publicidade

Cruzeiro formaliza queixa na FMF por ‘erro grosseiro’ e solicita áudios do clássico

Cruzeiro enviou ofício à FMF para questionar decisões do VAR e do árbitro Felipe Fernandes de Lima na derrota para o Atlético-MG, pelo Campeonato Mineiro

publicidade

O Cruzeiro formalizou, na manhã desta segunda-feira (10), uma queixa na Federação Mineira de Futebol (FMF) contra a equipe de arbitragem no clássico contra o Atlético-MG. No documento, o clube disse ter sido prejudicado na derrota para o rival, em clássico pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro.

Por meio de nota, o Cruzeiro reclamou da arbitragem no clássico e afirmou que a não expulsão de Lyanco ao pisar em Dudu foi “um erro grosseiro”.

Além disso, o clube solicitou à FMF os áudios da comunicação entre Rodolpho Toski Marques, responsável pelo VAR no clássico, e Felipe Fernandes de Lima, dono do apito na partida.

A solicitação foi feita não somente para o lance de Lyanco com Dudu, mas também para a expulsão de Gabigol. Os lances aconteceram aos 17’ e aos 29’ do primeiro tempo, respectivamente.

Veja nota do Cruzeiro

“O Cruzeiro protocolou, na manhã desta segunda-feira, na Federação Mineira de Futebol e na comissão de arbitragem uma queixa formal a respeito da atuação dos árbitros, sobretudo do VAR, comandado pelo sr. Rodolpho Toski Marques, na partida desse domingo, contra o Atlético-MG, válida pela sétima rodada do Campeonato Mineiro.

No entendimento do clube e de todos os especialistas que se manifestaram publicamente, houve um erro grosseiro em lance ocorrido aos 17 minutos do primeiro tempo, quando o VAR deveria ter atuado e indicado a revisão do lance que ocasionaria a expulsão de um atleta adversário.

Com total descontentamento com o ocorrido, o Cruzeiro também informa que solicitou todos os áudios da comunicação entre o VAR e árbitro em campo acerca do lance em questão, além de outros momentos cruciais da partida, como a revisão da jogada que culminou na expulsão do atleta Gabriel.

O Cruzeiro preza pela lisura da competição e não deseja ser beneficiado, mas, sob hipótese alguma, aceitará ser prejudicado”.

Cruzeiro quer arbitragem de fora

Depois do jogo, Alexandre Mattos concedeu coletiva no Mineirão e detonou não só o VAR, mas também a FMF. O CEO do Cruzeiro pediu isonomia e transparência da federação, além de ter revelado que o clube enviará, nesta segunda (10), um ofício para pedir arbitragem de fora de Minas Gerais nos próximos clássicos.

“Qualquer clássico pela frente, não temos mais a confiança em ter arbitragem mineira. Queremos arbitragem de fora. Amanhã [hoje, 10], vamos mandar um ofício. Vamos formalizar que o VAR de Curitiba [Rodolpho Toski Marques] definitivamente não participe mais de um jogo do Cruzeiro. A arbitragem de fora é predicada na Série A”, disse.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

FMF divulga áudio do VAR no gol de Kaio Jorge contra o América-MG; assista

Áudio mostra análise detalhada do VAR, que validou o segundo gol da vitória celeste no clássico

Cruzeiro fecha 1ª fase do Mineiro com maior média de público mesmo como visitante no clássico

Torcida celeste lidera ranking de público do Mineiro e não pode mais ser alcançada na primeira fase

Cássio manda recado à diretoria do Cruzeiro após vitória sobre o América-MG: ‘Sei que não é fácil’

Após vitória no Mineirão, goleiro exalta união do elenco e manda mensagem à diretoria

Ingressos para URT x Cruzeiro pelo Mineiro: preços e como comprar

No sábado (14), às 19h, o Cruzeiro jogará em no Zama Maciel, em Patos de Minas, por classificação à semifinal do Estadual