Na final do Campeonato Brasileiro Feminino, o Cruzeiro garantiu, na manhã deste domingo (31), mesmo com a derrota para o Palmeiras, uma premiação por ter chegado à decisão pela primeira vez em sua história. As datas reservadas para os jogos são 7 e 14 de setembro, ou seja, os dois próximos domingos. Com a presença na final, o clube atingiu o objetivo de disputar a Copa Libertadores em 2026.
Com a vaga inédita na final, o Cruzeiro assegurou, pelo menos, R$ 900 mil, que é a premiação do vice-campeão do Brasileirão Feminino. Já o campeão da liga nacional receberá R$ 1,8 milhão, o dobro do valor destinado a quem ficar com a medalha de prata.
Embora a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda definirá as datas e horários dos confrontos, é certo que o Cruzeiro mandará o primeiro jogo da final, no Independência, em Belo Horizonte, enquanto o Corinthians decidirá o título em casa, em local indefinido.
Apesar de as Cabulosas terem feito a melhor campanha na fase classificatória, as Brabas têm números gerais melhores e, por isso, sediarão a segunda partida.
Campanhas das finalistas
Nas 15 rodadas iniciais, o Cruzeiro terminou como líder isolado da primeira fase do Brasileirão Feminino, com 36 pontos. Ao todo, o time de Jonas Urias somou 11 vitórias, três empates e uma derrota.
O Corinthians foi justamente o vice-líder, com 34 pontos. A equipe paulista registrou dez vitórias, quatro empates e uma derrota.
Pelas quartas de final, o Cruzeiro eliminou o Bragantino. Após empate sem gols no Canindé, em São Paulo, as Cabulosas triunfaram por 2 a 0, no Independência, e avançaram à semifinal.
Na penúltima etapa da competição, o Cruzeiro derrotou o Palmeiras na Arena Barueri, em Barueri, por 3 a 1, e perdeu por 2 a 1 neste domingo (31), no Horto. Com o placar agregado de 4 a 3, a Raposa chegou à final pela primeira vez.
Já o Corinthians desclassificou o Bahia nas quartas de final, com vitórias por 2 a 1 e 2 a 0. Os duelos ocorreram no Batistão, em Aracaju, e no Pacaembu, em São Paulo. Quanto à semifinal, as Brabas derrotaram o São Paulo, por 2 a 0, no Pacaembu, e empataram por 2 a 2 neste domingo (31), no Canindé.

