Em busca de uma heroica virada na Copa do Brasil, o Cruzeiro terá que vencer por dois gols de diferença para ser finalista do torneio. Ao ser derrotado dentro do Mineirão, em Belo Horizonte, para o Corinthians, por 1 a 0, o time celeste será obrigado a reverter a vantagem fora de casa. O duelo na Neo Química Arena, em São Paulo, será no domingo (14), às 18h (de Brasília).
Diante do Corinthians, o Cruzeiro tentará conquistar a nona vitória por dois ou mais gols de diferença em 2025. Sob o comando de Leonardo Jardim, a equipe se consagrou nesse cenário em oito oportunidades, além de uma ocasião com o auxiliar Wesley Carvalho à beira do campo.
Para o torcedor mais otimista, vale destacar que três das oito vitórias com essa margem de gols foram registradas nesta edição da Copa do Brasil. Isso aconteceu nos confrontos com o Atlético-MG, CRB e Vila Nova fora de casa, pelas quartas, oitavas de final e 3ª fase, respectivamente. Os demais compromissos do Cruzeiro ocorreram no Brasileirão e no Campeonato Mineiro.
As vitórias por 2 ou mais gols de diferença
- 27/8: Atlético-MG 0x2 Cruzeiro (Arena/BH) – ida das quartas de final da Copa do Brasil
- 7/8: CRB 0x2 Cruzeiro (Rei Pelé/Maceió) – volta das oitavas de final da Copa do Brasil
- 3/8: Botafogo 0x2 Cruzeiro (Nilton Santos/Rio de Janeiro) – 18ª rodada do Brasileirão
- 17/7: Fluminense 0x2 Cruzeiro (Maracanã/Rio de Janeiro) – 14ª rodada do Brasileirão
- 25/5: Fortaleza 0x2 Cruzeiro (Castelão/Fortaleza) – 10ª rodada do Brasileirão
- 22/5: Vila Nova 0x3 Cruzeiro (Serra Dourada/Goiânia) – volta da 3ª fase da Copa do Brasil
- 11/5: Sport 0x4 Cruzeiro (Ilha do Retiro/Recife) – 8ª rodada do Brasileirão
- 30/1: Itabirito 1×4 Cruzeiro (Independência/BH) – 4ª rodada do Mineiro
As derrotas do Corinthians em casa
No dia 16 de abril, o Corinthians foi derrotado pelo Fluminense, por 2 a 0, dentro da Neo Química Arena, em São Paulo. À época, em confronto válido pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro, os cariocas venceram com gols do lateral-esquerdo Renê e do meia-atacante Jhon Arias.
Nesta temporada, o Corinthians perdeu seis vezes ao lado da torcida. Com exceção do jogo contra o Fluminense, as outras derrotas foram registradas por um gol de diferença. Caso vença por essa margem, o Cruzeiro levará a decisão para os pênaltis, o que ainda deixaria a classificação em aberto.
Além do Fluminense, Ceará, Flamengo, Bahia e Bragantino também saíram com os três pontos na Neo Química Arena. Já pela fase de grupos da Copa Sul-Americana, o Huracán, da Argentina, conquistou uma importante vitória sobre o Corinthians em solo paulista.
- 9/11: Corinthians 0x1 Ceará – 33ª rodada do Brasileirão
- 28/9: Corinthians 1×2 Flamengo – 25ª rodada do Brasileirão
- 16/8: Corinthians 1×2 Bahia – 20ª rodada do Brasileirão
- 13/7: Corinthians 1×2 Bragantino – 13ª rodada do Brasileirão
- 16/4: Corinthians 0x2 Fluminense – 4ª rodada do Brasileirão
- 2/4: Corinthians 1×2 Huracán-ARG – 1ª rodada da fase de grupos da Sul-Americana
Recorte da Copa do Brasil
A missão do Cruzeiro é ainda mais dura no recorte exclusivo da Copa do Brasil. Isso porque, além da vantagem, o Corinthians sequer foi vazado nos sete jogos que já atuou nesta edição.
Com curto prazo de recuperação dos atletas, o técnico Leonardo Jardim terá que planejar uma estratégia mais eficiente fora de casa. O único gol sofrido nos sete compromissos da Copa do Brasil complicou o Cruzeiro, ainda que o time tenha dado evidências no Brasileirão de que sabe atuar longe dos seus domínios.
Na Série A, o Cruzeiro terminou as 38 rodadas com a terceira melhor campanha como visitante, com 27 pontos somados. Ao todo, foram seis vitórias, nove empates e quatro derrotas, um aproveitamento de 47,37%.
Nota da redação: Além dos jogos citados ao longo da matéria, o Cruzeiro também venceu o Botafogo por dois gols de diferença, pela 18ª rodada do Brasileirão. A reportagem foi atualizada às 13h57 de 11 de dezembro de 2025.

