Em uma noite de pouca inspiração e sem nenhuma pretensão na tabela, os reservas do Cruzeiro não aproveitaram o fator Mineirão, em Belo Horizonte, e empataram sem gols com o Unión Santa Fe-ARG nesta quarta-feira (28), por 0 a 0, na despedida da Copa Sul-Americana. Antes mesmo de a bola rolar pela 6ª rodada do Grupo E, os brasileiros e argentinos já estavam eliminados do torneio continental.
Durante grande parte do confronto, o Cruzeiro não conseguiu aproveitar uma vantagem numérica, após expulsão do zagueiro Valentín Fascendini aos 40 minutos do primeiro tempo.
Com o resultado, o Cruzeiro encerrou a sua campanha na Sul-Americana na terceira colocação da chave, com cinco pontos, enquanto o Unión Santa Fe-ARG amargou a lanterna, com quatro pontos ganhos. O Mushuc Runa-EQU avançou às oitavas como líder do Grupo E, com 14 pontos, e o Palestino-CHI foi aos playoffs como segundo colocado, com dez pontos.
Apesar do mau resultado na Sul-Americana, o Cruzeiro manteve a invencibilidade recente na temporada. Nos últimos dez jogos, incluindo todas as competições, o time comandado pelo português Leonardo Jardim somou sete vitórias e três empates.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, com a campanha encerrada na Sul-Americana, o Cruzeiro volta a se concentrar no Campeonato Brasileiro. No domingo (1º), às 19h30 (de Brasília), o time celeste receberá o Palmeiras, no Mineirão, em BH, em confronto direto pela 11ª rodada da Série A.
Qual o destaque positivo?
De forma geral, o meia Matheus Pereira foi o melhor em campo pelo Cruzeiro. O camisa 10 buscou o jogo e, apesar do desentrosamento com a maioria dos colegas, demonstrou relevância na construção de algumas situações criadas no campo ofensivo.
O jogo
Com poucas chances de gol e sem muita velocidade, o Cruzeiro foi para o intervalo com o placar em branco. Isso porque o Unión optou por se manter fechado na defesa e sequer ameaçou o goleiro Léo Aragão. O lance capital foi a expulsão do zagueiro Valentín Fascendini, aos 39’ da primeira etapa, após uma entrada criminosa no tornozelo direito do volante Murilo Rhikman.
Inicialmente, o jogador do Unión recebeu amarelo, mas, depois da revisão do VAR, foi punido com o cartão vermelho.
Apesar da vantagem numérica na reta final, o time celeste só chegou com maior perigo no primeiro tempo aos 42 minutos, quando Eduardo pegou um rebote dentro da área e chutou por cima do gol de Tagliamonte.
Na etapa final, mesmo com um a mais, o Cruzeiro não conseguiu ser muito contundente e, em dado momento, viu o Unión sair para o jogo. O ataque mais perigoso, inclusive, foi dos argentinos aos 33 minutos, quando Colazo aproveitou cruzamento de Mateo del Blanco e cabeceou com força, e a bola passou tinta da trave.
No último lance do jogo, aos 49′, Villalba cruzou na área e, de cabeça, Bolasie quase marcou o gol da vitória do Cruzeiro.
Cruzeiro 0x0 Unión Santa Fe
Cruzeiro
Léo Aragão; Fagner (William, aos 13’2ºT), Jonathan Jesus (Lucas Villalba, aos 13’2ºT), Mateo Gamarra e Kauã Prates; Walace, Murilo Rhikman (Yannick Bolasie, no intervalo), Eduardo e Matheus Pereira (Rodriguinho, aos 13’2ºT); Kaique Kenji e Lautaro Díaz (Juan Dinenno, aos 21’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.
Banco de reservas: Vitor Lamounier e Otávio; Nicolas Pontes, Fabrício Bruno, Lucas Romero e Lucas Silva.
Unión Santa Fe
Matías Tagliamonte; Lautaro Vargas, Franco Pardo, Valentín Fascendini e Claudio Corvalán; Mauro Pittón, Ezequiel Ham (Nicolás Paz, aos 44’2ºT), Mateo del Blanco e Lionel Verde (Maurício Martínez, no intervalo); Franco Fragapane (Julián Palacios, aos 33’2ºT) e Lucas Gamba (Agustín Colazo, aos 36’2ºT). Técnico: Leonardo Madelón.
Banco de reservas: Thiago Cardozo; Agustín Chávez, Juan Pablo Ludueña, Francisco Gerometta, Francisco Pumpido, Tomás Lavezzi, Jerónimo Dómina e Diego Díaz.
- Cartão amarelo: Lautaro Vargas, aos 22’2ºT (Unión)
- Cartão vermelho: Valentín Fascendini, aos 39’1ºT (Unión)
- Motivo: 6ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
- Data e horário: 28 de maio de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Público: 20.944 pessoas
- Renda: R$ 348.550,00
- Árbitro: Blas Romero (PAR)

