Com o elenco reforçado para brigar por títulos em 2025, o Cruzeiro vai estrear na Copa Sul-Americana nesta terça-feira (1º), às 19h (de Brasília). Sob o comando de Leonardo Jardim, o time celeste visitará o Unión Santa Fe, no Estádio 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina.
Pressionados, os donos da casa perderam os dois últimos jogos e estão na vice-lanterna do Grupo A do Campeonato Argentino, em 14º lugar, com apenas oito pontos em 11 rodadas. Diante da má fase na liga local, o técnico Kily González, segundo apuração do Central da Toca, precisa vencer para seguir à frente da equipe.
Já o Cruzeiro vem de vitória sobre o Mirassol, no último sábado (29), no Mineirão, em Belo Horizonte, pela estreia da Série A do Campeonato Brasileiro. Agora, a Raposa tentará aumentar a sequência de resultados positivos.
Além disso, o Cruzeiro poderá alcançar a 42ª vitória em sua história contra times argentinos. O recorde entre os brasileiros pertence ao próprio clube celeste, com 41 triunfos em 91 partidas diante dos hermanos.
Unión Santa Fe-ARG x Cruzeiro: onde assistir
- Streaming: ESPN/Disney+
- YouTube: A Samuca TV transmite em áudio com imagens da narração de Alberto Rodrigues, reportagem de Samuel Venâncio (em Santa Fé) e comentários de Amanda Buru e Pedro Torres diretamente do estúdio. Thiago Valu será o âncora.
Unión Santa Fe-ARG x Cruzeiro: palpites
Contratado para resolver os problemas ofensivos do Cruzeiro, Gabigol vive um bom momento, com seis gols em oito jogos no ano.
Apostar que o camisa 9 do Cruzeiro fará o primeiro gol da partida ou vai balançar as redes a qualquer momento surgem como bons palpites.
Quer fazer um palpite para este jogo? Acesse KTO.bet.br. Jogue com responsabilidade. Apostas são permitidas apenas para maiores de 18 anos.
Desfalques de Unión e Cruzeiro
Para enfrentar o Cruzeiro, o Unión não terá nenhum desfalque por lesão ou suspensão.
Por outro lado, os principais desfalques do Cruzeiro para a estreia da Sul-Americana são Jonathan Jesus e Matheus Pereira. O zagueiro ainda se recupera de uma virose, condição que o tirou do jogo contra o Mirassol, enquanto o meia ficou em Belo Horizonte por causa da iminência de ter seu primeiro filho, o Théo.
Outras ausências, sentidas há alguns meses por questões médicas, são o volante Japa, em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, o atacante Juan Ignacio Dinenno, em transição após cirurgia no joelho direito, e o zagueiro João Marcelo, fora de combate depois de uma cirurgia no joelho direito.
Prováveis escalações de Unión e Cruzeiro
Unión Santa Fe
Na tentativa de mudar o cenário do Unión, Kily González avalia implementar mudanças entre os titulares no meio-campo e também no ataque. O treinador estuda uma possível saída do volante Rafael Profini para a entrada de Ezequiel Ham, seu principal concorrente pela posição.
Outras alternativas planejadas por Kily foram as entradas do meia Lionel Verde e do centroavante Lucas Gamba nas vagas dos atacantes Marcelo Estigarribia e Jerónimo Dómina, respectivamente.
O provável Unión Santa Fe tem: Thiago Cardozo; Lautaro Vargas, Nicolás Paz, Franco Pardo e Claudio Corvalán; Ezequiel Ham (Rafael Profini), Mauro Pittón e Mateo Del Blanco; Marcelo Estigarribia (Lionel Verde), Franco Fragapane e Jerónimo Dómina (Lucas Gamba).
Cruzeiro
Assim como o adversário, o Cruzeiro também deve fazer alterações entre os titulares. Após a vitória contra o Mirassol, Leonardo Jardim sinalizou que fará mudanças no time para a estreia da Sul-Americana. O português, porém, não deu pistas sobre em quais posições deve mexer na equipe em solo argentino.
O elenco fez o único treinamento na manhã desta segunda (31), no CT do Colón, em Santa Fé. A escalação do Cruzeiro só será definida pela comissão técnica horas antes do duelo com o Unión.
Diante do time argentino, o Cruzeiro pode ter o paraguaio Mateo Gamarra como companheiro de zaga de Fabrício Bruno. Já na lateral esquerda, Jardim tem Marlon, Kaiki e Lucas Villalba como opções.
No meio-campo, o técnico português terá várias opções, especialmente em relação aos volantes. Além de Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique, Jardim também relacionou, por exemplo, o experiente Lucas Silva e o jovem Christian, que pode atuar em mais de uma função.
Com relação ao sistema ofensivo, o Cruzeiro atuou no último sábado (29) com quatro atacantes de ofício: Dudu, Wanderson, Gabigol e Kaio Jorge. Uma possibilidade para a estreia da Sul-Americana é a saída de um dos homens de frente para preencher o meio-campo com mais um atleta.
Um possível Cruzeiro tem: Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra e Villalba (Kaiki); Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique; Dudu, Gabigol e Wanderson (Kaio Jorge).
Unión Santa Fe-ARG x Cruzeiro
- Unión Santa Fe: Thiago Cardozo; Lautaro Vargas, Nicolás Paz, Franco Pardo e Claudio Corvalán; Ezequiel Ham (Rafael Profini), Mauro Pittón e Mateo Del Blanco; Marcelo Estigarribia (Lionel Verde), Franco Fragapane e Jerónimo Dómina (Lucas Gamba). Técnico: Kily González.
- Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Gamarra e Lucas Villalba; Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique; Dudu, Wanderson e Gabigol. Técnico: Leonardo Jardim.
- Motivo: 1ª rodada do Grupo E da Copa Sul-Americana
- Data e horário: 1º de abril (terça-feira) de 2025, às 19h (de Brasília)
- Local: 15 de Abril, em Santa Fé, na Argentina
- Árbitro: Andrés Matonte (URU)
- Assistentes: Nicolás Tarán (URU) e Hector Bergalo (URU)
- VAR: Andrés Cunha (URU)

