Empurrado pela torcida, o Cruzeiro teve um desempenho convincente e venceu o Vila Nova na noite desta quinta-feira (1º), por 2 a 0, no Mineirão, em Belo Horizonte. “Iluminado” e com confiança, o atacante Kaio Jorge marcou duas vezes ainda no primeiro tempo e deixou o time celeste com boa vantagem para o jogo de volta da 3ª fase da Copa do Brasil.
Mais próximo da classificação às oitavas de final, o Cruzeiro reencontrará o Vila Nova no dia 22 de maio (quinta-feira), às 19h (de Brasília). As equipes voltarão a medir forças no Serra Dourada, em Goiânia. Com o resultado desta quinta (1º), os comandados de Leonardo Jardim podem até perder por um gol fora de casa para avançar de fase.
Próximo jogo do Cruzeiro
Agora, o Cruzeiro volta a focar na Série A do Campeonato Brasileiro. No domingo (4), às 18h30 (de Brasília), o time celeste receberá o Flamengo, no Mineirão, em BH, pela 7ª rodada da competição.
Quais os destaques positivos?
Com ritmo de jogo e esbanjando confiança, Kaio Jorge foi o nome do jogo no Mineirão. Além dos dois gols, o centroavante venceu a maioria dos duelos e foi muito importante taticamente.
Substituto de Matheus Pereira no time titular nesta noite, Eduardo também teve bom desempenho. O meia circulou com liberdade e participou de grande parte das jogadas construídas, sobretudo na etapa inicial.
O jogo
Dominante do início ao fim da primeira etapa, o Cruzeiro saiu para o intervalo com vantagem de dois gols em virtude da grande atuação de Kaio Jorge. Antes de o centroavante ter marcado dois golaços, o time celeste já havia chegado com perigo em finalizações de William e Gabigol.
Aos 23 minutos do primeiro tempo, após cruzamento de William pela direita, Gabigol pegou de primeira e acertou a trave do goleiro Halls. Quase o primeiro gol do Cruzeiro.
Em jogada trabalhada por Eduardo, o Cruzeiro ficou perto de abrir o placar aos 29 minutos da etapa inicial. O meia lançou William em profundidade, que trouxe a bola para o meio e, de canhota, chutou no ângulo. Apesar da boa finalização, Halls evitou o primeiro tento cruzeirense.
Depois de tanto se aproximar do primeiro gol, o Cruzeiro, enfim, saiu na frente. Em lindo lance individual de Kaio Jorge, o camisa 19 arrancou com velocidade, passou por vários marcadores e bateu de esquerda na saída do goleiro Halls. O Mineirão explodiu de felicidade aos 33’ do primeiro tempo!
Inspirado nesta quinta-feira (1º), Kaio Jorge voltou a enlouquecer o Gigante da Pampulha com um novo golaço; desta vez, aos 36 minutos do primeiro tempo. O atacante recebeu passe de Gabigol dentro da área e, com muita habilidade, fintou o zagueiro e o goleiro de uma só vez para marcar o segundo gol do Cruzeiro. A finalização, inclusive, foi no contrapé de Halls.
Nos acréscimos do primeiro tempo, aos 47’, o Cruzeiro chegou novamente com perigo. Após arrancada de Kaio Jorge, Romero recebeu a bola na meia-lua e meteu um pombo sem asa, para grande defesa do goleiro do Vila.
Com um ritmo mais cadenciado, o Cruzeiro só voltou a acelerar o jogo diante da entrada dos titulares poupados: Lucas Silva, Matheus Pereira, Fagner e Wanderson.
No segundo tempo, o Cruzeiro criou a primeira boa oportunidade aos 15 minutos. Romero desarmou no meio, William arrancou com a bola e achou Marquinhos, que chutou cruzado e quase marcou o terceiro gol.
Em busca de minimizar o placar, o Vila quase chegou ao primeiro gol aos 33′ do segundo tempo. Após chute de média distância de Diego Torres, Cássio defendeu e, na sobra, Gabriel Poveda cavou por cima do do goleiro. A bola passou perto de entrar, mas foi cortada por Lucas Villalba.
Cruzeiro 2×0 Vila Nova
Cruzeiro
Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki (Lucas Silva, aos 15’2ºT); Lucas Romero (Matheus Pereira, aos 22’2ºT), Christian (Fagner, aos 15’2ºT) e Eduardo; Marquinhos, Gabigol (Dinenno, aos 32’2ºT) e Kaio Jorge (Wanderson, aos 15’2ºT). Técnico: Leonardo Jardim.
Banco de reservas: Léo Aragão; Jonathan Jesus, Kauã Prates, Walace, Rodriguinho, Kaique Kenji e Bolasie.
Vila Nova
Halls; Elias (Igor Inocêncio, aos 38’2ºT), Tiago Pagnussat, Bernardo Schappo e Willian Formiga; João Vieira, Arilson (Paulinho, aos 17’2ºT) e Igor Henrique (Diego Torres, aos 18’2ºT); Facundo Labandeira (Gabriel Silva, no intervalo), Júnior Todinho (Vinícius Paiva, no intervalo) e Gabriel Poveda. Técnico: Rafael Lacerda.
Banco de reservas: Victor Hugo; Ralf, Maia e Higor.
Gols: Kaio Jorge, aos 33’1ºT e 36’1 ºT (Cruzeiro)
Cartões amarelos: Lucas Romero, aos 5’1ºT (Cruzeiro); Igor Henrique, aos 7’1ºT, Gabriel Poveda, aos 24’1ºT (Vila Nova)
- Motivo: jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil
- Data e horário: 1º de maio de 2025, às 21h30 (de Brasília)
- Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Público: 27.772 torcedores
- Renda: R$ 1.205.722,50
- Árbitro: Raphael Claus (SP)
- Assistentes: Daniel Luis Marques (SP) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (SP)
- VAR: Marcio Henrique de Gois (SP)

