabinho e Renato Marques.
Desfalques do América-MG
O América-MG tem praticamente todo o grupo à disposição para enfrentar o Cruzeiro. Os desfalques continuam sendo o meia Alê, que passou por cirurgia no joelho esquerdo na semana passada, e o goleiro Dalberson, com grave lesão no ombro.
A outra baixa pode ser o atacante David Lopes, que iniciou o processo de transição física nesta sexta-feira (21), no CT Lanna Drumond. Ele se recupera de uma lesão na coxa direita.

