publicidade

Cruzeiro sofre empate do América-MG, e decisão de vaga na final fica para jogo de volta

Time celeste saiu na frente, com gol de Gabigol, mas viu Coelho empatar na reta final do segundo tempo

publicidade

Mais um jogo sem vitória. Neste domingo (16), pela ida da semifinal do Campeonato Mineiro, o Cruzeiro até saiu na frente do placar, com Gabigol, de pênalti, mas viu o América-MG empatar aos 31’ do segundo tempo. O jogo marcou a estreia do técnico Leonardo Jardim no Mineirão.

Com o resultado, o Cruzeiro precisa de uma vitória no jogo da volta para garantir vaga na decisão no tempo regulamentar. Empate levará a decisão para a disputa de pênaltis. 

Diferentemente de outras edições do Estadual, não há mais vantagem do time de melhor campanha na primeira fase (o América-mg, neste caso) jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. 

O jogo de volta será realizado no próximo sábado (22), às 16h30, no Independência, em Belo Horizonte.

Destaque positivo

Participativos, Matheus Henrique e Matheus Pereira se destacaram no meio-campo do Cruzeiro e foram responsáveis pelas principais construções ofensivas. O camisa 10 do Cruzeiro ainda sofreu o pênalti, convertido por Gabigol.

Destaque negativo

O sistema defensivo do Cruzeiro de forma geral se mostrou confuso na tomada de decisão e errou saídas de bola simples. Mais uma vez, o goleiro Cássio mostrou insegurança e falhou em inúmeras reposições.

O jogo

Como de praxe em primeiro jogo de duelo mata-mata, os times se estudaram mais do que se arriscaram na primeira etapa. Com certo receio da pressão adversária, Cruzeiro e América-MG fizeram um primeiro tempo de jogo equilibrado, mas sem construções elaboradas ou muitas chances claras de gol. 

O América-MG utilizou de um grande repertório de faltas para tentar parar as investidas do Cruzeiro – foram 11 só na etapa inicial. O Coelho contou com certa tolerância do árbitro Anderson Daronco, que só deu cartão amarelo a Lucão pelo volume de infrações aos 23’.

Aos 37′, quando trocava mais passes e tentava encontrar espaço para se infiltrar na área do América-MG, o Cruzeiro chegou ao gol. Adyson tentou cortar uma bola após domínio de Matheus Pereira, mas acertou o pé do meio-campista cruzeirense. Com ajuda do VAR, Daronco marcou o pênalti, convertido por Gabigol.

Atrás do placar, o América-MG buscou intensificar a estratégia de marcar alto na volta do intervalo. Mas foi o Cruzeiro, após recuperar a bola no setor ofensivo, que conseguiu assustar primeiro. Aos 12’, Matheus Henrique trocou passes com Matheus Pereira e, de longe, finalizou a bola na trave de Matheus Mendes. Aos 25’, o Cruzeiro voltou a assustar, novamente em tentativa de Matheus Henrique. 

Aos 31’, quando o Cruzeiro tinha o controle do jogo, o América-MG chegou ao empate. Cauan Barros chutou de fora da área, a bola desviou em Jonathan e tirou Cássio da jogada. O duelo caminhou para o fim sem novas chances claras, com as equipes administrando o resultado e deixando a decisão da vaga para a final para o jogo de volta.

Cruzeiro 1 x 1 América-MG

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Marquinhos, aos 39’2ºT), Matheus Henrique, Eduardo (Lucas Silva, aos 19’2ºT) e Matheus Pereira; Dudu (Bolasie, aos 30’2ºT) e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.

América-MG

Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Kauã Diniz (Felipe Amaral, aos 38’ºT), Elizari (Benítez, aos 15’2ºT) e Cauan Barros (Miqueias, aos 38’2ºT); Fabinho, Adyson (Yago Santos, aos 15’2ºT) e Renato Marques (Jonathas, aos 25’2ºT). Técnico: William Batista.

Gols: Gabigol (aos 41’ºT); Cauan Barros (aos 31’2ºT)

Cartões amarelos: Gabigol (aos 14’1ºT), do Cruzeiro; Lucão (aos 23’1ºT), Kauã Diniz (aos 23’2ºT), Cauã Barros (aos 25’2ºT), Júlio (aos 36’2ºT) do América-MG

Público: 38.818

Renda: R$ 1.525.850,50

Motivo: jogo de ida da semifinal do Mineiro

Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)

Data e horário: 16 de fevereiro (domingo), às 16h (de Brasília)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)

Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos (MG) e Eduardo Gonçalves da Cruz (MG)

VAR: Gilberto Rodrigues Castro Júnior (MG)

Siga o Central nas redes
Tiago Mattar
Tiago Mattar é jornalista, especialista em jornalismo digital, e editor do Central da Toca. Realizou a cobertura do Cruzeiro no Superesportes e no Estado de Minas por quase 10 anos e chefiou a reportagem do esporte digital da Itatiaia entre 2023 e 2025.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Ingressos para URT x Cruzeiro pelo Mineiro: preços e como comprar

No sábado (14), às 19h, o Cruzeiro jogará em no Zama Maciel, em Patos de Minas, por classificação à semifinal do Estadual