Em busca da reabilitação no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro volta a campo nesta quarta-feira (11), às 19h, no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião, pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após a importante vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, no último domingo (8), pelo Campeonato Mineiro, o time celeste chega menos pressionado ao confronto, mas ciente da necessidade de dar uma resposta na disputa por pontos corridos.
Com duas derrotas em dois jogos, o Cruzeiro ocupa a lanterna do Brasileirão e tem, até aqui, a pior defesa da competição, com seis gols sofridos.
O Mirassol, por outro lado, apesar da campanha ruim no Campeonato Paulista, onde está fora da zona de classificação ao mata-mata, vive bom momento na Série A. A equipe ocupa a 4ª colocação, com quatro pontos (uma vitória e um empate).
Além disso, o time comandado por Rafael Guanaes defende uma invencibilidade de quase um ano como mandante. No estádio Maião, o Mirassol soma 23 jogos sem perder, com 14 vitórias e nove empates, aproveitamento de 73,91%.
Quem pode jogar e desfalques
Mirassol
Em relação ao time que foi a campo na última rodada do Campeonato Paulista, o Mirassol deve ter novidades na escalação para enfrentar o Cruzeiro. Isso porque o técnico Rafael Guanaes tem optado por utilizar uma equipe alternativa na disputa do Estadual.
A tendência, segundo a imprensa paulista, é que Guanaes escale uma formação parecida com a que disputou as duas primeiras rodadas do Brasileirão.
O meia Denílson, que sentiu dores e precisou ser substituído contra o Remo, pela 2ª rodada, ainda é dúvida para a partida.
No meio-campo, a expectativa é pela presença de dois nomes conhecidos da torcida celeste: Neto Moura e Eduardo. Neto foi peça importante no acesso do Cruzeiro à Série A em 2022, enquanto Eduardo integrou o elenco celeste na temporada passada. Ambos devem formar o trio de meio ao lado de Yuri Lara.
No ataque, há disputa por vaga entre Nathan Fogaça, Renato Marques e Carlos Eduardo.
Provável escalação do Mirassol: Walter; Igor Formiga, João Victor, Willian Machado e Reinaldo; Neto Moura, Yuri Lara e Eduardo; Negueba, Alesson e Nathan Fogaça (Carlos Eduardo).
Cruzeiro
Com um calendário intenso de jogos, o técnico Tite pode ter a chance de repetir a escalação pela primeira vez em 2026. Após a boa atuação na vitória por 2 a 0 sobre o América-MG, no último domingo (8), pelo Campeonato Mineiro, a tendência é que o treinador mantenha a mesma equipe – ou ao menos a base do time.
A definição, no entanto, passa pela avaliação do desgaste físico dos atletas, já que a comissão técnica monitora a condição do elenco diante da sequência de partidas.
Apesar das dúvidas, Tite levou força máxima para o interior de São Paulo. Conforme flagrou a reportagem do Central da Toca e Samuca TV, todos os jogadores considerados titulares viajaram com a delegação. A principal novidade é o jovem Rayan Lelis, de 19 anos, que deve iniciar a partida no banco de reservas.
Na defesa, mesmo com o retorno recente de Lucas Villalba, a tendência é pela manutenção da dupla Fabrício Bruno e João Marcelo, já que o zagueiro argentino volta de lesão e ainda não atuou nesta temporada.
Na lateral direita, William, que teve atuação ruim e foi vaiado diante do Coritiba, perdeu a vaga para Fagner no clássico contra o América-MG e segue com a posição em disputa.
No meio-campo, Gerson se firmou como segundo volante ao lado de Lucas Romero e deve ser mantido entre os titulares nessa função.
Provável escalação do Cruzeiro: Cássio; Fagner, Fabrício Bruno, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero, Gerson, Christian, Matheus Pereira e Arroyo; Kaio Jorge.

