Com a vaga direta para a fase de grupos da Libertadores assegurada, o Cruzeiro entra em campo nesta quinta-feira (4), às 19h30, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Será a última partida da equipe celeste diante da torcida nesta edição da competição nacional.
A uma semana do duelo de ida da semifinal da Copa do Brasil, contra o Corinthians, o time comandado por Leonardo Jardim ainda tem um objetivo em vista: a vice-liderança do Brasileirão. Atualmente, a Raposa ocupa a 3ª posição na tabela, com 69 pontos, um a menos que o Palmeiras, atual segundo colocado.
O adversário da vez, o Botafogo, tem muito em jogo. A equipe carioca é a sexta colocada, com 59 pontos, e luta por uma vaga direta na fase de grupos do torneio continental. Comandado por Davide Ancelotti, o Alvinegro está dois pontos atrás do Fluminense, quinto colocado, que já venceu na rodada.
A partida marca o encontro entre os dois clubes com as maiores invencibilidades vigentes no Campeonato Brasileiro. O Cruzeiro soma 11 jogos sem derrota, enquanto o Botafogo está invicto há oito partidas.
Além disso, o histórico recente favorece o time celeste. A Raposa não perde para o Botafogo há 10 anos. Nos últimos 14 encontros entre as equipes, por todas as competições, foram seis vitórias cruzeirenses e oito empates, um aproveitamento de 61,9%. Os três compromissos mais recentes terminaram com vitória do Cruzeiro, incluindo o duelo do primeiro turno deste Brasileirão.
Quem pode jogar e desfalques
Cruzeiro
Com os confrontos decisivos da Copa do Brasil se aproximando, a dúvida que paira é sobre como o técnico Leonardo Jardim vai administrar o elenco nos últimos jogos do Campeonato Brasileiro.
Para o duelo diante do Botafogo, a tendência é de que o Cruzeiro leve a campo uma equipe competitiva, mas com atenção à gestão física dos atletas.
Preservado contra o Ceará por conta de desgaste muscular, Kaio Jorge deve retornar ao time titular. Já o volante Lucas Romero, que cumpriu suspensão na última rodada, volta a ficar à disposição e deve reassumir sua vaga no meio-campo.
No setor ofensivo, a principal dúvida é sobre Arroyo. O atacante sentiu dores na coxa direita durante o empate com o Ceará, no último sábado (29), em Fortaleza, e precisou ser substituído ainda no primeiro tempo. No entanto, participou normalmente do treino desta quarta-feira (3) e deve ser relacionado.
Caso não inicie, Luis Sinisterra deve ser o escolhido para compor o ataque ao lado de Matheus Pereira e Kaio Jorge.
Por outro lado, o treinador celeste terá um desfalque no banco de reservas. O atacante Gabigol, titular na rodada passada, levou o terceiro cartão amarelo e está suspenso.
Provável Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba, Kaiki; Lucas Romero e Lucas Silva; Christian, Matheus Pereira e Sinisterra; Kaio Jorge.
Botafogo
O Botafogo terá uma série de desfalques importantes para enfrentar o Cruzeiro. A equipe comandada por Davide Ancelotti não poderá contar com três titulares por problemas médicos recentes: o goleiro Léo Linck e os meias Joaquín Correa e Savarino.
Segundo comunicado do clube carioca, Léo Linck ficou fora da viagem a Belo Horizonte por conta de um abscesso amigdaliano. Já Correa e Savarino sofreram lesões musculares durante o empate por 2 a 2 com o Corinthians, no último domingo (30), e também não foram relacionados.
Para o lugar de Léo Linck, a tendência é que Raul assuma a meta. Já no ataque, Montoro, que era dúvida após deixar o último jogo com dores, deve formar o trio ofensivo ao lado de Barrera e Kadir.
Outro desfalque confirmado é o zagueiro Barboza, que trata de um estiramento ligamentar no joelho. Com isso, a dupla de zaga deve ser mantida com Marçal e David Ricardo.
O Botafogo também sofre com suspensões para o confronto. O lateral-direito Mateo Ponte e o meia Santi Rodríguez estão fora por acúmulo de cartões amarelos. Além deles, o atacante Jeffinho, expulso no banco de reservas na última rodada, também cumpre suspensão e desfalca o time no Mineirão.
Vitinho, que retorna após cumprir suspensão, deve ser o substituto natural de Mateo Ponte no lado direito.
As boas notícias para Ancelotti são os retornos dos atacantes Chris Ramos e Nathan Fernandes, que se recuperaram de lesão e voltam a ficar à disposição.
Provável Botafogo: Raul; Vitinho, Marçal, David Ricardo e Cuiabano; Marlon Freitas, Newton, Montoro, Artur e Barrera; Kadir.

