publicidade

Cruzeiro se impõe, vence Atlético-MG, cala Arena e abre vantagem nas quartas da Copa do Brasil

Com golaço de Fabrício Bruno e faro de artilheiro de Kaio Jorge, time celeste venceu por 2 a 0 na casa do adversário e decidirá a vaga no Mineirão

publicidade

Equilibrado, eficiente e com o ataque em grande fase, o Cruzeiro calou a Arena na noite desta quarta-feira (27), venceu o Atlético-MG por 2 a 0, em Belo Horizonte, e abriu vantagem nas quartas de final da Copa do Brasil. No segundo tempo, o zagueiro Fabrício Bruno fez um golaço, e Kaio Jorge deu números finais na casa do adversário.

Com a vitória, o Cruzeiro ampliou o ótimo aproveitamento e chegou ao terceiro triunfo em compromissos na Arena. Ao todo, em cinco clássicos, também houve um empate e uma derrota do time celeste.

Em vantagem na busca pela classificação, o Cruzeiro receberá o Atlético-MG no dia 11 de setembro (quinta), às 19h30 (de Brasília), no Mineirão, em BH, com o estádio totalmente lotado por cruzeirenses.

Diante do rival, o Cruzeiro tentará voltar à semifinal do torneio mata-mata depois de seis anos. Em 2019, depois de ter sido bicampeã em 2017 e em 2018, a Raposa foi eliminada pelo Internacional na fase anterior à decisão.

Próximo jogo do Cruzeiro

Agora, o Cruzeiro volta a focar na disputa do Campeonato Brasileiro. No sábado (23), às 21h (de Brasília), o time celeste receberá o São Paulo, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 22ª rodada da competição.

Quais os destaques positivos?

No primeiro tempo, embora o rival tenha atacado e pressionado pelo lado esquerdo de defesa, o zagueiro Fabrício Bruno foi um grande destaque do Cruzeiro. Somado ao fato de ter cortado bolas perigosas dentro da área, o defensor, ao lado de Lucas Villlalba, deu consistência ao setor e anulou o atacante Hulk.

Já na etapa final, aos 4′, Fabrício Bruno marcou um gol de placa dentro do estádio do Atlético-MG. O zagueiro recebeu bola com liberdade, arrancou com ela e acertou um chute de raríssima felicidade no ângulo de Everson.

Depois de ter feito um golaço, Fabrício Bruno deu a assistência, de cabeça, para Kaio Jorge marcar o segundo gol do Cruzeiro.

Quais os destaques negativos?

Com dificuldades para marcar Arana e Cuello no lado esquerdo de ataque adversário, William sofreu e precisou da ajuda de Christian para impedir que o Atlético-MG abrisse o placar, além de ter apoiado pouco ofensivamente pelo lado direito.

Quem também esteve um pouco abaixo foi o atacante Wanderson. O camisa 94 não se escondeu do jogo e contribuiu bastante no aspecto defensivo, mas pecou no acabamento das jogadas, especialmente na questão dos passes trocados.

O jogo

Em um primeiro tempo duro e com muitas faltas, o Cruzeiro teve dificuldades para pressionar o Atlético-MG. Com exceção de uma boa chegada de Kaio Jorge logo no minuto inicial da partida, o time celeste sofreu com a marcação pelo lado direito de defesa e contou com boa atuação de Cássio para não sair em desvantagem para o intervalo.

Na etapa inicial, o Cruzeiro ganhou poucos duelos na faixa central e cedeu espaços para a construção de jogadas do rival. Scarpa, Arana e Alexsander, com liberdade, incomodaram a zaga celeste. Sufocado, o Cruzeiro teve poucos momentos de pressão na saída de bola do adversário para evitar a criação do Atlético-MG tanto por dentro quanto pelos lados.

Imponente no segundo tempo, o Cruzeiro passou a ter mais a bola, incomodou o adversário e abriu o placar com um golaço de Fabrício Bruno, aos 4 minutos.

Já aos 19′ do segundo tempo, após cruzamento de escanteio de Wanderson, Fabrício Bruno casquinhou para dentro da área e, livre, Kaio Jorge tirou de Everson para ampliar a vantagem do Cruzeiro.

Atlético-MG 0x2 Cruzeiro

Atlético-MG

Everson; Natanael, Vitor Hugo, Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco (Igor Gomes, aos 27’2ºT), Alexsander e Gustavo Scarpa (Reinier, aos 16’2ºT); Dudu (Rony, aos 16’2ºT), Cuello (Biel, aos 26’2ºT) e Hulk. Técnico: Cuca.

Banco de reservas: Gabriel Delfim; Iván Román, Caio Paulista, Gabriel Menino, Fausto Vera, Isaac, Júnior Santos e Iseppe.

Cruzeiro

Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira (Eduardo, aos 42’2ºT); Wanderson (Matheus Henrique, aos 20’2ºT) e Kaio Jorge (Gabigol, aos 31’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.

Banco de reservas: Léo Aragão; Gamarra, Jonathan Jesus, Kauã Prates, Walace, Marquinhos, Bolasie, Lautaro Díaz e Kaique Kenji.

Gols: Fabrício Bruno, aos 4’2ºT, e Kaio Jorge, aos 19’2ºT (Cruzeiro)

Cartões amarelos: Kaio Jorge, aos 23’1ºT, Wanderson, aos 41’1ºT, e William, aos 32’2ºT (Cruzeiro); Junior Alonso, aos 34’1ºT, Guilherme Arana, aos 40’1ºT, e Reinier, aos 35’2ºT (Atlético-MG)

Motivo: jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil
Data e horário: 27 de agosto de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Arena, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Bruno Boschilia (PR)
VAR: Rafael Traci (SC)

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Cruzeiro na Copa do Brasil: CBF divulga tabela básica com possível data de estreia

Time celeste inicia campanha a partir da 5ª fase e já tem datas-base definidas

Dupla do Cruzeiro entra em time ideal da Copa do Brasil de 2025; veja ‘seleção’

Cruzeiro teve o mesmo número de representantes do Vasco, vice-campeão do torneio; Corinthians liderou a 'seleção' do campeonato

Kaio Jorge, do Cruzeiro, ainda pode repetir feito raro em 2025; veja panorama

Com 26 gols na temporada, atacante está na melhor fase da carreira e se aproxima de marca importante

Jogadores do Cruzeiro mandam recado à torcida após eliminação na Copa do Brasil

Atletas do Cruzeiro publicaram mensagens nas redes sociais nesta segunda-feira (15); veja detalhes