Em busca do título inédito da Copa Sul-Americana, o Cruzeiro vai estrear na competição contra o Unión Santa Fe, na Argentina. As equipes vão se enfrentar nesta terça-feira (1º), às 19h (de Brasília), no Estádio 15 de Abril, em Santa Fe, pela primeira rodada do Grupo E.
Mandante no duelo, o Unión vive um momento bastante conturbado. Vice-lanterna do Grupo A do Campeonato Argentino, em 14º lugar, com apenas oito pontos em 11 rodadas, o time de Kily González vem de derrotas para o Racing em casa e para o Aldosivi como visitante.
Na temporada, os argentinos só venceram três das 12 partidas que disputaram, além de dois empates e sete derrotas. O aproveitamento do Unión em 2025 é de 30,55%. Com o péssimo desempenho recente, Kily González viverá o ‘dia D’ pela permânencia no cargo contra o Cruzeiro.
Já o Cruzeiro, apesar da frustrante campanha no Campeonato Mineiro, chega com um pouco mais de confiança ao ter vencido o Mirassol na estreia da Série A do Campeonato Brasileiro. No último sábado (29), o time comandado por Leonardo Jardim derrotou a equipe paulista por 2 a 1 e iniciou o Brasileirão com três pontos.
Neste ano, o Cruzeiro já entrou em campo 11 vezes. Os brasileiros têm rendimento ligeiramente melhor em relação ao Unión Santa Fe. Ao todo, foram quatro vitórias, quatro empates e três derrotas, um aproveitamento de 48,48%.
Quem pode jogar no Unión
Para enfrentar o Cruzeiro, o Unión Santa Fe não tem nenhuma baixa importante por ordem médica. No entanto, Kily González avalia fazer mudanças no meio-campo e no ataque.
Uma das dúvidas do treinador é a possível saída do volante Rafael Profini para a entrada de Ezequiel Ham, seu principal concorrente pela posição.
Outras alternativas avaliadas pelo Unión Santa Fe são as entradas do meia Lionel Verde e do centroavante Lucas Gamba nas vagas dos atacantes Marcelo Estigarribia e Jerónimo Dómina, respectivamente.
A provável escalação do Unión tem: Thiago Cardozo; Lautaro Vargas, Nicolás Paz, Franco Pardo e Claudio Corvalán; Ezequiel Ham (Rafael Profini), Mauro Pittón e Mateo Del Blanco; Marcelo Estigarribia (Lionel Verde), Franco Fragapane e Jerónimo Dómina (Lucas Gamba).
Quem pode jogar no Cruzeiro
Após a vitória contra o Mirassol, o técnico Leonardo Jardim sinalizou que fará mudanças no time do Cruzeiro para a estreia da Sul-Americana. O português, porém, não deu pistas sobre em quais posições deve mexer na equipe em solo argentino.
O elenco fez o único treinamento na manhã desta segunda (31), no CT do Colón, em Santa Fe. A escalação do Cruzeiro só será definida pela comissão técnica horas antes do duelo com o Unión.
Diante do time argentino, o Cruzeiro pode ter o paraguaio Mateo Gamarra como companheiro de zaga de Fabrício Bruno. Já na lateral esquerda, Jardim tem Marlon, Kaiki e Lucas Villalba como opções.
No meio-campo, o técnico português terá várias opções, especialmente em relação aos volantes. Além de Lucas Romero, Walace e Matheus Henrique, Jardim também relacionou, por exemplo, o experiente Lucas Silva e o jovem Christian, que pode atuar em mais de uma função.
Com relação ao sistema ofensivo, o Cruzeiro atuou no último sábado (29) com quatro atacantes de ofício: Dudu, Wanderson, Gabigol e Kaio Jorge. Uma possibilidade para a estreia da Sul-Americana é a saída de um dos homens de frente para preencher o meio-campo com mais um atleta.
Desfalques do Cruzeiro
Os principais desfalques do Cruzeiro para a estreia da Sul-Americana são Jonathan Jesus e Matheus Pereira. O zagueiro ainda se recupera de uma virose, condição que o tirou do jogo contra o Mirassol, enquanto o meia ficou em Belo Horizonte por causa da iminência de seu primeiro filho, o Théo.
Outras ausências, sentidas há alguns meses por questões médicas, são o volante Japa, em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, o atacante Juan Ignacio Dinenno, em transição após cirurgia no joelho direito, e o zagueiro João Marcelo, fora de combate depois de uma cirurgia no joelho direito.

