De olho na classificação às quartas de final da Copa do Brasil e na premiação de R$ 4,74 milhões, o Cruzeiro receberá o CRB no Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quarta-feira (30), às 19h30 (de Brasília). Para o compromisso, o técnico Leonardo Jardim sinalizou que fará algumas mudanças no time considerado titular.
No último domingo (27), pelo Campeonato Brasileiro, na derrota para o Ceará, o Cruzeiro não contou com o lateral-direito William e com o volante Christian. Ambos apresentaram alto nível de desgaste físico e sequer foram opções no banco de reservas.
Nessa segunda (28), eles também não foram a campo na Toca da Raposa II, em BH, e serão reavaliados nas próximas horas. As presenças de William e Christian contra o CRB vão depender da participação no treino marcado para a tarde desta terça (29), a partir das 16h (de Brasília).
Caso William não tenha condições de atuar, Jardim vai escalar o experiente Fagner na lateral direita mais uma vez. Já no meio-campo, contra o Ceará, na ausência de Christian, o meia Eduardo foi utilizado pelo setor, mas teve desempenho irregular.
Vale lembrar que, agora, o volante Matheus Henrique, que já atuou aberto na direita no próprio Cruzeiro, está à disposição. O camisa 8 ficou em campo por cerca de 12 minutos no último domingo (27), mas não deve começar a partida, já que ainda precisa retomar o ritmo ideal de jogo.
Se Christian não for opção diante do CRB, outra possibilidade é a escalação do atacante Marquinhos pelo lado direito. Contestado pela torcida, o camisa 7, comprado em definitivo junto ao Arsenal-ING recentemente, busca o primeiro gol pelo Cruzeiro.
Quem também é opção no ataque é Gabigol. No revés para o Ceará, o camisa 9 ajudou Matheus Pereira na criação das jogadas e participou bem do jogo, com chutes perigosos de fora da área e boa movimentação.
Vai mexer na zaga?
Embora Jardim não tenha dito publicamente em quais setores do campo ele vai mexer no time contra o CRB, o português já demonstrou preocupação com a grande sequência de jogos a curto prazo. Nas últimas seis partidas, por exemplo, a zaga do Cruzeiro foi composta por Fabrício Bruno e Lucas Villalba.
Com o ótimo encaixe entre os dois, a tendência é que o Cruzeiro não tenha alterações na zaga contra o CRB. Porém, caso Jardim poupe Fabrício Bruno ou Lucas Villalba, o substituto será o jovem Jonathan Jesus. O paraguaio Mateo Gamarra é uma peça de composição do elenco, mas não é utilizado desde 28 de maio.
‘Tira-teima’ na Copa do Brasil
De forma curiosa, Cruzeiro e CRB farão uma espécie de “tira-teima” na Copa do Brasil. Isso porque, em 2006, os mineiros eliminaram os alagoanos em jogo único pela 2ª fase. No dia 22 de março daquele ano, também no Rei Pelé, o meia Francismar e o atacante Diego Silva classificaram o Cruzeiro com uma vitória por 2 a 0.
Em 2006, o Cruzeiro foi eliminado somente nas quartas de final, para o Fluminense, com derrotas na ida (3 a 2) e na volta (1 a 0). Depois de ter avançado sobre o CRB, a Raposa também passou pelo Vitória (derrota por 2 a 1 na ida e goleada por 4 a 0 na volta).
Já em 2020, em meio à maior crise institucional de sua história e durante a pandemia, o Cruzeiro foi eliminado pelo CRB em dois jogos válidos pela 3ª fase da Copa do Brasil.
Na ida, no Mineirão, em 11 de março, o atacante Léo Gamalho marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. Na volta, no Rei Pelé, em 26 de agosto, o lateral-esquerdo Giovanni Palmieri chegou a abrir o placar para o Cruzeiro, mas Léo Gamalho voltou a balançar as redes. Com o 1 a 1, os mandantes avançaram à 4ª fase da Copa do Brasil.

