Em uma noite de pouca inspiração, o Cruzeiro frustrou as expectativas da torcida com o Mineirão lotado, em Belo Horizonte, e perdeu para o Corinthians nesta quarta-feira (10). Com gol do atacante holandês Memphis Depay, os paulistas triunfaram por 1 a 0 e abriram vantagem na semifinal da Copa do Brasil.
Diante de uma das piores atuações na temporada, o Cruzeiro pouco criou e marcou mal, especialmente no primeiro tempo. Na etapa inicial, quando sofreu o gol de Depay, o time celeste perdeu a maioria dos duelos e ficou “encaixotado” na marcação da equipe de Dorival Júnior.
Na volta do intervalo, com a desvantagem no placar, o Cruzeiro passou a alçar bolas na área corintiana e ofereceu poucos riscos ao Corinthians. O técnico Leonardo Jardim fez substituições mais cedo, mas o time não esboçou reação por muito tempo.
Com a derrota dentro de casa, o Cruzeiro precisa vencer por dois gols de diferença na volta para se classificar no tempo normal. Um resultado positivo por um gol levará a decisão aos pênaltis, enquanto o Corinthians joga também pelo empate. O segundo compromisso será no domingo (14), às 18h (de Brasília), na Neo Química Arena, em São Paulo.
Maior campeão, com seis títulos, o Cruzeiro disputa a 12ª semifinal de Copa do Brasil em sua história. Foi a quinta vez que a equipe celeste perdeu o primeiro jogo desta etapa da competição. Nas outras oportunidades, venceu duas, empatou uma e perdeu outra, sendo eliminado em três das quatro eliminatórias.
O jogo
Com uma postura decepcionante, o Cruzeiro foi encurralado pelo Corinthians no começo do jogo e, ao errar passes, viu a confiança abaixar na primeira etapa. O adversário passou a ganhar os duelos e a atacar com mais liberdade, um retrato do gol corintiano. Memphis Depay estava sozinho no momento em que balançou as redes.
A primeira grande chance do jogo foi do Corinthians, o que já indicava um “abafa” inicial dos paulistas. Aos cinco minutos, Depay cobrou escanteio pelo lado esquerdo de ataque, houve desvio no meio do caminho e Cássio fez uma defesaça em uma cabeçada.
Pelo lado do Cruzeiro, a oportunidade que levantou a torcida foi aos dez minutos do primeiro tempo. Após vacilo da defesa do Corinthians, Matheus Pereira saiu na cara do gol, mas bateu em cima de Hugo Souza.
Depois de pressionar o Cruzeiro, o Corinthians abriu o placar aos 21’ do primeiro tempo. Com liberdade, Carrillo cruzou pelo lado direito de ataque em direção à área, Yuri Alberto escorou para trás e, com sorte, Depay dominou para marcar o gol.
Na volta do intervalo, logo no primeiro minuto, o Cruzeiro já assustou a torcida do Corinthians. William cruzou para a área e achou Arroyo, que cabeceou firme para o chão e obrigou Hugo Souza a trabalhar.
Com o passar do tempo, o Corinthians optou por sustentar a vantagem, enquanto o Cruzeiro seguiu com a estratégia de alçar bolas na área, mas sem nenhum efeito.
No apagar das luzes, aos 50′ do segundo tempo, Gabigol teve chance na entrada da área e bateu com força, de canhota, por cima do gol de Hugo Souza.
Cruzeiro 0x1 Corinthians
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba (Jonathan Jesus, no intervalo) e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva (Eduardo, aos 40’2ºT), Christian (Sinisterra, aos 14’2ºT) e Matheus Pereira; Arroyo (Gabigol, aos 26’2ºT) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim.
Banco de reservas: Léo Aragão; João Marcelo, Kauã Prates, Walace, Matheus Henrique, Ryan Guilherme, Japa e Bolasie.
Corinthians
Hugo Souza; Matheuzinho, André Ramalho, Gustavo Henrique e Matheus Bidu; José Martínez (Rodrigo Garro, aos 28’2ºT), Maycon, André Carrillo (Vitinho, aos 19’2ºT) e Breno Bidon (Fabrizio Angileri, aos 40’2ºT); Yuri Alberto (André, aos 19’2ºT) e Memphis Depay (Charles, aos 29’2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Banco de reservas: Felipe Longo; Cacá, João Pedro Tchoca, Dieguinho, Ángel Romero, Kayke e Gui Negão.
- Gol: Memphis Depay, aos 21’1ºT (Corinthians)
- Cartões amarelos: Memphis Depay, aos 45’1ºT, Gustavo Henrique, aos 6’2ºT, Hugo Souza, aos 32’2ºT, Maycon, aos 40’2ºT, e André, aos 47’2ºT (Corinthians); Fabrício Bruno, aos 31’2ºT, e Lucas Romero, aos 38’2ºT (Cruzeiro)
- Motivo: jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil
- Data e horário: 10 de dezembro de 2025 (quarta-feira), às 21h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Público: 59.052 pessoas
- Renda: R$ 6.676,848,02
- Árbitro: Anderson Daronco (RS)
- Assistentes: Rafael da Silva Alves (RS) e Maira Mastella Moreira (RS)
- VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)

