O Cruzeiro dominou, nesta segunda-feira (8), a premiação do Bola de Prata, da ESPN, após o final do Campeonato Brasileiro. Com quatro nomes no considerado “time ideal”, a equipe comandada por Leonardo Jardim emplacou o maior número de representantes.
Titulares absolutos do Cruzeiro, o zagueiro Fabrício Bruno, o volante Lucas Romero, o meia Matheus Pereira e o atacante Kaio Jorge receberam o importante prêmio da TV. O goleiro Cássio também foi indicado, mas não levou a congratulação na sua posição, que ficou com Walter, do Mirassol.
+ Leia mais: Cruzeiro tem quatro vencedoras do Bola de Prata por destaque no Brasileiro Feminino
Além da presença na seleção do campeonato, Kaio Jorge também recebeu o prêmio de artilheiro do Brasileirão, com 21 gols.
Campeão brasileiro em 2025, o Flamengo teve três vencedores do Bola de Prata: o zagueiro Léo Pereira, o meia Arrascaeta e o atacante Pedro. O camisa 10 uruguaio, ex-Cruzeiro, também faturou a Bola de Ouro como o melhor jogador da Série A.
Atrás do Flamengo, o Mirassol, quarto colocado na tabela, teve dois nomes. Além de Walter, o lateral-esquerdo Reinaldo também foi escolhido como o melhor da sua posição. Rafael Guanaes superou Abel Ferreira e Filipe Luís e foi escolhido como o melhor técnico.
Vice-campeão, o Palmeiras contou apenas com a presença do atacante Vitor Roque no Bola de Prata.
Como é feita a votação?
Conforme estabelecido pela ESPN, a “Seleção do Brasileirão” no prêmio Bola de Prata é feita com pontuações compostas por 40% de estatísticas (algoritmo DataESPN) e 60% de notas de jornalistas. Esse formato da votação está em vigor desde 2017.
Todos os atletas dos 20 times são analisados nas 38 rodadas. No entanto, os indicados ao prêmio têm que entrar em campo por, no mínimo, 19 vezes no Brasileirão.
Bola de Prata – Brasileirão Masculino
- Goleiro: Walter (Mirassol)
- Laterais: Paulo Henrique (Vasco) e Reinaldo (Mirassol)
- Zagueiros: Fabrício Bruno (Cruzeiro) e Léo Pereira (Flamengo)
- Volante: Lucas Romero (Cruzeiro)
- Meias: Matheus Pereira (Cruzeiro) e Arrascaeta (Flamengo)
- Atacantes: Kaio Jorge (Cruzeiro), Vitor Roque (Palmeiras) e Pedro (Flamengo)
- Treinador (Troféu Telê Santana): Rafael Guanaes (Mirassol)
- Bola de Ouro: Arrascaeta (Flamengo)
- Revelação: Allan (Palmeiras)
- Gol mais bonito: Pedro (Flamengo)

