Em busca de voltar ao caminho das vitórias e espantar o momento ruim na temporada, o Cruzeiro entra em campo neste domingo (16), às 16h, para começar a decidir uma vaga na final do Campeonato Mineiro. O compromisso será contra o América-MG, em jogo marcado para o Mineirão, em Belo Horizonte.
A partida marcará o primeiro encontro de Leonardo Jardim com a torcida celeste no Gigante da Pampulha. Ele já esteve no estádio na derrota por 2 a 0 para o Atlético-MG, na fase de grupos, mas apenas como espectador na arquibancada. O duelo contra o Coelho será o primeiro do português como comandante da Raposa em Belo Horizonte.
Na estreia de Jardim, o time celeste foi derrotado por 2 a 0. Diferentemente daquele jogo, no entanto, agora o Cruzeiro terá força máxima e seus principais destaques entre os titulares.
+ Leia também: Relembre como foi última classificação do Cruzeiro sobre o América-MG na semi do Mineiro
Semifinal do Mineiro
Como teve melhor campanha, o América definirá a vaga como mandante. O jogo de volta será realizado no próximo fim de semana, no Independência, também em Belo Horizonte. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não divulgou data e horário do confronto.
Diferentemente de outras edições do Estadual, não há mais vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Eventual empate no placar agregado levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
Cruzeiro x América-MG: onde assistir à semifinal
- TV fechada: SporTV
- Pay-per-view: Premiere
- YouTube: A Samuca TV transmite em áudio com imagens da narração de Alberto Rodrigues, reportagem de Samuel Venâncio e comentários de Amanda Buru, Pedro Torres e Caio Fábio. Thiago Valu será o âncora.
Cruzeiro x América-MG: palpites para apostar
Com o terceiro melhor ataque da fase de grupos – 11 gols -, o Cruzeiro só não balançou a rede em dois jogos dos oito primeiros do Estadual. O América, por sua vez, lidera essa estatística – marcou 14 vezes. Assim, é uma boa apostar que ambos marcarão gols no jogo de ida da semifinal.
Quer fazer um palpite para este jogo? Acesse KTO.bet.br. Jogue com responsabilidade. Apostas são permitidas apenas para maiores de 18 anos.
Desfalques de Cruzeiro e América-MG
Cruzeiro
Suspenso na derrota para o Democrata-GV, Gabigol está de volta ao comando de ataque do Cruzeiro.
Preservados do último jogo para evitar suspensões pelo terceiro amarelo na semifinal, o zagueiro Fabrício Bruno e os meio-campistas Romero, Matheus Henrique e Christian também ficam à disposição de Jardim.
Outros destaques, poupados da maior parte do jogo em Sete Lagoas, como Dudu e Matheus Pereira, são outros que voltam e devem formar o time titular contra o América.
A principal novidade, contudo, deverá estar no banco de reservas. Após cumprir um planejamento individualizado de recuperação, o atacante Kaio Jorge, que entrou em campo somente uma vez nesta temporada (empate por 1 a 1 com o Betim), poderá ser relacionado para o jogo.
O zagueiro João Marcelo (cirurgia no joelho direito), o volante Japa (lesão no tendão da coxa esquerda) e o atacante Juan Dinenno (em transição após cirurgia no ligamento do joelho direito) seguem fora.
América
Alê, com dores no joelho esquerdo, e David Lopes, com lesão muscular na coxa direita, deverão ser os únicos desfalques do técnico William Batista.

Por outro lado, o Coelho deverá contar com Marín Benítez, que volta a ser relacionado após ficar fora das cinco rodadas da fase de grupos do Mineiro e se recuperar de lesão na coxa esquerda, e Fabinho, que foi baixa nas partidas contra Tombense e Aymorés.
Outra possível surpresa entre os convocados para a partida pode ser o lateral-direito Mariano. Inscrito a tempo pelo Coelho no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-jogador do Atlético-MG já participou de alguns treinos no novo clube.
Cruzeiro x América-MG: ficha técnica
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Marquinhos e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
América-MG
Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miqueias, Elizari e Cauan Barros; Fabinho, Figueiredo e Jonathas. Técnico: William Batista.
Motivo: jogo de ida da semifinal do Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 16 de fevereiro (domingo), às 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (MG) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MG)
VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (MG)

