Bicampeão da Copa Libertadores, o Cruzeiro tentará, pelo segundo ano consecutivo, conquistar o inédito título da Copa Sul-Americana. No ano passado, o time celeste “bateu na trave” ao perder para o Racing, da Argentina, na grande final, por 3 a 1, em Assunção, no Paraguai.
Garantido na fase de grupos e como cabeça de chave, o Cruzeiro pode ter que superar ao menos quatro campeões da Sul-Americana para ficar com a taça em 2025. Um deles é o Independiente, bicampeão do torneio e o maior vencedor da história da Libertadores, com sete troféus.

Outros campeões
Além da equipe de Avellaneda, na Grande Buenos Aires, que ergueu o troféu nas edições de 2010 e 2017, contra Goiás e Flamengo, respectivamente, outros dois argentinos e um peruano que venceram a Sul-Americana tentarão mais um título em 2025.
Do lado “hermano”, Lanús e Defensa y Justicia tentarão o bicampeonato. Na final, o time grená derrotou a Ponte Preta, em 2013, mas perdeu para o próprio Defensa y Justicia na decisão sete anos mais tarde, em 2010.
Da mesma forma, o Cienciano tentará fazer história novamente pelo futebol peruano. O clube é o único representante do país com título internacional, conquistado em 2003 contra o River Plate, da Argentina.
Vale ressaltar, no entanto, que Cruzeiro (26º), Independiente (22º), Lanús (30º) e Defensa y Justicia (33º) não poderão se enfrentar na fase de grupos. Isso porque todos eles serão cabeças de chave, conforme as suas respectivas posições no ranking da Conmebol. Mas qualquer um deles pode enfrentar de cara o Cienciano (118º), atualmente no Pote 3.
Quem está na fase de grupos
Com o Cruzeiro de olho, 22 das 32 equipes que brigarão pelo título continental em 2025 já estão definidos.
Além dos seis brasileiros e dos seis argentinos garantidos na fase de grupos, outros dez times conquistaram vaga na próxima etapa da competição.
Outras seis equipes vão se classificar em confrontos eliminatórios, enquanto os últimos quatro serão conhecidos após serem eliminados da Copa Libertadores.
Brasil
- Cruzeiro
- Atlético-MG
- Fluminense
- Grêmio
- Vasco
- Vitória
Argentina
- Godoy Cruz
- Independiente
- Huracán
- Unión
- Lanús
- Defensa y Justicia
Bolívia
- Nacional Potosí
- San José
Colômbia
- Once Caldas
Chile
- Palestino
- Unión Española
Equador
- Mushuc Runa
Paraguai
- Sportivo Luqueño
Peru
- Cienciano
Uruguai
- Racing
Venezuela
- Puerto Cabello

