O ‘cartão de apresentação’ a Leonardo Jardim, que estava em um dos camarotes no Mineirão, neste domingo (9), não foi do jeito que o Cruzeiro planejou. Gabigol foi expulso ainda no primeiro tempo e prejudicou a atuação do time diante do Atlético-MG, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro. Sem poder de reação, os celestes perderam por 2 a 0.
A Raposa ficou na bronca com a não expulsão de Lyanco, antes ainda do lance que originou o cartão vermelho para Gabi. O zagueiro adversário pisou no braço de Dudu, que havia sido derrubado por Rubens.
Apesar da derrota, o Cruzeiro garantiu a classificação às semifinais do Estadual. A equipe estrelada se manteve na liderança do Grupo C, com 11 pontos, e não pode ser mais alcançada pelo Aymorés (2º lugar, com seis), que perdeu por 1 a 0 para o Democrata-GV.
O time celeste agora concentra suas atenções para o duelo contra o Democrata-GV. As equipes se enfrentarão nesta quarta-feira (12), às 19h45, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela 8ª rodada do Mineiro.
A partida marcará a estreia de Leonardo Jardim sob o comando do Cruzeiro. O técnico iniciará o trabalho na Toca da Raposa nesta segunda-feira (10).
Quem foi o destaque positivo?
Dudu despontou como o destaque positivo do Cruzeiro, embora não tenha feito gol. O atacante incomodou bastante a defesa adversária pelo lado direito do campo.
Quem foi o destaque negativo?
Gabigol foi o destaque negativo do Cruzeiro. O camisa 9 desperdiçou uma grande chance após belo passe de Marquinhos e foi expulso pouco depois.
O atacante acertou uma cotovelada no rosto de Lyanco, no lado esquerdo do campo. Inicialmente, o árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) tinha aplicado apenas amarelo, mas após rever o lance no VAR, deu retirou o cartão e deu o vermelho direto.
O jogador do Cruzeiro revidou uma chegada dada pelo zagueiro atleticano no lance anterior.
O jogo
O cenário do primeiro tempo foi parecido com o clássico disputado em Orlando, nos Estados Unidos, na pré-temporada, no qual os rivais ficaram apenas no 0 a 0. Um jogo muito físico, com muitas faltas no meio-campo e poucas chances claras de gol.
A melhor do Cruzeiro saiu em grande lançamento de William pela direita, aos 19 minutos. O lateral-direito acionou Marquinhos, que ganhou na corrida de Guilherme Arana e cruzou rasteiro para dentro da área. Gabigol fez o breque e ficou livre na entrada da pequena área.
O atacante, no entanto, não conseguiu acertar a bola com muita força e mandou na mão do goleiro Everson.
O que já não estava bom, ficou pior para o Cruzeiro, que teve uma baixa importante aos 29′. Gabriel Barbosa acertou uma cotovelada no rosto de Lyanco e foi expulso.
Inicialmente, o árbitro Felipe Fernandes de Lima (MG) tinha aplicado apenas amarelo, mas, após rever o lance no VAR, deu retirou o cartão e deu o vermelho direto.
Na volta para a etapa final, o Cruzeiro tomou mais um banho de água fria. A zaga deu espaço, e Cuello achou Natanael na outra ponta da área. O lateral escorou para Hulk, que bateu rasteiro no canto esquerdo. Cássio tentou defender com a mão direita, mas a bola passou: 1 a 0.
Depois do chute que parecia ser defensável, Cássio fez duas boas intervenções para salvar a Raposa. O goleiro abafou o chute de Cuello e se esticou todo para espalmar a finalização de Palacios.
Wesley Carvalho até tentou dar um gás na equipe fazendo algumas substituições, mas não adiantou. O Cruzeiro não conseguiu levar perigo a Everson.
No fim, o Atlético-MG ainda explorou a saída da defesa celeste e matou o jogo. Cuello escapou pela esquerda e cruzou rasteiro para o meio da área. A bola passou dentro da pequena área até encontrar Hulk, que só teve o trabalho de empurrar para o fundo da rede: 2 a 0.
CRUZEIRO 0 X 2 ATLÉTICO-MG
Cruzeiro
Cássio; William, Jonathan Jesus, Fabrício Bruno e Kaiki; Lucas Romero (Christian, aos 20’2ºT), Matheus Henrique (Eduardo, aos 43’2Tº) e Matheus Pereira (Bolasie, aos 20’2ºT); Marquinhos, Dudu (Lautaro Díaz, aos 30’2ºT) e Gabigol. Técnico: Wesley Carvalho (interino).
Atlético-MG
Everson; Natanael, Lyanco, Junior Alonso (Palacios, no intervalo) e Guilherme Arana; Alan Franco, Gabriel Menino (Igor Rabello, aos 21’2ºT) e Gustavo Scarpa (Otávio, aos 43’2ºT); Rubens, Tomas Cuello (Bernard, aos 46’2ºT) e Hulk (Deyverson, aos 46’2ºT). Técnico: Cuca.
- Gols: Hulk, aos 9’2ºT e aos 41’2ºT (Atlético-MG)
- Cartões amarelos: Matheus Henrique, Christian (Cruzeiro); Junior Alonso, Rubens (Atlético-MG)
- Cartão vermelho: Gabigol, aos 29’1ºT (Cruzeiro)
- Motivo: 7ª rodada do Campeonato Mineiro
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Data e horário: 9 de fevereiro (domingo), às 16h (de Brasília)
- Público: 60.834 torcedores
- Renda: R$ 4.169.353,50
- Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
- Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Celso Luiz da Silva (MG)
- VAR: Rodolpho Toski Marques (MG)

