Embalado por sete vitórias e único semifinalista com 100% de aproveitamento no torneio, o Cruzeiro pode se classificar à quinta decisão em sua história na disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nesta quarta-feira (21), às 21h30 (de Brasília), o time celeste enfrenta o Grêmio, em Taubaté.
Com boas campanhas recentes, o Cruzeiro pode ser finalista da Copinha pela segunda vez em três anos. Em 2024, sob o comando de Fernando Seabra, na Neo Química Arena, a Raposa ficou perto do título, mas foi derrotada pelo Corinthians, por 1 a 0. Aos 39’ do segundo tempo, o atacante Kayke marcou o único gol do jogo.
No ano passado, o Cruzeiro foi eliminado nas quartas de final, após derrota por 3 a 1 para o São Paulo, em Jaú. Hoje no time principal, o lateral-esquerdo Kauã Prates marcou o gol celeste, enquanto os atacantes Lucas Ferreira e Ryan Francisco (2) fizeram os tentos do adversário. O Tricolor seria o campeão ao vencer o Corinthians na decisão.
A desclassificação em 2025 foi uma espécie de “troco” do São Paulo. Isso porque, em 2007, no Pacaembu, o Cruzeiro venceu a equipe paulista nos pênaltis e se consagrou campeão pela única vez.
Após empate no tempo normal, por 1 a 1, com gols de Anderson para o Cruzeiro e Tiago para o São Paulo, os mineiros levaram a melhor nas cobranças de pênaltis, por 6 a 5.
Do lado da Raposa, Guilherme, Jonathas, Simões, Luiz Fernando, Wellington e Paulinho converteram as cobranças. Serginho, Léo, Aislan, Jorge Miguel e Eric marcaram para o Tricolor, que desperdiçou com Bruno César.
Outras finais
Em 1996, o Cruzeiro disputou o título da Copinha em um clássico estadual contra o América-MG. O arquirrival abriu 2 a 0, com o zagueiro William Machado e o atacante Rinaldo. O time celeste ainda descontou com o atacante Da Silva, mas já era tarde para reagir. A derrota por 2 a 1 deu o título de base ao Coelho.
Seis anos depois, em 2002, o Cruzeiro voltou a amargar um vice-campeonato da Copinha. Na decisão, a equipe cruzeirense perdeu para a Portuguesa, por 1 a 0, com gol do atacante Kesley. A Raposa era comandada por Ney Franco e tinha peças conhecidas do torcedor entre os titulares, como o goleiro Gomes e os meias Wendel e Walter Minhoca.
Campanha do Cruzeiro na Copinha
- Cruzeiro 3×0 Barra-SC – fase de grupos
- Esporte de Patos-PB 0x1 Cruzeiro – fase de grupos
- Francana-SP 0x1 Cruzeiro – fase de grupos
- Cruzeiro 3×0 Meia Noite-SP – 2ª fase
- Cruzeiro 3×0 Ponte Preta – 3ª fase
- Cruzeiro 3×1 Santos – oitavas de final
- Guanabara City-GO 0x3 Cruzeiro – quartas de final
Semifinal da Copinha
Além de Cruzeiro e Grêmio, São Paulo e Ibrachina disputam a outra vaga na final da Copinha. O duelo será nesta quinta (22), às 21h30 (de Brasília), no Morumbis.

