O Cruzeiro divulgou, na tarde desta terça-feira (27), os bastidores do título da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Na manhã do último domingo (25), o time celeste derrotou o São Paulo, por 2 a 1, no Pacaembu, na capital paulista, e conquistou o torneio de base mais importante do país pela segunda vez na história. Os gols foram marcados pelos laterais William e Gustavinho, enquanto o zagueiro Isac descontou para o Tricolor.
Nas imagens, o Cruzeiro mostrou as declarações de incentivos de Pedro Lourenço, presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF), e Joaquim Pinto, diretor esportivo do Cruzeiro, ainda no vestiário. Responsáveis pela base celeste, Fred Cascardo e Adilson Batista também acompanharam a delegação.
“Parabéns! Estou muito feliz pelo empenho de vocês. Todos os jogos foram importantes. Vocês já são vitoriosos, já são campeões. Eu tenho acompanhado. Vocês fizeram um trabalho de dar orgulho ao nosso torcedor, para a família de vocês. Para mim e para a nossa torcida, que é o mais importante”, iniciou o gestor do Cruzeiro.
“Agora é um detalhe. Esperamos sair campeões, mas quero deixar claro que vocês já atenderam ao objetivo. Parabéns para vocês, tamo junto. Vai dar tudo certo!”, reforçou Pedrinho.
Motivação de Joaquim Pinto
“Não se esqueçam de agradecer a Deus pela oportunidade que está dando. É uma oportunidade que qualquer jovem da idade gostaria de ter. Isso será sempre o mais importante”, ressaltou Joaquim Pinto.
Na sequência, o diretor esportivo do Cruzeiro destacou a possibilidade de os Crias da Toca fazerem história em um cenário totalmente favorável ao São Paulo. Joaquim pediu comprometimento e coragem para jogar.
“Depois, vocês se lembram do que eu disse na apresentação? O que é que a gente vinha fazer aqui? Ser campeão! Sem desculpas, sem nada. Estamos muito perto de atingir o objetivo. A equipe adversária e o público vão tentar nos intimidar. O que vocês vão fazer? Vão responder com o vosso olhar. Não temos medo de ninguém”, completou.
“Somos o Cruzeiro. Ninguém nos intimida. Está entendido? Os grandes jogadores gostam disso: dos grandes palcos, da exigência, é aqui que os grandes jogadores se revelam. Hoje, mais do que nunca, estão a jogar por vocês, mas estão a honrar o nome da vossa família, a jogar por nós todos. Por esse homem (Pedrinho), que poderia ter ficado no sofá, veio nos ver e não deixa faltar nada”, cobrou Joaquim Pinto.
Campanha impecável
Além do título, o Cruzeiro encerrou a Copinha com incríveis 100% de aproveitamento. Sob o comando de Mairon César, a equipe celeste venceu todos os nove jogos. Ao todo, foram 22 gols marcados e apenas cinco sofridos.
Durante a trajetória do Cruzeiro nesta edição, os crias da Toca superaram Francana-SP, Barra-SC e Esporte de Patos-PB na fase de grupos, Meia Noite-SP na segunda fase, Ponte Preta na terceira fase, Santos nas oitavas de final, Guanabara City nas quartas, Grêmio na semifinal e o São Paulo na decisão.
Ranking de títulos da Copinha no século
- Corinthians: 7 títulos (2004, 2005, 2009, 2012, 2017, 2024 e 2025)
- São Paulo: 3 títulos (2010, 2019 e 2025)
- Flamengo: 3 títulos (2011, 2016 e 2018)
- Santos: 2 títulos (2013 e 2014)
- Cruzeiro: 2 títulos (2007 e 2026)
- Palmeiras: 2 títulos (2022 e 2023)
- Inter: 1 título (2020)
- Portuguesa: 1 título (2002)
- Roma-SP: 1 título (2001)
- Santo André-SP: 1 título (2003)
- Figueirense: 1 título (2008)

