O Cruzeiro está classificado às quartas de final da Copa do Brasil. A Raposa contou com o brilho de seu paredão Cássio para garantir a vitória por 2 a 0 sobre o CRB, na noite desta quinta-feira (7), no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio mata-mata. Lucas Villalba abriu o placar ainda no primeiro tempo. Na etapa final, o goleiro celeste defendeu um pênalti, e Eduardo ampliou.
Com dificuldade para entrar na área criando pelo chão, o time mineiro abriu o placar em jogada aérea. Aos 42′, Matheus Pereira cobrou escanteio com efeito e enganou Matheus Albino, que saiu do gol e não conseguiu interceptar o cruzamento. A bola passou por toda a zaga do CRB até chegar à cabeça de Villalba.
A estrela de Cássio brilhou aos 40′ do segundo tempo, quando defendeu o pênalti cobrado por Gegê. O volante do CRB bateu rasteiro no canto direito, mas o camisa 1 cruzeirense saltou para defender. No rebote, Villalba afastou para escanteio.
No último lance, Eduardo aproveitou a falha do CRB na saída de jogo e não perdoou. O meia chutou na saída do goleiro adversário e ampliou a vantagem.
Com o resultado positivo fora de casa, o Cruzeiro garantiu a vaga nas quartas de final. Isso porque as equipes empataram por 0 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte, na semana passada, pelo jogo de ida.
Além do sucesso esportivo, a Raposa garantiu uma premiação de R$ 4,74 milhões pelo avanço à próxima fase.
Destaques positivos
Não tinha como ser diferente. Cássio foi o grande nome do Cruzeiro na partida com o pênalti defendido.
Lucas Villalba é outro jogador que merece uma menção. Além de marcar o gol que deu a vitória aos visitantes, o zagueiro se mostrou muito seguro na defesa ao lado de Fabrício Bruno, assim como tem sido nas últimas partidas fora de casa.
Próximo jogo
O Cruzeiro voltará a campo no próximo domingo (10), às 18h30 (de Brasília), no Mineirão, em Belo Horizonte, para encarar o Santos, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. A Raposa pode até retomar a liderança em casa de um tropeço do Flamengo na rodada.
Pela Copa do Brasil, o Cruzeiro conhecerá o seu adversário na próxima terça-feira (12), data escolhida pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para sortear os confrontos das quartas de final. O evento iniciará às 10h, na sede da entidade, no Rio de Janeiro.
O jogo
Assim como no jogo de ida, o Cruzeiro teve dificuldades para chegar com clareza na área adversária. O CRB adotou uma postura defensiva e ‘fechou a casinha’. A estratégia fez o time celeste se lançar ao ataque quase durante o tempo inteiro, mas nem sempre com criatividade.
Lucas Silva errou muitos lances tentando forçar passes de forma acelerada. Na primeira ocasião quando desacelerou, criou ótima jogada. Ele encontrou Kaiki pelo lado esquerdo em ultrapassagem. O lateral cruzou para o meio da área e achou Matheus Pereira. O camisa 10 bateu no canto direito, mas parou no goleiro Matheus Albino.
Com dificuldades pelo chão, o Cruzeiro encontrou a solução pelo alto. Aos 42′, Matheus Pereira cobrou escanteio pelo lado direito com efeito e enganou o arqueiro do Galo da Pajuçara, que saiu do gol e não conseguiu interceptar o cruzamento. A bola passou por toda a zaga do CRB até chegar à cabeça de Lucas Villalba. O zagueiro cruzeirense só escorou para o fundo da rede: 1 a 0.
Precisando buscar o resultado, o CRB voltou para o segundo tempo com uma postura mais agressiva. Com isso, abriu espaços para o Cruzeiro explorar os contra-ataques.
Foi assim que Kaio Jorge quase ampliou. O camisa 19 teve boa chance de balançar a rede em jogada pela lado esquerdo. Ele cortou para dentro da área e chutou colocado no canto direito. A bola passou muito perto da trave.
Aos 22′, Kaio Jorge perdeu uma grande chance. Wanderson cruzou rasteiro para dentro da área, mas o centroavante finalizou muito mal e isolou. Ele estava dentro da pequena área, no rumo da primeira trave, e livre de marcação.
Matheus Pereira também ficou no quase. O armador celeste invadiu a área e acertou a trave direita de Matheus Albino.
Quando tudo indicava para uma reta final sem muitas emoções, a situação mudou. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza (SP) marcou pênalti após a bola pegar na mão de Fabrício Bruno dentro da área. Depois de muita demora na cobrança, Cássio brilhou para ajudar o Cruzeiro.
O goleiro pulou no canto direito e defendeu a cobrança de Gegê. No rebote, Villalba afastou para escanteio.
Aos 51′, Eduardo aproveitou a falha do CRB na saída de jogo e não perdoou. O meia chutou na saída do goleiro adversário e ampliou a vantagem: 2 a 0.
CRB 0 x 2 CRUZEIRO
CRB
Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Henri, Fábio Alemão e Léo Campos (Weverton, aos 11’2ºT); Higor Meritão, Gegê e Danielzinho; Thiaguinho (Dadá Belmonte, aos 25’2ºT), Douglas Baggio (Willian Pottker, aos 25’2ºT) e Breno Herculano (Mikael, aos 11’2ºT). Técnico: Eduardo Barroca
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian (Eduardo, aos 42’2ºT) e Matheus Pereira (Matheus Pereira, aos 47’2ºT); Wanderson (Marquinhos, aos 25’2ºT) e Kaio Jorge (Gabigol, aos 42’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim
- Gols: Lucas Villalba, aos 42’1ºT (Cruzeiro); Eduardo, aos 51’2ºT (Cruzeiro)
- Cartões amarelos: Fábio Alemão, Higor Meritão, Matheus Ribeiro, Mikael, Willian Pottker (CRB); Wanderson, Fabrício Bruno, Lucas Silva (Cruzeiro)
- Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
- Data e horário: 7 de agosto de 2025 (quinta-feira), às 21h (de Brasília)
- Local: Rei Pelé, em Maceió (AL)
- Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
- Assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Neuza Inês Back (SP)
- VAR: Bráulio da Silva Machado (SC)

