Sem perder há mais de dois meses no Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro receberá o Botafogo, no Mineirão, em Belo Horizonte, nesta quinta-feira (4), às 19h30 (de Brasília). O adversário também chega com muita confiança para o confronto, válido pela 37ª rodada da Série A.
Antes de enfrentar a equipe de Davide Ancelotti, o time comandado por Leonardo Jardim somou quatro vitórias e sete empates nas últimas 11 rodadas. Dono da maior série invicta atual, o Cruzeiro não perde desde o dia 27 de setembro, quando foi derrotado pelo Vasco, por 2 a 0, em São Januário, no Rio de Janeiro. O duelo ocorreu pela 25ª rodada do Brasileirão.
Na sequência daquela partida, o Cruzeiro empatou com Flamengo, Sport, Atlético-MG, Palmeiras, Fluminense, Juventude e Ceará, além de ter vencido Fortaleza, Vitória, Grêmio e Corinthians no período.
Com a série invicta, o Cruzeiro viu o Flamengo abrir uma boa distância na briga pelo título, mas também confirmou a tão desejada vaga direta à fase de grupos da Copa Libertadores. No planejamento estabelecido pela diretoria, esse era o maior objetivo da equipe cruzeirense por meio do Campeonato Brasileiro.
Possibilidades na tabela
Por não ter mais chances de ficar com a taça, o Cruzeiro pode conquistar a vice-liderança do Brasileirão. Neste momento, a diferença para o Palmeiras, segundo colocado na tabela, é de apenas um ponto: 70 a 69.
O time de Abel Ferreira visita o Atlético-MG, na Arena, nesta quarta (3), às 21h30, em jogo atrasado pela 34ª rodada. Se vencer, abrirá quatro pontos de vantagem na vice-liderança, mas terá uma partida a mais no comparativo com o Cruzeiro.
Vale destacar, ainda, que o Cruzeiro já pode garantir, pelo menos, a terceira colocação diante do Botafogo. Para isso, basta empatar o duelo para abrir quatro pontos em relação ao Mirassol, quarto colocado, a uma rodada do fim do Brasileirão. O Leão já entrou em campo nessa terça (2) e venceu o Vasco, por 2 a 0, em São Januário.
Botafogo também está embalado
Depois do Cruzeiro, o Botafogo é quem está mais tempo invicto no Brasileirão, com oito rodadas de invencibilidade. Os cariocas emplacaram quatro vitórias e quatro empates desde a goleada sofrida no clássico para o Flamengo, por 3 a 0, no Nilton Santos, no Rio, pela 28ª rodada. O confronto ocorreu no dia 15 de outubro.
Nos últimos oito jogos, o Botafogo emendou vitórias sobre Ceará, Vasco, Sport e Grêmio, além de empates com Santos, Mirassol, Vitória e Corinthians. Fortaleza, Fluminense e Vitória são os outros times com séries relevantes, com sete, seis e cinco partidas de invencibilidade na competição.
Com duas partidas a fazer, o Botafogo ainda quer, assim como o Cruzeiro, confirmar vaga direta à fase de grupos da Libertadores. Com a 37ª rodada em andamento, o adversário da Raposa está em sexto lugar, com 59 pontos, e precisa vencer para retomar sua posição no G5.
O Fluminense entrou no G5, com 61 pontos, após ter vencido o Grêmio, na Arena, em Porto Alegre, por 2 a 1, nessa terça (2).
Em sétimo na tabela, última posição para as fases preliminares da Libertadores, o Bahia também briga pela vaga direta à fase de grupos. Os comandados de Rogério Ceni têm 57 pontos e, além do duelo com o Sport, na Fonte Nova, em Salvador, terão confronto direto na última rodada com o Fluminense, no Maracanã, no Rio.
Os times com maior série invicta atual
- Cruzeiro: 11 rodadas sem perder
- Botafogo: 8 rodadas sem perder
- Fortaleza: 7 rodadas sem perder
- Fluminense: 6 rodadas sem perder
- Vitória: 5 rodadas sem perder
- Santos: 3 rodadas sem perder
- Flamengo e Bahia: 2 rodadas sem perder

