Mais uma noite para ser esquecida pelo Cruzeiro na Copa Sul-Americana. Apático no ataque, o time mineiro sofreu com a falta de entrosamento da formação praticamente reserva – com nove alterações – na altitude de 2.700 metros de Riobamba, no Equador. A Raposa ficou apenas no empate por 1 a 1 com o Mushuc Runa, nesta quarta-feira (7), pela 4ª rodada do Grupo E, e foi eliminada da competição de forma vexatória.
Depois de um primeiro tempo com poucas chances de ambos os lados, a etapa final teve outro ritmo. Aos 8 minutos, os donos da casa aproveitaram um vacilo do lateral-esquerdo Kauã Prates dentro da área. O jovem de 16 anos não conseguiu dominar a bola e foi desarmado por Orejuela, que chutou cruzado rasteiro no canto esquerdo e abriu o placar.
O Cruzeiro reagiu após a entrada de Kaique Kenji no jogo. Aos 23′, o atacante fez boa jogada pelo lado esquerdo e cruzou para Eduardo, que exigiu boa defesa do goleiro Formento. No rebote, Lautaro Díaz pegou de primeira e marcou um belo gol.
Destaque positivo
Apesar de não ter tido um jogador com grande brilho individual, quem mais aproveitou a oportunidade foi Kenji. O atacante usou os poucos bem os poucos minutos em campo e participou da construção do tento celeste.
Destaque negativo
O destaque negativo do Cruzeiro no confronto foi o ataque. A equipe celeste abriu mão da imposição no setor ofensivo e pouco incomodou o adversário. Só conseguiu levar perigo depois de sofrer um gol e precisar dar uma resposta para evitar a derrota.
Cruzeiro foi eliminado de forma antecipada
O empate não foi o suficiente para manter o Cruzeiro com chances de classificação. O time mineiro somou seu primeiro ponto e continuou na lanterna da chave. Antes, havia perdido para o próprio Mushuc Runa, Unión Santa Fe e Palestino.
Mais cedo, o Palestino venceu o Unión por 2 a 1, fora de casa, e chegou aos nove pontos. Para continuar sonhando com a possibilidade de disputar o playoff, o Cruzeiro precisava, pelo menos, vencer o Mushuc, o que não ocorreu.
Próximos jogos do Cruzeiro
O Cruzeiro agora volta suas atenções para o duelo contra o Sport. Os adversários se enfrentarão neste domingo (11), às 16h, na Ilha do Retiro, em Recife-PE, pela 8ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Já o próximo jogo pela Sul-Americana será na quarta-feira (14), às 21h30, quando o Cruzeiro receberá o Palestino, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 5ª rodada do Grupo E, apenas para cumprir tabela.
O jogo
O primeiro tempo na altitude de Riobamba deu sono. Bastante modificado, o Cruzeiro não conseguiu incomodar o adversário. O mesmo também ocorreu com o Mushuc Runa, que só assustou em levantamentos para a área, mas sem perigo efetivo.
Leonardo Jardim fez nove alteração na equipe em relação ao time que vinha jogando nas demais competições. O treinador estava preocupado com o desgaste físico gerado pela sequência.
Com uma equipe praticamente reserva, a Raposa esbarrou na falta de entrosamento e não mostrou o mesmo estilo de pressão para retomar a bola dos equatorianos. O jogo se concentrou em troca de passes na defesa, com tentativas fracassadas de ligação direta ao ataque.
A etapa final foi mais movimentada. O Mushuc aproveitou um vacilo do lateral-esquerdo Kauã Prates dentro da área e abriu o placar. O jovem de 16 anos não conseguiu dominar a bola e foi desarmado por Orejuela, que chutou cruzado rasteiro no canto esquerdo: 1 a 0.
Com a eliminação já batendo na porta, Jardim precisou mexer no time. Ele acionou outro garoto da base, que teve participação importante no empate celeste. O atacante Kaique Kenji fez boa jogada pelo lado esquerdo, cruzou para a área e encontrou Eduardo.
O meio-campista cruzeirense invadiu a área e chutou em cima do goleiro Formento. No rebote, Lautaro Díaz pegou de primeira e mandou no canto superior esquerdo para deixar tudo igual: 1 a 1.
Nos últimos minutos, Juan Dinenno teve grande oportunidade de cabeça, mas parou em Formento. A arbitragem também assinalou impedimento na jogada.
MUSHUC RUNA 1 X 1 CRUZEIRO
Mushuc Runa
Formento; Háquin, Quintero, Quiñones e Mina; Arce, Tapiero, Orejuela e Dávila; Penilla e Simisterra (Caicedo, aos 24’2ºT). Técnico: Ever Hugo Almeida
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kauã Prates (Fagner, aos 33’2ºT); Murilo Rhikman, Walace (Lucas Romero, aos 14’2ºT), Eduardo (Dinenno, aos 23’2ºT) e Rodriguinho (Kaique Kenji, aos 14’2ºT); Lautaro Díaz e Bolasie (Wanderson, aos 23’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim
- Gols: Orejuela, aos 8’2ºT (Mushuc Runa); Lautaro Díaz, aos 15’2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Dávila, Arce, Penilla (Mushuc Runa); Jonathan Jesus, Murilo Rhikman (Cruzeiro)
- Motivo: 4ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
- Data e horário: 7 de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Estádio Olímpico de Riobamba, em Riobamba (EQU)
- Árbitro: Roberto Pérez (PER)
- Assistentes: Michael Orue (PER) e Diego Jaimes (PER)
- VAR: Michael Espinoza (PER)

