Com o objetivo de conquistar a primeira vitória no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro se prepara para visitar o Mirassol nesta quarta-feira (11), às 19h (de Brasília). O duelo, válido pela 3ª rodada da Série A, ocorrerá no Maião, em Mirassol, no interior de São Paulo.
Para o confronto, fica a expectativa se Tite promoverá alguma alteração no Cruzeiro ou se vai manter a equipe que venceu o América-MG, pelo Campeonato Mineiro, no último domingo (8).
Essa dúvida existe pelo fato de o técnico ter escalado o time titular nos últimos cinco jogos, o que pode ter gerado um desgaste físico maior em alguns atletas. Nesse período recente, Tite fez mudanças pontuais em todos os setores entre os titulares do Cruzeiro.
Na defesa, Jonathan Jesus sofreu lesão no joelho direito na vitória contra o Betim e, desde então, foi substituído por João Marcelo. O zagueiro argentino Lucas Villalba se recuperou de lesão no tornozelo esquerdo e foi relacionado para o clássico contra o América-MG, mas não saiu do banco. Os garotos Bruno Alves e Janderson têm se revezado na lista de relacionados.
Outra posição em aberto no Cruzeiro é a lateral direita. Nos últimos quatro jogos, William e Fagner foram titulares duas vezes cada. A tendência é que o camisa 23 comece diante do Mirassol por ser mais marcador e também porque William foi vaiado pela torcida na derrota para o Coritiba. Kauã Moraes, com edema na coxa direita, não deve ser relacionado.
Do outro lado, na lateral esquerda, Kaiki é o dono da posição no Cruzeiro. Caso apresente desgaste físico, o defensor tem o jovem Kauã Prates como reserva imediato. Kaiki não tem histórico de lesões e foi um dos jogadores mais acionados pela Raposa em 2025.
Opções no meio-campo
No meio-campo, Tite tem repetido a formação com Lucas Romero, Gerson, Christian e Matheus Pereira. Lucas Silva perdeu um pouco de espaço, embora seja peça importante e um dos líderes do elenco.
Além do camisa 16, Tite conta com Matheus Henrique e Japa entre as opções para o duelo com o Mirassol. Os dois últimos, inclusive, foram utilizados no segundo tempo contra o América-MG.
Lucas Silva, Matheusinho e Japa surgem como alternativas em caso de preservação dos titulares por desgaste físico. Vale lembrar que o Cruzeiro, depois que enfrentar o Mirassol, entrará em campo diante da URT, em Patos de Minas, no sábado (14), às 19h (de Brasília), pela última rodada do Estadual.
Possibilidades no ataque
Por fim, no sistema ofensivo, Tite tem escalado Kaio Jorge e Arroyo como as peças mais avançadas. O ponta equatoriano ganhou a vaga de Wanderson no começo da temporada, mas o camisa 94 segue acionado durante as partidas.
Para os lados do campo, o Cruzeiro ainda tem o jovem Kaique Kenji, revelado na Toca I, e o colombiano Luis Sinisterra, que estreou em 2026 na vitória contra o América-MG. Sinisterra foi elogiado e ganhará minutos aos poucos devido ao seu histórico de lesões.
Como reserva imediato de Kaio Jorge, Tite conta somente com o colombiano Néiser Villareal, acionado nos últimos jogos. Contratado para a temporada, Chico da Costa sofreu lesão na coxa direita e será desfalque nas próximas semanas.
Duelo pelo Brasileirão
Fora de casa, o Cruzeiro tentará somar os três primeiros pontos no Brasileirão. Terceiro colocado na última edição, o time celeste foi goleado pelo Botafogo na 1ª rodada, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e perdeu de virada para o Coritiba, no Mineirão, em BH, pela 2ª rodada da Série A. A Raposa está na lanterna da competição.
O Mirassol, por sua vez, derrotou o Vasco no Maião, em Mirassol, na abertura do campeonato, e empatou com o Remo, no Mangueirão, em Belém, na 2ª rodada. Com quatro pontos, a equipe do interior de São Paulo fecha o G4, ao lado de Bragantino, Palmeiras e Chapecoense.

