Acionado na reta final do confronto com o Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, Gabigol errou o pênalti decisivo e fechou o ano de 2025 de forma melancólica pelo Cruzeiro. O time celeste venceu por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, mas foi eliminado nos pênaltis, por 5 a 4, depois de o atacante ter perdido a chance de garantir a vaga na final.
Aos 46 minutos do segundo tempo, Gabigol entrou na vaga de Kaio Jorge com a responsabilidade de converter uma das cobranças na Neo Química Arena, em São Paulo. O camisa 9, porém, bateu à meia-altura no canto direito e viu o goleiro Hugo Souza se consagrar. Se tivesse acertado, o Cruzeiro teria carimbado o passaporte rumo à decisão com vitória de 5 a 3 nas penalidades.
Contratado com salário astronômico, Gabigol perdeu a titularidade em abril, no empate contra o São Paulo, pelo Campeonato Brasileiro, e, desde então, viveu de “lampejos”.
Apesar dos bons números, o atacante não produziu o suficiente para ganhar a confiança de Leonardo Jardim na formação inicial e, de quebra, encerrou a temporada bastante cobrado pela torcida.
Outros detalhes que pesam contra a temporada de Gabigol foram os envolvimentos em polêmicas. Ao longo de 2025, Gabigol irritou parte da torcida com declarações ao Santos e ao Flamengo, além de ter prometido que faria um gol na final da Copa do Brasil. Esses aspectos se somam ao rendimento abaixo das expectativas.
Em sua primeira temporada, Gabigol disputou 49 jogos pelo Cruzeiro. No período, participou de 17 gols, com 13 tentos e quatro assistências. Sem desempenho para assumir o lugar de Kaio Jorge e também de Matheus Pereira, posição em que foi testado ocasionalmente, amargou a reserva e foi apenas uma espécie de 12º jogador.
Gabigol fica no Cruzeiro?
Publicamente, o presidente da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro, Pedro Lourenço, disse “estar tranquilo” com a situação de Gabigol no clube. Anunciado no primeiro minuto do ano, o atacante era um desejo antigo do dirigente.
Fato é que, embora cedo para cravar qualquer cenário, Gabigol tem, pelo menos, mais três anos de contrato com o Cruzeiro. O acordo vigente tem validade até o final de 2028.

