Com expectativa de novo recorde de público, o Mineirão, em Belo Horizonte, estará completamente lotado para o clássico entre Cruzeiro e Atlético-MG, pela volta das quartas de final da Copa do Brasil. Mais de 61 mil cruzeirenses são aguardados no confronto desta quinta-feira (11), às 19h30 (de Brasília).
Na noite dessa quarta-feira (10), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) detalhou a operação que será feita pela BHTrans, BPTran e Guarda Municipal antes de a bola rolar no Mineirão.
O trânsito certamente ficará carregado nas vias de acesso ao estádio, como as avenidas Presidente Antônio Carlos, Presidente Carlos Luz e Dom Pedro II. O motorista também deve redobrar a atenção em grande parte dos trechos do Anel Rodoviário. A tendência é que todas essas áreas da capital estejam com fluxo cheio a partir das 17h (de Brasília).
Três horas antes do início do jogo, os semáforos da Avenida Antônio Carlos, no sentido Pampulha, entre a Rua Aporé e a Antônio Abrahão Caram, e no sentido Centro, entre a Estação Pampulha e a Antônio Abrahão Caram, serão ajustados para o modo intermitente (flash) para melhorar a fluidez do trânsito na região do Mineirão.
Agentes da BHTrans vão operar o trânsito nessas interseções para garantir a segurança de motoristas e, principalmente, pedestres.
A PBH também destacou a alta probabilidade de alto fluxo em regiões com maior concentração de bares, como a Savassi. Por causa do horário do jogo, uma alternativa para quem sai do trabalho em horário comercial e não consegue chegar a tempo é assistir ao clássico em estabelecimentos comerciais.
Para os cruzeirenses que vão marcar presença no Mineirão, a recomendação é sair cedo de casa para evitar o trânsito mais carregado.
Alterações no trânsito
- A partir das 20h dessa quarta-feira (10), serão implantadas reservas de áreas (proibição de estacionamento). A circulação no entorno do Mineirão será alterada, para garantir a fluidez do trânsito, e serão instaladas faixas de tecido informativas para os motoristas e pedestres.
- Na quinta (11), será realizada inversão do sentido de circulação na Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as avenidas Coronel Oscar Paschoal e Rei Pelé. Nesse trecho, ambas as pistas vão operar no sentido Avenida Antônio Carlos/orla da Lagoa da Pampulha, facilitando o acesso aos estacionamentos G1, G2 e G3.
- Será implantada faixa reversível operacional no contrafluxo da Antônio Abrahão Caram, entre a ‘agulha’ do canteiro central, próximo à Alameda das Acácias, e as entradas dos estacionamentos G1, G2 e G3, para utilização da força de segurança e salvamento e para melhorar a fluidez nas avenidas Antônio Carlos e Antônio Abrahão Caram.
Linhas de ônibus
Confira as linhas do transporte coletivo que atendem a região:
- 64: Estação Venda Nova/Assembleia/via Carlos Luz – todos os dias
- 67: Estação Vilarinho/Santo Agostinho/via Carlos Luz – dias úteis e sábados
- 5102: UFMG/Santo Antônio – dias úteis e sábados
- 5106: Bandeirantes/BH Shopping – todos os dias e horário noturno
- 5401: São Luís/Dom Cabral – todos os dias e horário noturno
- 503: Estação São Gabriel/Aparecida/Santa Rosa – todos os dias
- 504: Estação São Gabriel/Santa Rosa/Aparecida – todos os dias
- 506: Estação Ponto São José/Avenida Antônio Carlos
- S-53: Confisco/Ouro Minas – dias úteis e sábados
- S-54A: Dom Bosco/Shopping Del Rey – todos os dias
- S-54B: Dom Bosco/Shopping Del Rey – todos os dias
- S-56: Vilarinho/São José – dias úteis e sábados
Táxi
Serão implantados três pontos de táxi, nos seguintes locais:
- Avenida Coronel Oscar Paschoal (pista Interna, canteiro central), em frente ao estacionamento G2 – hall principal.
- Avenida Antônio Abrahão Caram (pista externa), entre a Alameda das Palmeiras e a Avenida Coronel Oscar Paschoal.
- Avenida Rei Pelé (canteiro central da pista externa), entre a Avenida Antônio Abrahão Caram e o estacionamento G1.
Aplicativos
Será criado um ponto de embarque e desembarque para veículos de aplicativos e carona:
- Avenida Antônio Abrahão Caram, entre as alamedas dos Coqueiros e das Princesas.
Abertura dos portões do Mineirão
Conforme horário estabelecido pelo Cruzeiro, os portões do Mineirão serão abertos às 16h30 (de Brasília), ou seja, a três horas antes do início do clássico.
Os cruzeirenses terão acesso à Esplanada com bom prazo de antecedência, com o objetivo de diminuir as filas nas catracas e proporcionar maior conforto ao torcedor.
Cruzeiro em vantagem
Por ter vencido na Arena, por 2 a 0, o time de Leonardo Jardim poderá até perder por um gol de diferença no Mineirão para avançar à semifinal da Copa do Brasil.

