O Cruzeiro entra em campo neste domingo (16), às 16h, para começar a decidir uma vaga na grande decisão do Campeonato Mineiro. O adversário será o América-MG, em jogo marcado para o Mineirão, em Belo Horizonte.
+ Leia também: Cruzeiro atualiza parcial de ingressos vendidos para semi contra América-MG
Mandante da partida, o time celeste se classificou à semifinal como líder do Grupo C, com 11 pontos. Já o América-MG garantiu a ponta do Grupo B ao alcançar 13 pontos. Como fez campanha melhor do que a Raposa na fase de grupos, o Coelho tem a vantagem de decidir a vaga em casa.
O jogo de volta será realizado no próximo fim de semana, no Independência, também em Belo Horizonte. A Federação Mineira de Futebol (FMF) ainda não divulgou data e horário do confronto.
Diferentemente de outras edições do Estadual, não há mais vantagem de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols. Eventual empate no placar agregado levará a decisão da vaga para a disputa de pênaltis.
Desfalques do Cruzeiro
Depois de estrear com um time praticamente todo reserva, o técnico Leonardo Jardim terá ‘força máxima’ contra o América-MG. Suspenso na derrota por 2 a 1 para o Democrata-GV, na última quarta-feira (12), no Mineirão, o atacante Gabigol está confirmado na partida.
Preservados para evitar suspensões pelo terceiro amarelo na semifinal, o zagueiro Fabrício Bruno e os meio-campistas Romero, Matheus Henrique e Christian também ficam à disposição de Jardim.
Outros destaques, poupados da maior parte do jogo em Sete Lagoas, como o meia Matheus Pereira e o atacante Dudu, são outros que retornam para formar o time titular contra o América-MG.

A principal novidade, contudo, deverá estar no banco de reservas. Após cumprir um planejamento individualizado de recuperação, o atacante Kaio Jorge, que entrou em campo somente uma vez nesta temporada (empate por 1 a 1 com o Betim), poderá ser relacionado para o jogo.
O zagueiro João Marcelo (cirurgia no joelho direito), o volante Japa (lesão no tendão da coxa esquerda) e o atacante Juan Dinenno (em transição após cirurgia no ligamento do joelho direito) seguem fora.
Provável escalação do Cruzeiro
Se Jardim não definir uma surpresa até a hora do jogo, o Cruzeiro deverá entrar em campo com o mesmo time que foi derrotado por 2 a 0 pelo Atlético-MG, no último domingo (9), pela fase de grupos do Campeonato Mineiro.
O provável Cruzeiro para enfrentar o América-MG tem Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero, Matheus Henrique e Matheus Pereira; Dudu, Marquinhos e Gabigol.
Desfalques do América-MG
O América-MG tem praticamente todo o grupo à disposição para enfrentar o Cruzeiro. Alê, com dores no joelho esquerdo, e David Lopes, com lesão muscular na coxa direita, deverão ser os únicos desfalques do técnico William Batista.
A expectativa por retornos, por outro lado, é grande. O Coelho deverá contar com Marín Benítez, que volta a ser relacionado após ficar fora das cinco rodadas finais da fase de grupos do Mineiro em função de uma lesão na coxa esquerda, e Fabinho, que foi baixa nas partidas contra Tombense e Aymorés.
Outra possível surpresa entre os convocados para a partida pode ser o lateral-direito Mariano. Inscrito a tempo pelo Coelho no Boletim Informativo Diário (BID), da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o ex-jogador do Atlético-MG já participou de alguns treinos no novo clube.
Provável escalação do América-MG
A provável escalação do América-MG para enfrentar o Cruzeiro tem Matheus Mendes; Júlio, Ricardo Silva, Lucão e Marlon; Miqueias, Elizari e Cauan Barros; Fabinho, Figueiredo e Jonathas.

