publicidade

O que mudou no time do Cruzeiro desde a estreia no Brasileirão de 2025

Cruzeiro disputará 1ª rodada da Série A com 'outro time' em relação ao primeiro jogo do Campeonato Brasileiro do ano passado; veja

publicidade

Com “outro time”, o Cruzeiro vai estrear no Campeonato Brasileiro diante do Botafogo, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro. O time celeste entrará em campo na noite desta quinta-feira (29), às 21h30 (de Brasília), com o objetivo de minimizar a pressão após o início irregular no Campeonato Mineiro.

Para 2026, uma mudança importante em relação ao ano passado é a troca de comando. Por motivos pessoais, o técnico português Leonardo Jardim optou por deixar o Cruzeiro em dezembro. Poucas horas depois, a diretoria celeste agiu rápido no mercado e oficializou a contratação de Tite.

Além do novo treinador, o Cruzeiro também modificou a estrutura da equipe no início do Brasileirão de 2025. Essa estratégia deu certo e fez com que o time crescesse de produção. Os números não mentem: terceira colocação na Série A, com 70 pontos, e meta cumprida quanto ao retorno à fase de grupos da Copa Libertadores.

Estreia em 2025 e mudanças no time

Neste início de temporada, o Cruzeiro vai enfrentar o Botafogo com, pelo menos, cinco mudanças em relação ao primeiro jogo do ano passado no Brasileirão. À época, a equipe cruzeirense derrotou o Mirassol, por 2 a 1, no Mineirão, em Belo Horizonte.

Naquela ocasião, o Cruzeiro foi a campo com a seguinte formação: Cássio; William, Gamarra, Fabrício Bruno e Kaiki; Walace, Matheus Henrique e Dudu; Wanderson, Gabigol e Kaio Jorge.

Já na etapa final, Jardim acionou os volantes Lucas Silva e Lucas Romero, o meia Matheus Pereira, e os atacantes Yannick Bolasie e Marquinhos.

Time do Cruzeiro que venceu o Mirassol na estreia do Brasileirão, em 2025 – Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro

No comparativo com 2026, três titulares na abertura do ano passado já deixaram o clube: o zagueiro paraguaio Mateo Gamarra e os atacantes Dudu e Gabigol (emprestado ao Santos).

Sem espaço no Cruzeiro, Walace sequer tem sido relacionado por Tite, enquanto Matheus Henrique se recupera de contratura muscular e será reserva no início da temporada.

Uma dúvida que Tite precisará solucionar, não necessariamente no duelo com o Botafogo, é a entrada de Gerson no time do Cruzeiro. Maior contratação da história do futebol brasileiro, o meia será titular. Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Wanderson correm o risco, já que Matheus Pereira tem vaga cativa na equipe.

Quem joga contra o Botafogo?

Tite comanda, na manhã desta quarta-feira (28), na Toca da Raposa II, em BH, a última atividade antes da estreia no Brasileirão. No treino, o técnico definirá o time do Cruzeiro para o confronto com o Botafogo.

Após o início ruim no Estadual, Tite pode fazer mudanças na escalação. A tendência é que os titulares do sistema defensivo sejam mantidos. Em caso de alterações, os cenários mais possíveis seriam no meio-campo e também nas pontas.

Siga o Central nas redes
Leonardo Gimenez
Leonardo Garcia Gimenez é repórter do Central da Toca e jornalista formado pelo UniBH. Com foco em futebol e vôlei, fez a cobertura do Cruzeiro no esporte digital da Itatiaia entre 2022 e 2025. Antes, trabalhou na Record TV.
publicidade

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS

publicidade

Leia mais

Tite ou Matheus Bachi? Kaio Jorge responde sobre comissão técnica do Cruzeiro

O Cruzeiro empatou com o Mirassol, em 2 a 2, na noite desta quarta (11) e segue sem vencer no Brasileirão

Atacante do Cruzeiro deixa estádio de muletas após jogo pelo Brasileirão; assista

Atacante deixa o campo chorando após entrada dura e vira dúvida para a sequência da temporada

Tite reage a pedidos de demissão de torcedores do Cruzeiro após empate no Brasileiro

Com empate contra o Mirassol, Tite seguiu com aproveitamento inferior a 50% desde que assumiu o Cruzeiro

Preparador tenta explicar ‘queda física’ do Cruzeiro, e Tite admite mudança em planejamento

Desempenho abaixo diante do Mirassol acende alerta, e comissão técnica explica bastidores