O Cruzeiro não conseguiu dar uma resposta rápida ao seu torcedor depois de perder em casa na 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quarta-feira (30), a Raposa ficou apenas no empate por 0 a 0 contra o CRB, no Mineirão, em Belo Horizonte, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O resultado não foi o esperado, já que o time celeste não largou em vantagem na disputa.
Assim como havia prometido após o último compromisso na temporada, o técnico Leonardo Jardim fez algumas mexidas no time em razão do desgaste físico dos atletas. Ele poupou o zagueiro Lucas Villalba, o volante Lucas Silva e o meia Matheus Pereira – os dois últimos acionados no segundo tempo.
A equipe celeste até conseguiu levar mais perigo ao gol adversário, mas não superou a retranca montada por Eduardo Barroca. O goleiro Matheus Albino fez duas grandes defesas para evitar que o placar fosse alterado.
Com a igualdade no placar, o Cruzeiro precisa vencer o adversário alagoano na partida de volta para avançar às quartas de final da Copa do Brasil. Um novo empate levará a disputa da vaga para a decisão por pênaltis.
Destaque positivo
Fagner apareceu muito bem no ataque, com apoio aos companheiros de frente e como elemento surpresa em chutes de longa distância. Outro jogador que se destacou enquanto esteve em campo foi o volante Lucas Romero, com roubadas de bola e aceleração das jogadas.
Destaque negativo
A árbitra Edina Alves Batista foi o destaque negativo, pelo menos para o Cruzeiro, que ficou na bronca. Kaio Jorge cobrou a marcação de um pênalti ainda no primeiro tempo, ignorada pela dona do apito.
Próximo jogo do Cruzeiro
O Cruzeiro agora volta sua atenção novamente para o Brasileirão. Na tentativa de retomar a liderança, o time mineiro enfrentará o Botafogo, neste domingo (3), às 16h (de Brasília), no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, pela 18ª rodada.
A partida de volta entre Cruzeiro e CRB, pelas oitavas de final da Copa do Brasil, será no dia 7 de agosto (quinta-feira), às 21h, no estádio Rei Pelé, em Maceió-AL. Inicialmente, o confronto estava marcado para às 19h30, mas precisou ter o horário alterado após solicitação da detentora de transmissão do torneio.
O jogo
Primeiro tempo
Assim como de praxe nos jogos como mandante, o Cruzeiro impôs seu forte ritmo nos primeiros minutos de jogo. Com a volta de Christian aos titulares, o time teve mais capacidade de fazer a marcação pressão no campo de defesa adversário.
Em boa escapada pelo lado direito, logo aos 4 minutos, Fagner quase encontrou Kaio Jorge nas costas da marcação. O lateral-direito cruzou no espaço vazio entre o goleiro e o zagueiro, mas o centroavante chegou atrasado e viu a bola correr por toda a pequena área.
A resposta do CRB veio em contra-ataque, aos 13′. Thiaguinho encheu o pé e parou em Cássio. O goleiro celeste precisou rebater de manchete para evitar o gol dos visitantes.
A equipe alagoana, inclusive, abdicou da posse de bola e explorou as jogadas longas. Em dois lances, a estratégia foi a inversão do lado direito para o esquerdo, nas costas de Fagner.

Pelo lado do Cruzeiro, Gabigol carimbou a trave esquerda após cobrança de falta. O camisa 9 aproveitou a bola ajeitada por Fagner e bateu firme. O goleiro Matheus Albino saltou para tentar defender e só torceu para que ela fosse para fora.
Os celeste ainda reclamaram de pênalti quando Kaio Jorge foi derrubado dentro da pequena área. Ele girou sobre a zaga e levou uma trombada nas costas. O atacante tinha condições claras de finalizar, mas foi desequilibrado e não conseguiu. A árbitra Edina Alves Batista, no entanto, entendeu que o contato foi normal e mandou o jogo seguir.
Segundo tempo
O ímpeto celeste voltou aceso para o segundo tempo. Logo aos 2′, Fagner exigiu grande defesa de Matheus Albino. O lateral cortou para a perna esquerda e, do bico da grande área, bateu no ângulo esquerdo. O goleiro do CRB pulou e espalmou para escanteio.
Aos 25′, Fagner invadiu a área e caiu após perder o controle da bola. Inicialmente, Edina Alves entendeu que o lateral da Raposa tinha sido derrubado por Léo Campos e assinalou pênalti. Porém, a árbitra foi chamada ao monitor do VAR para rever a jogada.
Depois de dois minutos de análise, Edina não encontrou o toque por baixo em Fagner e mudou a decisão de campo.
O CRB abdicou da bola e passou a se defender. As únicas jogadas da equipe vermelha e branca foram em contra-ataques.
No fim do jogo, Bolasie quase abriu o placar para os donos da casa. O atacante congolês fez boa jogada pela direita, cortou para dentro e bateu firme no canto direito. O arqueiro do CRB apareceu para fazer nova defesa.
CRUZEIRO 0 X 0 CRB
Cruzeiro
Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus e Kaiki; Lucas Romero (Bolasie, aos 28’2ºT), Eduardo (Lucas Silva, aos 28’2ºT) e Christian; Gabigol, Wanderson (Matheus Pereira, no intervalo) e Kaio Jorge. Técnico: Leonardo Jardim
CRB
Matheus Albino; Matheus Ribeiro, Henri, Fábio Alemão e Léo Campos; Higor Meritão, Gegê (Crystopher, aos 33’2ºT) e Danielzinho (Segovia, aos 40’2ºT); Douglas Baggio (Dadá Belmonte, aos 33’2ºT), Mikael (William Pottker, aos 22’2ºT) e Thiaguinho (Rafinha, aos 40’2ºT). Técnico: Eduardo Barroca
- Cartões amarelos: Lucas Romero, Kaio Jorge (Cruzeiro); Fábio Alemão, Higor Meritão, Danielzinho, William Pottker (CRB)
- Público: 33.068 torcedores
- Renda: R$ 1.826.949,08
- Motivo: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil
- Data e horário: 30 de julho de 2025 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Árbitro: Edina Alves Batista (SP)
- Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa (RJ) e Fabrini Bevilaqua Costa (SP)
- VAR: Márcio Henrique de Gois (SP)

