As primeiras rodadas do Cruzeiro no Campeonato Mineiro serão com times diferentes. Pelo menos é o que garante Fernando Diniz. Crítico ferrenho do calendário do futebol brasileiro, o técnico afirmou que fará um rodízio no time para que os jogadores aguentem a demanda física neste início de temporada.
Após a vitória do Cruzeiro por 1 a 0 sobre o Tombense, nesse domingo (19), no Mineirão, em Belo Horizonte, Diniz voltou a reclamar do calendário apertado. O treinador ficou revoltado com a situação pela qual a equipe celeste passou para estrear no Estadual.
+ Leia também: Diniz elogia Cruzeiro após vitória e detona calendário do futebol brasileiro
O duelo contra o Tombense foi o terceiro jogo do Cruzeiro em menos de uma semana, sendo o segundo em dois dias. A Raposa enfrentou São Paulo e Atlético-MG em amistosos em Orlando, nos Estados Unidos, e retornou ao Brasil logo depois do clássico mineiro.
“Vou reclamar de novo do calendário porque não tem a mínima lógica jogar nos Estados Unidos ontem (sábado), clássico, chegar hoje no hotel às 10 horas da manhã para poder jogar no mesmo dia. Os jogadores estão de parabéns pela superação. Fizeram um primeiro tempo muito bom, muito bom mesmo. Parece até que a gente não tinha viajado”, iniciou.
Devido ao cansaço do acúmulo de partidas e do desgaste da viagem, Diniz mandou a campo contra o Gavião-carcará um time alternativo. O treinador repetiu praticamente a mesma escalação que esteve em campo na etapa final dos dois amistosos. A única mudança foi a manutenção do goleiro Cássio.
Cruzeiro fará rodízio no Mineiro
Diniz também afirmou que o rodízio nas primeiras rodadas do Estadual será importante para dar um ritmo aos atletas e preservá-los de possíveis lesões.
“Provavelmente, a possibilidade mais plausível nesse momento é ter um pouco de rodagem, principalmente no início”
Fernando Diniz, técnico do Cruzeiro
A alternativa pode dar mais chances aos jovens da base, segundo Diniz. No entanto, a entrada no time será de forma gradual, em comunhão com a ideia do departamento de futebol celeste, sem apressar processos. Quem deve ganhar mais ritmo de jogo é o atacante Tevis.
“Não vou falar que é só isso (dar oportunidade aos jovens atletas). Isso faz parte do planejamento e, obviamente, eu não vou cravar. Mas vou rodar o elenco e esses jogadores, como o caso do Tevis, está dando sequência naquilo que ele fez o ano passado, terminou jogando titular, terminou muito bem o campeonato, estava muito bem nos treinamentos, só jogou de titular porque ele estava mostrando que merecia a oportunidade e está dando sequência agora nessa temporada. Neste início de temporada, existe a possibilidade de rodar mais o elenco e pode ser que a gente veja”, finalizou.
Próximos compromissos do Cruzeiro
O Cruzeiro voltará a campo nesta quarta-feira (22), às 19h, para enfrentar o Athletic, pela segunda rodada da fase de grupos do Mineiro. O elenco celeste fará outra viagem, já que o confronto será disputado no Mané Garrincha, em Brasília.
Depois, a Raposa voltará a BH para encara o Betim. As equipes medirão forças no Mineirão, neste sábado (25), às 16h30, pela terceira rodada do Estadual.

