O duelo entre Cruzeiro e Atlético-MG neste domingo (9), às 16h, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 7ª rodada do Campeonato Mineiro, será ‘especial’ para Dudu. Este será apenas o segundo clássico mineiro da carreira do atacante de forma oficial.
Dudu só disputou um clássico pelo Cruzeiro. O único jogo do ponta-direita contra o maior rival foi em 8 de maio de 2011. Na ocasião, o time celeste perdeu por 2 a 1, na Arena do Jacaré, em Sete Lagoas, pela partida de ida da final do Estadual.
O então camisa 18 só entrou aos 35 minutos do segundo tempo, quando o placar já estava 2 a 1. Dudu tinha 19 anos e era uma promessa promovida das categorias de base pelo técnico Cuca.
Antes desse clássico, Dudu já havia sido relacionado para outro confronto contra o arquirrival, mas não foi acionado. Ele assistiu do banco de reservas a derrota celeste por 4 a 3, também na Arena do Jacaré, pela 3ª rodada do Estadual.
Dudu também não atuou no jogo de volta da final do torneio, vencido pelo Cruzeiro por 2 a 0. Ele comemorou do banco o título estrelado.
Dudu foi vendido às vésperas de clássico
O Cruzeiro sacramentou a venda de Dudu ao Dínamo Kiev, da Ucrânia, às vésperas de um clássico em 2011. O clube oficializou a transferência do jogador por 5 milhões de euros (R$ 11,6 milhões, na cotação da época) e o atleta foi cortado da lista de relacionados para o jogo.
+ Leia também: Pelo Cruzeiro, Gabigol tentará ampliar fama de ‘carrasco’ do Atlético-MG
Um dia antes, Dudu havia projetado a titularidade no duelo com o Atlético-MG. Se isso ocorresse, seria a primeira vez do atacante entre os 11 iniciais sob o comando de Joel Santana.
“Não gostaria de ser (um jogador de segundo tempo). Gostaria de poder jogar o tempo inteiro. Mas se tiver que entrar no segundo tempo, vou entrar e ajudar o Cruzeiro”, disse em entrevista naquela oportunidade.
Sem Dudu, o Cruzeiro venceu o Atlético-MG por 2 a 1, com dois gols do meia Montillo, em Sete Lagoas, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Brasileiro.
Atacante participou de clássico nos Estados Unidos
De volta ao Cruzeiro após 14 anos, Dudu enfrentou o time alvinegro no amistoso de pré-temporada em 18 de janeiro deste ano. As equipes ficaram no empate por 0 a 0, no Inter&Co Stadium, em Orlando, na Flórida, pela FC Series.
Entretanto, o confronto não entra para as estatísticas oficiais.
Números de Dudu contra o Atlético-MG
Dudu tem bons números contra o Atlético-MG. Depois que saiu do Cruzeiro, o atacante já enfrentou o time preto e branco 19 vezes por dois clubes diferentes (Grêmio e Palmeiras). Ao todo, o ‘baixinho’ acumula três gols e três assistências.

